Confira abaixo algumas dicas para o uso racional de energia elétrica, o combate ao desperdício e a redução de sua conta!

– Não demore no chuveiro e desligue a torneira enquanto se ensaboa. Assim você economiza energia e água.

– Nos dias quentes, deixe a chave do chuveiro na posição verão.

– Prefira a luz natural durante o dia.

– Utilize lâmpadas fluorescentes compactas mais econômicas nos locais onde as luzes precisam ficar acesas por mais tempo.

– Apague a luz ao deixar algum cômodo de sua residência.

– Não durma com a televisão ligada.

– Não forre as prateleiras da geladeira e não coloque roupas para secar atrás do equipamento. Essas ações fazem o aparelho consumir mais energia elétrica.

-Não deixe a geladeira aberta por muito tempo e mantenha a borracha de vedação da porta sempre em boas condições.

– Quando for passar roupas, passe o máximo de peças possível. O maior consumo de energia do ferro elétrico ocorre toda vez que ele é ligado.

– No uso de um aparelho de ar-condicionado, adotar a temperatura de 23 graus pode ajudar a gastar menos energia. Vale, claro, lembrar-se de desligar o aparelho sempre que não estiver no ambiente.

– Quando for usar o secador, é importante secar os cabelos com a toalha tanto possível, uma vez que esse tipo de aparelho é um dos vilões do consumo de energia e deve ter seu tempo de uso limitado a poucos minutos.

– Prefira eletrodomésticos com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O selo indica quais produtos são mais econômicos.

-Aproveite, ao máximo, o calor do sol para secagem das roupas.

 

Fonte: http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/17-05_materia2_3.pd

(adaptado)