SEMENTES DO COOPERATIVISMO

Em 16 de maio a equipe do Núcleo de Comunicação palestrou na escola Nelsa Pereira Braga, no Morro do Pedro Rosa, em Tabaí. Cerca de 80 pessoas compareceram. No dia 17 foi a vez da escola Jozué Machado dos Santos, da localidade de Porto Batista, em Triunfo, receber a equipe certajana. Um grupo de 104 pessoas acompanhou as reflexões.

Escola Nelsa Pereira Braga – Morro do Pedro Rosa, Tabaí
Escola Jozué Machado dos Santos – Porto Batista, Triunfo

POSSE DA CIPA

No dia 24 tomaram posse e assumiram na gestão 2019/2020 os novos membros da CIPA da CERTAJA Energia. Após as mensagens do presidente Renato Martins, do gestor do SESMA, Leandro Vargas, e do gerente administrativo, João Ederson, a equipe permaneceu reunida para definir seu plano de trabalho. O presidente, indicado pela Cooperativa, é Josué Aguiar (SOD). Ricardo Gonçalves (Veículos) será o vice-presidente, Marina Fazenda (RH) e Pricila Vargas (Disque Energia) ocuparão as funções de secretária e vice-secretária, respectivamente.



PORTAL DA INOVAÇÃO

 A primeira autobahn elétrica da Alemanha, voltada para o transporte de cargas, foi inaugurada  em 07/05 perto de Frankfurt. Confira o texto compartilhado por Ederson Madruga, gerente comercial da CERTAJA Energia.  Acesse http://certaja.com.br/inovacao/

Participe! Envie para o Núcleo de Comunicação matérias e eventos sobre INOVAÇÃO que você gostaria de compartilhar! 


RICAS MULHERES

A psicóloga, especialista em prosperidade, Fernanda Tochetto, trabalha com Alta Performance e desenvolvimento pessoal e profissional e estará em nossa cidade no dia 30 de maio às 19:30, no Auditório do Colégio Pastor Dohms. Tochetto atua há 19 anos na área comportamental e desenvolveu um método focado em alta performance pessoal e profissional, O Ricas Mulheres, que tem como objetivo desenvolver e impulsionar a mulher em todas as áreas da sua vida, eliminando crenças e atitudes que a atrapalham na conquista de seus resultados pessoais e profissionais e auxilia a mulher a buscar suas certezas em relação a sua jornada e onde quer chegar. O workshop é baseado nos pilares do método: autoconhecimento, decisão, hábitos, produtividade e carreira.

A entrada é 2kg de alimento não perecível ou 2 itens de material de limpeza ou higiene ( esses produtos serão repassados para entidades beneficentes).

Faça a sua inscrição através do link: https://www.fernandatochetto.com.br/workshoptaquari3005

 


DICA DE SAÚDE

A sola dos sapatos contém mais bactérias do que um vaso sanitário. Por isso, é indicado tirar os sapatos sempre antes de entrar em casa. Assim, se evita a contaminação do piso, onde andamos de pés descalços, e depois os colocamos na cama e sofás, estendendo o perigo para nossa saúde. Deixe um espaço reservado na entrada da casa para guardar os calçados usados até a sua limpeza. Quando for higienizá-los, deixe arejar e pegar sol.


IMAGEM DA SEMANA

Previsão do tempo no RS: chuva, frio e possibilidade de granizo marcam a sexta-feira. Muitas nuvens e chuva com possibilidade de granizo a qualquer hora são os destaques desta sexta-feira (24) no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, a temperatura continua baixa e tem condições para chuva congelada nas áreas da Serra entre a noite e a próxima madrugada. No sábado (25), as instabilidades se afastam e dão lugar para uma forte massa de ar polar que vai derrubar ainda mais a temperatura. Pela manhã, um denso nevoeiro se forma no centro-oeste, no noroeste e na região de Porto Alegre. Há previsão para geada nas áreas da Serra e na Campanha.


DIA DAS MÃES

Em 10 de maio as mamães certajanas receberam homenagens especiais. Na CERTAJA Energia, a colega Anelise Reis (responsável pelo Grupo Integração) organizou um delicioso café com uma linda decoração e mesa especialmente preparados. O gerente administrativo homenageou as colaboradoras em nome do presidente Renato e, ao final, as mamães receberam um vale presente.

Na CERTAJA Desenvolvimento, em 10 de maio, às 13h, houve encontro das mamães na sala do Supercentro. Foi exibido um vídeo criado para homenageá-las, e em seguida o presidente Pedro proferiu algumas palavras, com a entrega de uma lembrança.


CURSOS SENAR

Nos dias 8, 9 e 10 de maio, a comunidade de Vila Tabaí, em Tabaí, recebeu o curso de Panificação caseira. Onze cooperadas participaram da atividade, que teve como instrutora Denize Vogg, do SENAR.

 

 

 

 

 

De 13 a 15 de maio a comunidade de Barro Vermelho, em Triunfo, recebeu o curso Processamento de frutas. A atividade contou com a participação de 12 cooperadas e teve como instrutora Lourdes Sotilli.

 



PORTAL DA INOVAÇÃO

“A transformação do varejo e a popularização dos apps de delivery não mudam apenas a forma como se consome, mas quais produtos as pessoas compram. A consultoria de marketing China Skinny realizou pesquisas de campo em diversas casas na China e constatou que alimentos saudáveis estão tomando os lugares que antes eram ocupados por comidas congeladas pré-prontas.” Confira o texto completo compartilhado por Simone França acessando o Portal da Inovação da CERTAJA.

Participe! Envie para o Núcleo de Comunicação matérias e eventos sobre INOVAÇÃO que você gostaria de compartilhar! Acesse http://certaja.com.br/inovacao/



IMAGEM DA SEMANA

A quinta-feira de sol na Fronteira-Oeste contribuiu para a preparação de retorno dos moradores prejudicados pela cheia. Em São Borja, segundo o secretário de Infraestrutura, Damião Ribas, há 11 famílias ainda fora de casa no perímetro urbano, sendo três delas abrigadas no Ginásio Municipal Cleto Dória de Azambuja e as demais alojadas na casa de parentes. O rio Uruguai no município atingiu nesta quinta 8,50 metros de elevação, mas já está baixando. Outras três famílias ficaram ilhadas no Distrito do Rincão de Sant’Ana, porém optaram por permanecer no local até o volume descer. Ribas diz que, se mantidas as condições climáticas, na tarde desta sexta-feira deverá acontecer o retorno às moradias, que passarão por higienização. Em Uruguaiana (foto), conforme o coordenador da Defesa Civil, Paulo Woutheres, o rio Uruguai subiu na madrugada desta quinta e atinge 8,63 metros.

Fonte: Correio do Povo