Nos dias 15 e 16 de maio aproximadamente 1.760 cooperados atendidos através do ponto de conexão do alimentador da CERTAJA com a AES Sul localizado em João Rodrigues, Rio Pardo, ficaram sem energia elétrica. O tempo de desligamento foi grande, de 21 a 31 horas, dependendo da localidade.

A razão desta interrupção foram dois postes quebrados e um cabo partido na rede da AES Sul. Esta situação, quando constatada pela CERTAJA, ainda no dia 15, foi imediatamente notificada à supridora AES Sul, que realizou o atendimento somente no dia 16, no período da tarde.

A Cooperativa, preocupada em reestabelecer a energia, executou transferência de parte da carga para outras medições, conseguindo energizar algumas das localidades atingidas, minimizando, assim, o impacto aos cooperados.

Apesar de todos os esforços, foi inviável que a CERTAJA reestabelecesse as condições normais de fornecimento de energia, pois possui dependência do sistema elétrico da AES Sul neste ponto.

Em complemento ao protocolo da ocorrência, a CERTAJA formalizou reclamação junto a direção da AES Sul, e solicitou reunião entre as partes para encontrar soluções a fim de que tais eventos não ocorram com tamanha intensidade.

As localidades atingidas foram João Rodrigues, Porto das Mesas, Passo do Monte Alegre, Potreiro Grande, Max Brum, Dourados, Rua Velha, Boqueirão, Passo da Taquara, Colônia dos Haas, Buraco Fundo, Potreirinho, Lomba Alta, Cerro do Chileno, Monte Alegre.

Cooperado! Entenda melhor o que é uma supridora:

– É a empresa que fornece energia elétrica para a CERTAJA. A Cooperativa compra energia de duas supridoras: A AES Sul e a CEEE.

– No evento noticiado acima, a falha foi da supridora AES Sul, que teve falta de energia.

– Se a supridora interromper o fornecimento de energia, a rede da CERTAJA, no ponto em que é alimentada por esta empresa, ficará sem energia também.