O desvio de energia e irregularidades, os famosos “gatos”, são comuns na rede elétrica.

LIGAÇÕES CLANDESTINAS COM CARGA À REVELIA

O Setor de Medição e Faturamento está intensificando as fiscalizações em comunidades, associações e salão de festas onde acontecem eventos. Em várias oportunidades, a Cooperativa constatou o uso de uma carga maior do que a unidade consumidora tem contratada com a distribuidora (normalmente causada por equipamentos de áudio e som, cuja potência não é suportada pela rede), chamada de “carga à revelia”, resultando em furto de energia, pois a energia está ligada diretamente da rede.

A CERTAJA, ao identificar a fraude, abre um processo administrativo na unidade consumidora, e o representante legal da comunidade/associação é responsabilizado pela cobrança da energia consumida e irá responder a um processo criminal.

AUMENTO DE CARGA

Muitas dessas unidades consumidoras são notificadas para regularizar o tipo de fornecimento, declarar a carga utilizada e solicitar um aumento e atualização de carga junto à CERTAJA. Com este procedimento é possível ter uma boa qualidade no fornecimento de energia elétrica.

Quando alguém faz “gato” todo mundo paga o “pato”!

Se não ocorressem os furtos de energia, a conta poderia ser mais barata, pois a energia consumida e não registrada no medidor acaba gerando prejuízos, que são repassados a todos cooperados da CERTAJA Energia, através de aumento no valor da tarifa.

 

DENUNCIE

Denuncie o furto de energia! Esta ação é muito importante tanto para a distribuidora quanto para o consumidor!

 

Furto de energia é crime, pode matar e causa interrupção de fornecimento.

Qualquer informação sobre furto de energia ou demais irregularidades podem ser denunciadas através dos canais de atendimento da CERTAJA ENERGIA.

E-mail: comercialenergia@certaja.com.br

Disque Energia 0800 541 61 85