AÇÃO SOCIAL COM ATOR MIGUEL COELHO

No sábado, 9 de fevereiro, Taquari recebeu a visita do ator global Miguel Coelho, que interpreta o Jorge, da novela Espelho da Vida. Miguel, que morou muitos anos em Taquari,  visitou vários pontos da cidade revendo amigos. Também reuniu-se com os alunos da Escola de Teatro Patricia Satter para uma conversa, quando contou sobre sua trajetória profissional e respondeu as mais variadas perguntas e curiosidades dos alunos. A visita de Miguel resultou em uma ação social, resultante de uma parceria  da Escola de Teatro com a CERTAJA, que doou materiais de limpeza e higiene pessoal ao Asilo Pella Betânia.

Miguel na escola de Teatro, com Marcela Sofie, filha da colega Luciana (Secretaria Energia)

Confira no vídeo abaixo o recado que Miguel deixou para a Cooperativa!




DICA DE SAÚDE

TRÊS DICAS PARA SE ADAPTAR AO FIM DO HORÁRIO DE VERÃO

Quando ocorre uma mudança de horário (seja por mudança do horário de verão, inverno ou de fuso horário), o organismo pode ter dificuldade em se habituar. Mas se você seguir as seguintes dicas, a adaptação será mais suave.

1- Cuidado com as refeições

No dia da mudança de horário, evite refeições muito pesadas, principalmente no final do dia. Comidas que requerem muita energia para fazer a digestão podem prejudicar o descanso. Da mesma forma, bebidas como o café e alguns chás (verde e preto) devem ser evitadas.

2 -Não exagere nos exercícios físicos

Prefira exercícios mais suaves ou relaxantes (como caminhadas leves ou ioga), para não estimular excessivamente o corpo. Além disso, é recomendado não praticar exercícios pesados 3 horas ou menos antes de ir para a cama, porque a liberação de endorfinas causa um estímulo que pode afugentar o sono.

3 – Ajuste a hora de dormir

Nesta mudança o relógio atrasa, ou seja, “ganhamos” uma hora e por isso as pessoas muitas vezes vão dormir mais tarde. Especialistas e médicos sugerem que essa “hora extra” deve ser usada para descansar.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/termino-do-horario-de-verao/


PORTAL DA INOVAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja como é fazer compras no “mercado do futuro”, atualmente, em alguns locais dos Estados Unidos. Conheça esta nova realidade no texto sobre a Amazon Go, a loja que está revolucionando a forma do consumidor fazer compras. Leia a matéria que Simone França sugeriu para postagem nesta semana em http://certaja.com.br/inovacao/

Participe! Envie para o Núcleo de Comunicação matérias e eventos sobre INOVAÇÃO que você gostaria de compartilhar!



AULA INAUGURAL – APRENDIZ NO CAMPO

Em 4 de fevereiro, na escola Nero de Freitas, no município de Vale Verde, aconteceu a aula inaugural da primeira turma do curso Aprendiz no Campo, fruto da parceria entre Ocergs-Sescoop, COEDUCARS, CERTAJA e com o apoio da Prefeitura Municipal. O Programa contará com mais de 1.104 horas de formação e é destinado para 16 estudantes entre 14 e 17 anos de idade. Dividido em módulos teóricos e práticos, será desenvolvido ao longo de 17 meses, com o objetivo de estimular a permanência dos jovens nas atividades do campo, promovendo a sucessão familiar profissionalizada, o empreendedorismo e a gestão de pequenas e médias propriedades rurais. Além dos alunos, direção da escola e professores do curso, compareceram ao evento Carlos Gustavo Schuch e Roque Alvício Eisermann, prefeito e vice-prefeito de Vale Verde, respectivamente, a Secretária Municipal de Educação, Rovena Dettenborn, o presidente da COEDUCARS, Ricardo Lermen, e os certajanos Fátima Hassen (gestora de RH) e Jairo Aguiar (coordenador do PIA).


FECOERGS

O presidente Renato Martins e os gerentes Enoque Dutra Garcia e Ederson Madruga participaram de reunião na FECOERGS no dia 6 de fevereiro, para, em conjunto com as demais cooperativas da Federação, discutirem  temas relacionados ao trabalho de elaboração da estrutura tarifária das permissionárias, a aplicação do novo decreto que reduz os descontos tarifário do setor rural,  os recursos do Banco Mundial para financiamento de redes e o andamento do processo referente à incidência de ICMS na subvenção da CDE, entre outros.


AMPLIAÇÃO DA SUBESTAÇÃO

Com o objetivo de aumentar a capacidade de fornecimento de energia, em 21 de janeiro foi iniciada a obra de expansão da subestação CERTAJA II, localizada em Taquari.

As empresas Comtrafo (transformadores) e Tecnova (adequação civil, eletromecânica e elétrica) foram contratadas para a execução da obra, que tem previsão de término em março/19.

 



PORTAL DA INOVAÇÃO

“O que faz o Vale do Silício ser a área mais produtiva e inovadora do mundo? ” Confira as considerações deste instigante texto que a Maria Elena, da Contabilidade, enviou para publicação nesta semana no Portal da Inovação. Clique em http://certaja.com.br/inovacao/

Participe! Envie para o Núcleo de Comunicação matérias e eventos sobre INOVAÇÃO que você gostaria de compartilhar!


DICA DE SAÚDE

Mais que estilo, usar óculos escuros, principalmente agora no verão, é uma questão de saúde. Mas lembre-se, óculos que não possuem qualquer tipo de proteção contra raios ultravioletas facilitam a ação dos raios solares permitindo a entrada da radiação nos olhos. Por isso, invista sempre em óculos de sol com proteção UV .

Fonte: https://www.facebook.com/centroclinicogaucho/


IMAGEM DA SEMANA

A freeway será totalmente bloqueada na entrada e saída de Porto Alegre nos dois próximos finais de semana. A interdição na via será necessária para a instalação de duas vigas que fazem parte da obra da nova ponte do Guaíba. Em ambas as oportunidades, o bloqueio será entre o Km 94 e o Km 95 — da região do aeroporto Salgado Filho ao entroncamento com a BR-290/116, na primeira ponte. A interrupção começa às 17h desta sexta-feira, com o fechamento de uma faixa no sentido Litoral-Capital. À 0h, a rodovia será bloqueada nos dois sentidos e assim permanecerá o todo o dia. A liberação está prevista para as 14h de domingo.