Informações gerais aos usuários da energia elétrica

  • Atualize o número de seu celular para receber avisos de desligamentos programados;
  • Cliente com energia suspensa por falta de pagamento a mais de 60 dias, deverá adequar o padrão de medição e os prazos para restabelecimentos da energia serão os mesmos de uma ligação nova;
  • Unidades Consumidoras, em que o Titular possua Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, devem apresentar o cartão ao posto de atendimento da CERTAJA Energia mais próximo para possível benefício da Tarifa de Social de Energia – TSSE;
  • É importante que as unidades consumidoras que utilizam equipamentos elétricos destinados à preservação da vida, ou seja, dependentes de energia elétrica façam cadastro específico contatando com Disque Energia ou pessoalmente em algum posto de atendimento;
  • Através do site www.certaja.com.br é possível emitir a segunda via da fatura de energia elétrica e também obter informações sobre desligamentos programados;
  • Todos os cooperados consumidores de energia devem permitir o livre acesso a medição conforme art. 77 da Resolução Homologatória 414 de 09 de setembro de 2010, disponível em http://www.aneel.gov.br/cedoc/ren2010414.pdf .

Art. 77. A verificação periódica dos equipamentos de medição, instalados na unidade consumidora, deve ser efetuada segundo critérios estabelecidos na legislação metrológica, devendo o consumidor assegurar o livre acesso dos inspetores credenciados aos locais em que os equipamentos estejam instalados.”

  • Mantenha seu cão preso e evite acidentes, assim você ajuda a CERTAJA a realizar a leitura do seu medidor, evitando que o valo seja estimado pelo histórico de consumo;
  • Denuncie os desvios de energia, todos os cooperados pagam pela energia desviada, não é necessária a identificação de quem faz a denuncia.