AUDIÊNCIA PÚBLICA ANEEL

No dia 20 de julho o  Presidente da CERTAJA Energia Renato Martins e o gerente comercial  Enoque Garcia participaram da reunião presencial da Audiência Pública N° 035/2017 realizada na ANEEL, em Brasilia. O objetivo foi  obter subsídios para o aprimoramento da regulamentação da metodologia de cálculo da subvenção para compensar o impacto tarifário da reduzida densidade de carga do mercado de Cooperativas de Eletrificação Rural. Ou seja, receber contribuições para o objetivo de definir como calcular o valor que as permissionárias devem receber, a título de subvenção, para compensar o fato de atuarem em um mercado que gera menos receita por Km² do que as concessionárias.


ANONYMUS GOURMET

No dia 15 de julho foi realizada a 16ª edição do jantar baile Anonymus Gourmet, organizado pela diretoria da Acerta. O evento já tradicional e muito aguardado contou com o delicioso e tradicional cardápio, preparado por certajanos. Um baile com a animação do Grupo Adam animou as 270 pessoas que prestigiaram a noite. Confira o álbum completo de fotos em www.atitudevirtual.com.br




PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

No dia 22 de junho foi realizada a pesquisa de Clima Organizacional da CERTAJA Energia. Esta ação faz parte do Planejamento Estratégico da Cooperativa e foi aplicada para todos os colaboradores presentes no dia pela consultora Carine Ben da Costa, da Consistency  RH. O seu resultado foi apresentado ao grupo de gestores no dia 17 de julho. A divulgação completa dos itens mensurados será conhecida em breve por todo o corpo funcional da Cooperativa através de um cronograma divulgado pelo grupo responsável pelo projeto (Fátima, João Ederson e Deise). Abaixo o resultado geral da pesquisa:

Índice Geral de Satisfação:  74% de SATISFAÇÃO

Índice de participação: 88% dos funcionários.

Aspectos avaliados:

  • Ambiente de Trabalho Cooperativo
  • Benefícios
  • Crescimento Profissional
  • Comunicação
  • Liderança
  • Planejamento/Organização
  • Salário
  • Treinamento
  • Integração
  • Cooperação

MI = Muito Insatisfeito     I = Insatisfeito      S = Satisfeito      MS = Muito Satisfeito    NA = Não se Aplica




IMAGEM DA SEMANA

Depois da semana mais fria do ano, Rio Grande do Sul voltará a ter temperaturas perto dos 30°C

A partir desta sexta (21), temperaturas entram em elevação por causa de massa de ar seco e um bloqueio atmosférico que impede chegada de frente fria. Domingo (23) em Porto Alegre terá entre 14°C e 29°C, segundo Inmet. Fonte: https://glo.bo/2tjscl7



CURSOS SENAR

Comprometida em levar conhecimento aos seus cooperados e capacitá-los para novas oportunidades em suas rotinas, a CERTAJA realizou novas atividades junto a diversas comunidades que atende. Confira as iniciativas.

INFORMÁTICA BÁSICA/GESTÃO RURAL – O professor Wolney Vitor Luersen abordou noções básicas de informática e editor de textos na localidade Morro do Pedro Rosa, Tabaí, de 3 a 6 de julho. Os conteúdos incluíram noções de hardware e software, conhecimento da área de trabalho, ferramentas e suas aplicações, noções do Word, edição e revisão de textos. Outros temas que entraram no programa do curso foram formatação de documentos, construção de tabelas, inserção de elementos gráficos, edição de estilos, internet e noções de Excel básico, com criação de planilhas eletrônicas.

COSTURA E TRANSFORMAÇÃO – De 3 a 6 de julho, a comunidade de Arroio do Capivara, em Taquari, recebeu o curso de introdução à costura e transformação das peças do vestuário. A artista plástica Elizete Mognon coordenou a atividade, demonstrando o funcionamento da máquina de costura, reaproveitamento de peças, bainhas e ajustes. Com nove participantes, o grupo teve duas alunas que não tinham nenhum conhecimento na área. Dona Alaídes, uma dessas alunas para quem tudo era novidade, disse que irá aplicar as ideias em seu cotidiano. Dona Ana já sabia costurar, mas revela que teve muitas ideias novas, como porta sapatos em calça jeans, bolsas e puxa saco.

PLANTAS – Em 6 e 7 de julho, a professora Lucimara Fanfa Corvello apresentou para 12 participantes na localidade Arroio das Pedras, Taquari, noções básicas sobre plantas medicinais, condimentares e aromáticas. Os conteúdos incluíram identificação de espécies espontâneas com uso medicinal e comestíveis (medicina preventiva), propagação de mudas por estaquia e semeadura, confecção de canteiros e informações sobre solos, com a manutenção das plantas e adubação. Outras temáticas foram o controle de pragas e doenças, manejo e produção de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, infraestrutura para produção e dicas sobre colheita, secagem e armazenamento.


BOM MOTORISTA 

No Planejamento Estratégico da CERTAJA Energia existe um indicador que divulga o resultado de desempenho dos motoristas referente ao rastreador de veículos. O indicador Bom Motorista verifica a quantidade média de km que um motorista percorre sem cometer uma infração do sistema de telemetria. Confira o relatório completo em S/public/veículos_public/relatório bom motorista/bom motorista 2017.

NOME DO MOTORISTA SETOR SCORE MÉDIO TOTAL EVENTOS KM RODADO
JORGE LUIS DE OLIVEIRA SESMA AMBIENTAL 2979,0 0,0 2979
ROSMI DOS SANTOS ALEXANDRE FISCALIZAÇÃO 2822,0 1,0 2822
ALEX FABIANO SOUZA DA COSTA PLANTÕES 2494,0 0,0 2494
JOSE VICENTE DA ROSA CARVALHO SMF 1997,0 0,0 1997
ADRIANO DA COSTA ROSA PLANTÕES 1904,0 1,0 1904
OLDAIR SANTIN PLANTÕES 1829,0 0,0 1829
GEOVANE FISCHER PLANTÕES 1822,0 0,0 1822
KELVI LUZ DE ARAUJO PLANTÕES 1809,0 0,0 1809
GIOVANNI LUIS EMMEL ENGENHARIA 1802,0 0,0 1802
ADROALDO DA SILVA GOMES SMF 1619,0 1,0 1619

 



SEMENTES DO COOPERATIVISMO

No dia 13 de julho, o Núcleo de Comunicação visitou a Escola Osvaldo Aranha, na localidade de Rincão dos Pinheiros, em Triunfo. Dinâmicas de grupo e a exibição de filmes de curta duração foram estratégias utilizadas para captar a atenção e a participação da turma nas palestras. Cerca de 90 jovens e professores dos turnos manhã e tarde participaram.