CERTAJA e parceiros da comunidade lideram a iniciativa de despoluição

Sábado, 16 de abril, a CERTAJA esteve junto mais uma vez em uma força tarefa para limpar as águas do Rio Taquari. A ação foi realizada em parceria com a Patrulha Ecológica Voluntária com o apoio de João Rolim, Ricardinho, Gilberto Aguirres e Paulo Fernando com seus barcos, Restaurante Batata com o seu barco pelo clube Náutico de Taquari, Chico Florestal, Duratex e colaboradores da cooperativa CERTAJA. A saída da expedição ocorreu junto à rampa de acesso dos barcos, na área de camping Municipal, perto da barca, às 8h30min, e foi até às 13h. Com a iniciativa toda a população de Taquari, cerca de 26 mil pessoas, será beneficiada.

Foi recolhida cerca de meia tonelada de lixo, composto principalmente de garrafas pet, artigos plásticos, cadeiras, churrasqueira, pneus, grade de ventilador, secadora de roupas, lonas e um liquinho. Na mesma ocasião já foram extintos possíveis focos do mosquito da dengue, como potes e lonas dobradas e pneus.

A ação faz parte da Semana Interna de Meio Ambiente da Cooperativa desde 2010, e foi incorporada ao Dia C – Dia de Cooperar em 2015, cujo objetivo é executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias. A proposta é trabalhar com a comunidade taquariense, evidenciando a importância das águas do rio Taquari para o município.

O rio estava acima do nível normal o que dificultou o acesso às margens impossibilitando uma maior efetividade na coleta do lixo.