© Certaja.

A Cooperativa

Sobre a CERTAJA Energia

A Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacuí - CERTAJA Energia distribui energia elétrica para mais de 30 mil cooperados e clientes, localizados em 20 municípios do Rio Grande do Sul.

Foi fundada em 17 de outubro de 1969, quando o então Presidente da República, Arthur da Costa e Silva, incumbiu o prefeito de Taquari, João Carlos Voges Cunha, de fundar uma cooperativa, aproveitando um programa federal de eletrificação rural. O programa tinha por objetivo levar o desenvolvimento através da energia elétrica, visando qualidade de vida, aumento da produção e a contenção do êxodo rural. Nasceu, assim, a Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacuí.

No início, o alvo principal eram as propriedades rurais, localizadas dentro da área de atuação da Cooperativa, com o objetivo de fornecer energia elétrica aos produtores, proporcionando-lhes mais conforto e, consequentemente, mais qualidade de vida.

Em 1975, sentindo a necessidade de diversificar suas atividades e ampliar sua participação no mercado dos negócios, a Cooperativa resolveu ingressar no segmento de bens duráveis (materiais elétricos e eletrodomésticos). Em 1993, a pedido da comunidade, a CERTAJA encampou a Cooperativa de Produção de Grãos de Taquari – COMITAL, que, na ocasião, encontrava-se em dificuldades financeiras. Assim, além da distribuição de energia elétrica, seu leque de negócios contava com engenho de arroz, agroveterinária e supermercado.
 

Desmembramento dos negócios

Em 1º de janeiro de 2008, por exigência da legislação do setor elétrico brasileiro, através da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), aconteceu o desmembramento dos negócios da Cooperativa. A CERTAJA Energia passou a trabalhar apenas com a distribuição de energia elétrica. Para a administração dos demais negócios, foi criada a CERTAJA Desenvolvimento.

Em 13 de agosto de 2008, a CERTAJA Energia foi regulamentada como permissionária de serviço público de energia, através de assinatura do Contrato de Permissão. A homologação partiu da ANEEL, em publicação no Diário Oficial, Resolução Autorizativa 1477. A CERTAJA Energia foi a primeira cooperativa de eletrificação a receber a outorga de permissionária no Rio Grande do Sul.

Com o objetivo de atender ao franco crescimento, tanto em número de cooperados quanto no consumo, a Cooperativa investe, constantemente, em novas tecnologias, para que seus cooperados tenham serviços e atendimentos de excelência.

Dentre esses investimentos, destaca-se a reforma e a reestruturação de praticamente todo seu sistema elétrico. A Cooperativa implantou uma linha de 69 kV, com extensão de 44 km, do Polo petroquímico de Triunfo a Taquari, com duas subestações rebaixadoras ao longo desta, uma de 15 MVA e outra de 25 MVA; e uma linha de 69 kV, de 25 km de extensão, entre Venâncio Aires e Vale Verde, com uma subestação de 10 MVA. Juntas, elas atendem mais de 82% da demanda da CERTAJA Energia.

Outro importante investimento que está sendo realizado é a automação de equipamentos de proteção e manobra, de modo que determinadas falhas no sistema são resolvidas à distância, de modo muito mais rápido e eficiente.

A preocupação da CERTAJA Energia com o atendimento ao cooperado fica evidenciada nos diversos canais de comunicação que possui. No final da década de 1990, implantou o serviço Disque Energia (0800 541 6185) e, em seguida, providenciou a abertura de postos de atendimento. Desde então, investe, constantemente, em novas tecnologias, como o serviço de SMS gratuito; a Agência Virtual (que pode ser acessada em qualquer tipo de computador, smartphone ou tablet); a Clara, a assistente virtual da Cooperativa, via WhatsApp; e a leitura e emissão instantânea da fatura de energia.

Todos estes esforços demonstram o comprometimento que a CERTAJA Energia tem em estreitar os laços com seus cooperados, oferecendo um serviço diferenciado e personalizado.

Atualmente, a Cooperativa distribui energia elétrica em 20 municípios, atendendo mais de 30 mil cooperados. Possui, aproximadamente, 5.193 km de redes, nos quais estão instalados 59.355 postes (99,9% de concreto), com 5.308 transformadores de distribuição.

Estamos há 54 anos no mercado, e nosso futuro é norteado pelo Planejamento Estratégico, revisado periodicamente.
 

Missão

Fornecer energia confiável, de forma sustentável, valorizando o relacionamento e a melhoria da qualidade de vida do cooperado.

 

Visão de futuro

Ter cooperados com participação ativa na cooperativa.

 

Valores

Cooperação, segurança, comprometimento, competência, ética, relacionamento.

 

Propósito

Conectar nossas comunidades com o futuro.

 

Princípios Cooperativistas

  • Adesão voluntária e livre
  • Gestão democrática
  • Participação econômica dos membros
  • Autonomia e independência
  • Educação, formação e informação
  • Intercooperação
  • Interesse pela comunidade

Suporte Certaja