O tema Iluminação Pública gera muitas dúvidas para os clientes. Pensando nisso, a CERTAJA Energia, reuniu todas as informações necessárias para esclarecer sobre as responsabilidades das redes que garantem a iluminação de ruas, praças e todos os espaços públicos dos municípios.

São as prefeituras municipais as responsáveis pela manutenção do funcionamento da rede de Iluminação Pública até o ponto de entrega, ou seja, cabe à administração do município a substituição de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos e materiais que compõem o ponto de iluminação. A medida é regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que determina aos municípios a responsabilidade pelas redes de iluminação pública, como postes, lâmpadas e reatores.

A ampliação do sistema de Iluminação Pública também é de responsabilidade das prefeituras municipais, que devem encaminhar à CERTAJA Energia os projetos para apreciação e aprovação prévia. Após aprovação do projeto e instalação da nova rede, é de responsabilidade da prefeitura municipal a fixação das luminárias aos postes.

Quanto à cobrança da taxa de Iluminação Pública, a CERTAJA Energia esclarece que o valor é estipulado pelos municípios, por meio de Lei, cabendo à Distribuidora apenas o cumprimento na arrecadação e repasse da taxa determinada aos Municípios.

Maiores informações entre em contato 0800541-6185 ou email comercialenergia@certaja.com.br