Em 2 de março, um importante encontro ocorreu no gabinete do prefeito Caio Baierle, em Passo do Sobrado, para tratar questões referentes ao fornecimento de energia elétrica no município e também em Vale Verde.

Além do chefe do executivo, estiveram reunidos na sede da prefeitura, o vice-prefeito Hélio de Queiroz, o secretário municipal de Planejamento, Ivan Sebben, o prefeito de Vale Verde, Ricardo Azeredo, o presidente e o gerente comercial da CERTAJA, Renato Martins e Enoque Garcia, respectivamente, o Coordenador Regional da AES Sul, Cristiano Silva, o Deputado Estadual Marcelo Moraes, autoridades locais, regionais e representantes de algumas das comunidades passo-sobradenses. A pauta do encontro tratou sobre os constantes problemas com o fornecimento de energia elétrica em Passo do Sobrado e arredores, uma vez que as “quedas de luz” têm se tornado rotina em solo passo-sobradense.

Para o presidente da CERTAJA, Renato Martins, “o encontro foi muito positivo, pois é importante essa mobilização das forças vivas desses municípios que nós estamos inseridos e é através deste somatório de esforços que nós vamos achar a solução para os problemas. Temos uma série de fatores externos que às vezes nos impedem de fazer um serviço com qualidade, mas estamos à disposição de todos aqui, principalmente da AES Sul, no sentido de buscar solução para o problema. ”

 Já por parte da AES Sul, empresa responsável também pelo fornecimento da energia utilizada pela CERTAJA em Passo do Sobrado, o coordenador Cristiano Silva ressaltou as próximas ações a serem realizadas: “o encontro foi extremamente positivo, acima de tudo traz ao debate situações que vêm acontecendo e casos pontuais e de melhoria que serão tratados com a devida urgência. Levo que é sempre válido e produtivo envolver lideranças municipais, para que, em consenso, possamos trazer a solução para a população como um todo. Temos um compromisso firmado com a administração municipal de fazer um levantamento e buscar as ações técnicas necessárias para identificar e avaliar as situações de interrupções de abastecimento aqui em Passo do Sobrado. Tão logo identificadas, elas serão tratadas com atenção corretiva para minimizar e diminuir essa frequência de problemas.

O chefe do executivo, Caio Baierle também avaliou a situação: “é muito importante buscarmos essas respostas e saímos deste encontro com a certeza, colocada aqui pelo coordenador da AES Sul, de que dentro de 30 dias um estudo será realizado para apontar aquilo que pode ser resolvido de maneira pontual. Claro, a solução definitiva virá com um investimento a médio prazo, porém nós precisamos trabalhar com muito empenho esta questão, como vem sendo feito.”

Fonte: Diego Dettenborn

Assessor de Comunicação Prefeitura Municipal de Passo do Sobrado; Assessor de Imprensa Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo/AMVARP – Jornalista MTB 0018172/RS, adaptado