Casos não abrangidos pela Resolução Normativa nº 482/12, como centrais geradoras que desejam comercializar a energia gerada ou que possuam potência instalada superior a 3 MW para fontes hídricas ou 5 MW para outras fontes específicas, devem contatar a Cooperativa pelo e-mail comercialenergia@certaja.com.br.

Microgeradores e Minigeradores

A CERTAJA Energia atende a Resolução Normativa ANEEL nº 482/12 (atualizada pela Resolução Normativa ANEEL nº 687/2015), a qual estabelece as condições gerais para o acesso de geração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica, na forma de microgeração (até 75 kW) e minigeração (acima de 75kW), assim como regulamenta o processo de compensação de energia elétrica.

As exigências técnicas e comerciais adotadas pela CERTAJA para conexão na modalidade de Microgeração e Minigeração correspondem ao estabelecido na Resolução Normativa ANEEL nº 482/12 e no Módulo 3 dos Procedimentos de Distribuição (ver seção 3.7).

Dessa forma a CERTAJA permite que unidades consumidoras previamente cadastradas disponibilizem energia de fontes alternativas (hidráulica, solar, eólica, biomassa ou cogeração qualificada) por meio de empréstimo não remunerado à CERTAJA para compensação em até 60 meses na forma de consumo de energia elétrica ativa.

A CERTAJA sugere a realização de consulta de acesso previamente a etapa de solicitação de acesso, já que a CERTAJA disponibiliza equipe técnica e comercial para realização de esclarecimentos aos clientes e profissionais interessados, inclusive através de reuniões presenciais, que podem ser agendadas através do e-mail comercialenergia@certaja.com.br ou telefone 051 3653-6600 com Setor Comercial de Energia.

As informações sobre a geração devem ser organizadas de acordo com a potência instalada e apresentadas em documentos:

A CERTAJA orienta seus clientes sobre a importância de contratar profissionais qualificados para o projeto e a instalação da geração, bem como a aquisição de materiais e equipamentos certificados.

As normas técnicas de apresentação de projetos e instalações podem ser acessadas no site da FECOERGS.

Os documentos podem ser enviados em formato digital para comercialenergia@certaja.com.br e consultas de informações, atualizações cadastrais e solicitações de serviços podem ser realizados pelo canal Agência Virtual (Serviços Online).

Para mais informações sobre Geração Distribuída acesse o site da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL