CURSO PARA CONSELHEIROS FISCAIS

Com o objetivo de capacitar os associados que atuam ou que desejam atuar como conselheiros fiscais em suas cooperativas, o Sescoop/RS concluiu a 5ª edição do curso de Formação de Conselheiros Fiscais. Ao todo, foram realizadas 11 capacitações nos municípios de Carlos Barbosa, Cruz Alta, Erechim, Ibiraiaras, Não-Me-Toque, Santa Rosa, São Sepé, Porto Alegre (três turmas) e Uruguaiana. Cada capacitação teve a carga horária de 8 horas, em um total de 88 horas de treinamento para 352 conselheiros fiscais de 105 cooperativas do Rio Grande do Sul. Da CERTAJA Desenvolvimento participaram os conselheiros Auri Rosa da Silva e Luís Carlos Martins, e da Energia João di Paula e Carlos Atkinson. De acordo com Di Paula, essa foi uma oportunidade de agregar mais conhecimento e clareza na atividade de conselheiro, principalmente na fiscalização e acompanhamento da gestão feita pelo conselho administrativo. “Foi apresentado um manual de orientação para o conselho fiscal, na qual podemos nos guiar durante nosso mandato. E foram tratados os temas como aspectos societários, atribuições do conselho fiscal, gestão, noções de controles e riscos, plano de trabalho anual e auditorias.”

Fonte: Sescoop/RS, adaptado


REUNIÃO OCB 

Em 12 de julho Marcus França, gerente financeiro da CERTAJA Energia, participou de reunião promovida pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), em Curitiba. O objetivo do encontro foi realizar uma pesquisa com algumas cooperativas de diversos segmentos, a fim de obter suas impressões sobre o movimento cooperativista, sua imagem, perspectivas e desafios, além da atuação do Sistema OCB.  Os resultados da pesquisa, que está sendo feita em âmbito nacional, deverá subsidiar a organização do  XIV Congresso Brasileiro do Cooperativismo.




ENERGIA SOLAR

Em 17 de julho, os certajanos Simone Martins (SMF), Rodrigo Almeida, Luciano Tavares (Engenharia) e Enoque Garcia (Gerência Comercial) participaram de uma palestra promovida pelo Portal da Inovação da Unisinos referente a energia solar. Houve uma exposição técnica por um professor da universidade, seguida por representantes comerciais de uma empresa instaladora de painéis fotovoltaicos.


BOMBEIROS

Em 17 de julho, representantes do corpo de Bombeiros de Teutônia, que atendem também o município de Paverama, estiveram na CERTAJA Energia para apresentar um projeto de convênio com a Cooperativa. O objetivo do convênio é habilitar a associação a receber valores descontados da conta de luz  a fim de angariar fundos para equipar melhor a entidade.



PORTAL DA INOVAÇÃO

Inovação organizacional: o que é e como adotá-la. Com esse título intrigante, nossa colega Fátima Hassen nos convida à reflexão: “Trata-se da proposta de entrega de valor aos clientes.” Uma das três maneiras de criar uma cultura da inovação é cultivar o sentimento de desafio: “apresente projetos exigentes a seus funcionários, mas garantindo sempre que as tarefas sejam coerentes com suas habilidades e recursos.” Acesse o Portal CERTAJA Inovação e fique por dentro de tudo: http://certaja.com.br/inovacao/

Participe! Envie para o Núcleo de Comunicação matérias sobre INOVAÇÃO que você gostaria de compartilhar!




USEALL E FECOERGS

Nos dias 5 e 6 de julho aconteceu na sede da CERTAJA Energia um encontro de Homologação de processos entre a Useall e a Fecoergs. Participaram representantes da Useall, Certel, Ceriliuz, Creral e CERTAJA. O objetivo foi homologar novos processos a serem automatizados, tais como:

Solicitação de Fornecimento (nova versão);
Alteração de Carga;
Obra planejada para o consumidor;
Obra executada pelo consumidor.
Além disto, foram revisitados alguns processos já implantados, com sugestões de melhorias.