Patrimônio líquido cresceu, sobras foram reinvestidas e melhorias em redes garantem qualidade na distribuição de energia elétrica

No ano em que completa seu cinquentenário, a CERTAJA Energia teve a maior Assembleia Geral Ordinária – AGO de sua história. Cerca de 300 pessoas compareceram ao encontro na manhã de 27 de março, na ACERTA, em Taquari. “Aqui está representado nosso universo de cerca de 25 mil cooperados. E queremos que essa representatividade cresça cada vez mais”, afirmou o presidente Renato Martins na abertura da análise da Prestação de Contas referente ao exercício de 2018. Com uma situação econômico-financeira equilibrada, a Cooperativa persegue diariamente a concretização de sua Missão: “Fornecer energia confiável, de forma sustentável, valorizando o relacionamento e a melhoria da qualidade de vida do cooperado. ”

Segundo o gerente da área de Distribuição, Ederson Madruga, a Cooperativa possui 3.921km de rede em 19 municípios, com uma potência instalada de 118 mil kVA. Em 2018 o índice de tempo médio sem energia foi de 20,39 horas, o menor indicador de falta de energia da história da Cooperativa. Isso é fruto de investimento maciço em subestações, bem como automação com equipamentos inteligentes que diminuem custos e falta de energia. Plantões espalhados pela área da Cooperativa garantem resolução rápida às emergências registradas, com um tempo médio de atendimento de 132 minutos, uma das cooperativas do RS mais ágeis na solução das dificuldades de seus cooperados. “Uma das quatro causas que mais causa interrupções no fornecimento de energia é a vegetação em contado com as redes, tendo em vista que a área de atuação da CERTAJA possui muitas florestas de eucalipto”, explica Ederson. Equipamentos de proteção para os cabos serão adquiridos, mas também é importante que seja respeitada a distância para plantio de árvores em relação às redes. Uma obra em curso iniciada em 2018 foi a substituição de transformador da subestação de Taquari. Além disso, foi adquirido um transformador móvel, que serve como reserva para quaisquer subestações da CERTAJA. Isso oferece tranquilidade para normalizar a distribuição da energia elétrica, um investimento da ordem de R$4.300 milhões.

RAPIDEZ NO ATENDIMENTO – O consumo rural representa 40% da energia distribuída pela CERTAJA, sua maior parte, conta o gerente comercial Enoque Garcia, e junto com outras categorias alcança 360 atendimentos por dia. Em 2018 um total de 85% das ligações do 0800 foram atendidas em até 30 segundos. “Lembramos que também é possível fazer contato via SMS e site para informar problemas. Inovações como 100% de emissão instantânea, APP CERTAJA, notificações por SMS e um projeto piloto de Whatsapp no Disque Energia foram conquistas do ano que passou. ” A pesquisa IASC de satisfação do consumidor apontou um índice de 74% de satisfação entre os associados, 22ª posição entre as cooperativas brasileiras.

O gerente financeiro Marcus França apresentou o balanço patrimonial da CERTAJA, destacando o aumento expressivo do ativo, que em 2018 ultrapassou R$ 121 milhões. O patrimônio líquido teve um acréscimo de 17%, passando a R$ 83 milhões. As sobras líquidas à disposição da assembleia foram de R$ 1,864 milhões e por decisão colegiada foram destinadas integralmente no fundo de expansão e manutenção das redes. Houve, ainda, a renovação de dois terços do Conselho Fiscal para o mandato de 2019/2020, cuja nominata ficou assim constituída: Carlos Roberto Atkinson, João Paula de Oliveira, Luiz Ricardo Kochem, Florinaldo dos Santos Machado, Júlio Jurandir Pereira Faleiro e Vilmar Campos da Silva.