Cooperativas gaúchas expuseram projeto conjunto

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL realiza, a cada dois anos, o Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica – CITENEL e o Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico – SEENEL. Os eventos são uma oportunidade para que empresas de energia elétrica e instituições de Pesquisa e Desenvolvimento divulguem inovações tecnológicas desenvolvidas no âmbito dos Programas Regulados, além de ser um momento para troca de experiências e para a discussão da regulamentação vigente.

Sob o tema central “Inovação e Integração: Respostas Locais a Barreiras Globais”, o IX CITENEL e o V SEENEL aconteceram em João Pessoa – Paraíba, no período de 2 a 4 de agosto de 2017.

O projeto “Metodologias para o aprimoramento regulatório das permissionárias distribuidoras de energia elétrica”, fruto do programa de P&D das Cooperativas CERTAJA ENERGIA, CERTEL ENERGIA, CERMISSÕES, CERILUZ, COPREL, CRELUZ, CRERAL e COOPERLUZ, foi apresentado em sessão técnica oral. Ederson Madruga, gerente de distribuição da CERTAJA Energia, representou a Cooperativa.

Na oportunidade, a ANEEL promoveu de forma inédita uma sessão para exposição de produtos e resultados tangíveis frutos dos projetos de P&D e de EE. O projeto conjunto das Cooperativas também foi selecionado para esta exposição, onde o sistema MARFIN (Metodologia de Avaliação Regulatório e Financeira de Investimentos) ficou exposto para apreciação dos participantes.