Conselheiros Fiscais realizam curso de Formação

O superintendente técnico operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann, abriu a aula da última turma do Curso de Formação de Conselheiros Fiscais de cooperativas, em Porto Alegre, em 8 de junho, na Escoop. Participaram 31 conselheiros de 17 cooperativas gaúchas. O programa aborda, de forma integrada, as obrigações e atribuições do conselheiro fiscal, destacando a legislação aplicável e a adoção de metodologia voltada para o desenvolvimento prático das atividades dos conselheiros, através da adoção sistemática de um Plano de Trabalho Anual.

Lauermann explicou o Programa, ressaltou a importância da participação de todos e disse que o conselho fiscal é peça fundamental no processo de gestão da cooperativa. “Esse projeto tem o objetivo de ser uma ferramenta para o Sistema Ocergs-Sescoop/RS estudar cenários, ter visão sistêmica dos diversos ramos e fazer devolutivas para as cooperativas.” E acrescentou: “O Conselho, como órgão independente da cooperativa, tem a confiança do associado para cuidar dos negócios da cooperativa. Seu trabalho deve ser complementar à gestão da cooperativa e harmonioso”.

Participaram da primeira turma de Porto Alegre os conselheiros fiscais das cooperativas Municred, Sicredi Mil, Certaja Desenvolvimento, Cresul, Coolan, Geraldo Santana, Cresal, Cosesp, Sicredi União Metropolitana, Coofal, Uniodonto POA, Nova Aliança, Coopmed, Coopater, Unicred, Coopergarçom e Certhil. Da CERTAJA compareceram Antônio Carlos da Silva Tedesco, Alex Sandro da Silva Bizarro, Leo Kneib dos Santos, Marcelo Labres Porn e Paulo Ernani Martins. Fonte: Sescoop/texto adaptado