A convite da Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, o Presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins, falou sobre a experiência da Cooperativa na contratação de energia no mercado livre, em webinar realizada no dia 28/7.
Martins explicou que em 2020 a CERTAJA realizou leilão para adquirir energia no ACL (Ambiente de Contratação Livre), principalmente em razão da Cooperativa ter perdido descontos na aquisição de energia, pela necessidade de reduzir a tarifa para o cooperado e, também, em função das incertezas quanto à manutenção do subsídio de baixa densidade de carga, no futuro.
O preço da energia comprada na supridora, na época da operação, era de R$ 296,33 e no ACL, obtido através de leilão, de R$ 146,80. O efeito dessa operação mostrou-se positivo e, mesmo com efeito somente em seis meses do ciclo, resultou em 31% de redução nos custos com energia comprada e 20% de redução na Parcela A. Desta forma, na revisão tarifária a ser homologada hoje (28) pela ANEEL, o efeito médio do reajuste nas tarifas, a ser percebido pelos cooperados, será negativo.
A webinar já está disponível no YouTube do Sistema Ocesp: https://youtu.be/zzn88nOFxsI