CERTAJA PROMOVEU DE LEILÃO DE COMPRA DE ENERGIA

Pela primeira vez em sua história, no dia 12 de fevereiro a CERTAJA promoveu um leilão para aquisição de energia no Ambiente de Contratação Livre, com o objetivo de reduzir os custos deste insumo, atualmente adquirido no Ambiente de Contratação Regulada. Foram contratados 9 MW médios, o suficiente para atender 90% do mercado anual da Cooperativa, para suprimento a partir de janeiro de 2021, por um período de 17 anos. A operação foi realizada em Florianópolis, na plataforma de leilão da empresa Paradigma, e contou com a presença de Marcus França, gerente financeiro da Cooperativa e de Fernando Flach, da Alpha Infraestrutura Ltda, empresa que assessorou a CERTAJA na realização desta operação. Em Taquari, o presidente Renato Martins, juntamente com o gerente comercial Ederson Madruga, dos conselheiros Marcelo Souza, Clovis Bavaresco e Neuri Nied, e de João Carlos Felix, também da assessoria contratada, acompanharam o leilão. Por questões legais, o vencedor e o valor de aquisição poderão ser divulgados somente após a homologação do processo por parte da ANEEL (em torno de 30 a 45 dias). A CERTAJA foi a segunda Cooperativa do Brasil a tomar essa iniciativa.

Equipe em Florianópolis
Equipe em Taquari

TREINAMENTO DE REDES COMPACTAS DE DISTRIBUIÇÃO

Realizado no período de 10 a 14 de fevereiro e contando com 15 participantes, sendo quatro colaboradores da CERTAJA Energia e 11 da CERTAJA Desenvolvimento (Setor de Serviços Elétricos), o treinamento teve 40 horas de aulas teóricas e práticas e foi realizado com o apoio da FECOERGS e do Sescoop. O objetivo do curso foi padronizar e evitar retrabalhos na execução das obras da construção dos 15 km de rede compacta distribuída em circuito simples, duplo e triplo, que ocorrerá neste ano para a nova Subestação de Vale Verde. Na segunda-feira, dia 10, as atividades foram de cunho teórico e realizadas no Auditório. Nos demais dias, a prática foi desenvolvida no Almoxarifado.



CAMPEONATO DE FUTSAL EM TABAÍ

No período de 13 de dezembro a 21 de fevereiro, na Vila Tabaí, está sendo realizado o Campeonato de Futsal Campeões do Vascão, onde quinze times e cento e cinquenta atletas disputam o título. O evento conta com a parceria da CERTAJA Energia através da LIE – Lei de Incentivo ao Esporte. No dia 24/01 o gerente administrativo João Ederson Pacheco prestigiou o evento.




CURIOSIDADES

Descubra como se calcula a data do carnaval

Em cada ano, os dias de folia mudam, dependendo de uma série de acontecimentos que foram escolhidos por um Papa do século XVI 

Todo ano paira aquela dúvida na cabeça dos foliões: será que o carnaval é em fevereiro ou em março? Sem data fixa, cada ano a folia começa em um dia diferente. Mas, como saber em qual dia vai ser? Tudo começou com a ideia de um Papa – que decidiu padronizar o calendário através das estações do ano.

Por volta de 1582, o papa Gregório XIII resolveu repensar o calendário, alterando as datas das comemorações cristãs. E, com essa reformulação toda, o carnaval, que é uma das mais tradicionais festas pagãs comemoradas há séculos, também sofreu mudanças.

Tudo começa com a Páscoa. Para calcular essa data, é preciso saber o que é equinócio. Com nome complicado, equinócio é quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas cada. E ele acontece por volta do dia 20 de março de cada ano. No Hemisfério Sul, é o equinócio de outono, e no Hemisfério Norte, o de primavera. Com isso, o Papa Gregório determinou que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo, após a primeira lua cheia, depois do equinócio.

Então, sete dias antes da Páscoa é celebrado na Igreja Católica o Domingo de Ramos. Que dá início à Semana Santa. E, exatamente 40 dias antes, é terça-feira de carnaval. Ou seja: o carnaval é comemorado 47 dias antes da Páscoa.

Fonte: G1


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FECOERGS

Em 22 de janeiro, Michael (Núcleo da Qualidade) e o presidente Renato compareceram à reunião de planejamento da Fecoergs e Sindicooper em Ibirubá, município sede da COPREL. Uma assembleia geral extraordinária do Sindicooper abriu os trabalhos com a definição e aprovação da contribuição associativa para 2020. O planejamento estratégico da Fecoergs para 2020-2025 teve continuidade com a apresentação e compilações para encaminhamentos, coordenados por Mário de Conto, da Escoop/Ocergs. Houve, ainda, a sequência do Projeto de Estruturação do Planejamento da Fecoergs para o período delimitado, tomando em consideração o material oriundo da viagem do ramo aos EUA em 2019. O presidente da Infracoop e COPREL, Jânio Vital Stefanello, destacou outros inúmeros aspectos que ainda serão encaminhados este mês. Para fevereiro a ideia é iniciar a terceira fase, com a sugestão de Missão, Visão e Valores, bem como a apresentação das propostas para priorização das pautas, a definição de cronograma para implantação e a previsão/definição de orçamento. Fonte: Fecoergs, texto adaptado



TÉCNICAS DE RECEPÇÃO

Nos dias 13, 14, 20 e 21 de janeiro as certajanas Letícia (Telefonista), Fabryny (SCE) e Stefani Palagi (Disque Energia) participaram do curso Técnicas de recepção, promovido pela Univates. Ministrada pela professora Raquel Cristina Michel, a atividade reconheceu a importância e a responsabilidade do profissional recepcionista/telefonista, identificando competências e atribuições e a relação com a imagem da empresa.

 



FURTO DE ENERGIA

 Preocupados com o alto índice de fraudes e furtos de energia, os colegas do setor de Medição e Faturamento conscientizam para a importância da denúncia quando for notado algo suspeito. “É preciso avisar o setor para tomarmos as providências”, acentuam esses certajanos que, entre outras tarefas, trabalham no combate das perdas associadas à distribuição de energia elétrica (furtos/fraudes de energia, deficiência técnica em equipamentos de medição). Dentre as irregularidades encontradas a maioria é desvio de energia direto na rede elétrica, fazendo com que o consumo utilizado não seja registrado pelo medidor, podendo ocasionar acidentes graves e fatais. As fraudes em medidores também são comuns de serem constatadas. É importante que denúncias sejam feitas porque o prejuízo não é só da CERTAJA, mas dividido entre todos os cooperados. Conheça as principais informações sobre fraudes e furtos e ajude a combatê-los.

O que são fraudes e furtos de energia?

Furto de energia – Puxar/desviar energia diretamente da rede elétrica sem passar pelo medidor. São os famosos “gatos”.

Fraude – Quando o cliente rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo do seu medidor de energia, ou seja, faz adulterações no sistema de fiações elétricas da sua residência/comércio/indústria, de modo que, apesar de consumir uma quantidade de energia, só pague efetivamente por uma parte menor (fração) desse consumo.

O que a lei prevê para quem comete os crimes de fraude e furto de energia? Atenção! Ambos são crimes previstos no Código Penal: a fraude está tipificada no artigo 171 (estelionato) e o furto no artigo 155.

A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão. Também são cobrados os valores do período fraudado acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o titular da unidade consumidora pode ter o fornecimento de energia suspenso. Se perceber alguma fraude ou furto, DENUNCIE! Avise a CERTAJA através do telefone 0800 541 6185 ou no site da Cooperativa.


PORTAL DA INOVAÇÃO

TELHAS SOLARES – Uma das inquietações que move o presidente da Eternit, Luís Augusto Barbosa, é como as pessoas irão viver nos próximos anos. Por essa razão, o fabricante reconhecido mundialmente por suas telhas está investindo em telhas solares, uma tendência em desenvolvimento junto à Universidade de São Paulo (USP) e à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As telhas possuem células fotovoltaicas de silício, capazes de captar a energia solar e transformá-la em energia elétrica. Ficou curioso com a novidade promissora? Assista ao vídeo sugerido pelo presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins.

  

NO TIME DA INOVAÇÃO – E aí, já está pronto para integrar o time de inovação da CERTAJA? Você que é cheio de ideias, sonhos e criatividade tem tudo a ver com nossa proposta. Grave um vídeo respondendo à pergunta “Por que você gostaria de participar do Grupo de Inovação da CERTAJA?” O material deve ser enviado até o dia 31/01/2020 para inovacaors@ielrs.org.br. Participe e compartilhe com a CERTAJA os seus talentos capazes de mudar a história da nossa Cooperativa através da Inovação. Confira mais detalhes em http://certaja.com.br/inovacao/.