3º DIA DA FAMÍLIA CERTAJANA

Para comemorar o ano que passou, no domingo, dia 2 de dezembro, a CERTAJA promoveu o 3º dia da Família Certajana, um evento para todos os colaboradores, conselheiros e seus dependentes, que contou com a presença de aproximadamente 530 pessoas. Parque de diversões com brinquedos infláveis, futebolha, simulador de montanha russa, pernas-de-pau, “escorrega no sabão”, bolas personalizadas  e mateada promoveram uma integração geral. Um delicioso almoço foi servido, e guloseimas como bolo, pizza, pipoca, algodão-doce e sorvete deram sabor especial ao evento. No meio da tarde, chegou o Papai Noel, distribuindo balas e pirulitos. Para encerrar a festa, Rogério Magrão e Banda animaram  todos os certajanos até às 19h.


COMUNICAÇÃO COOPERATIVISTA

O dia 29 de novembro foi um marco para os comunicadores das cooperativas gaúchas. O Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista ocorreu, pela primeira vez, na Casa do Cooperativismo Gaúcho, no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio, em uma nova configuração. O evento apresentou um painel, que trouxe o momento atual das Cooperativas Central Sicredi Sul/Sudeste, Cotripal, Federação Unimed-RS e Coprel. À tarde, o Sistema trouxe o palestrante Alysson Lisboa, que apresentou a Comunicação Transmídia e realizou uma oficina, onde os presentes puderam trazer o assunto na prática para suas cooperativas. Fabiana Martins e Simone França, do Núcleo de Comunicação, participaram do evento.

Comunicadores das cooperativas gaúchas


WORKSHOP DO SISTEMA INFRACCOP

No dia 4 de dezembro, na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP), em Porto Alegre, foi realizado o Workshop do Sistema Infracoop. Estiveram presentes cooperativas e representantes das federações estaduais Fecoerms, Fecoderj, Fecoeresp, Fecoerusc e Fecoergs. Inicialmente foram feitas apresentações sobre os estudos e trabalhos apresentados no SENDI e no ENCONSEL e a seguir a discussão versou sobre tributos e encargos. O engenheiro Luís Osório, da Fecoergs, fez apresentação sobre o SENDI – 2018, o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Marcus França, gerente financeiro da CERTAJA Energia, apresentou os temas contábeis tratados no ENCONSEL (Encontro Nacional dos Contadores do Setor de Energia Elétrica) e recomendou muita atenção das cooperativas, em especial das áreas contábeis, pois no próximo ano serão feitas alterações no MCSE – Manual de Contabilidade do Setor Elétrico e estas devem participar apresentando suas contribuições. “É a oportunidade para defendermos as nossas propostas e adequações no MCSE”, salientou Marcus.

Antônio Ganim, da GANIM Advogados, ex-superintendente da SFF/Aneel e atualmente consultor de cooperativas e defensor delas em processos na Aneel, fez ampla explanação sobre a incidência de tributos e encargos na distribuição de energia elétrica. Na sequência,  Amanda Oliveira de Carvalho, da Assessoria Jurídica da OCB, explanou sobre tributação das receitas de subvenção da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) pelo PIS e pela COFINS. O evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas. Além de Marcus França, o presidente Renato Martins e a contadora Elena representaram a CERTAJA Energia. Fonte: Infracoop (adaptado)



IMPOSTO PELO BEM

A Comunidade Pella Bethânia, localizada na cidade de Taquari, atende 170 pessoas idosas com ou sem deficiências e pessoas acima dos 18 anos com deficiências, abrangendo mais de 70 municípios gaúchos. A instituição filantrópica completou este ano 126 anos de trabalho social, sendo a mais antiga instituição gaúcha no seu ramo de atuação. Uma das formas de contribuir com a continuidade dos serviços oferecidos é fazendo doações através do Fundo do Idoso. O passo a passo para realizar as doações é simples. Até o dia 28 de dezembro do ano base, efetue um ou mais depósitos na conta do Fundo do Idoso de Taquari. CNPJ: 21.586.928/0001-70, junto ao Banrisul (Banco nº 041, Ag nº 0950, Conta 04.126877.0-3. Pessoas físicas podem doar 6% e jurídicas 1% do valor do IR). Envie uma cópia do comprovante do depósito, com seu nome, endereço e CPF, para a Associação Beneficente Pella Bethânia, Caixa Postal 18, CEP 95860-000, Taquari/RS, ou para o e-mail financeiro@pellabethania.org.br. O Conselho do Idoso emitirá o recibo no valor, documento hábil para a validação da dedução no seu Imposto de Renda. Pessoas físicas e jurídicas podem doar bens através do Fundo do Idoso e fazer a dedução no IR. A Receita Federal orienta a identificar o bem no comprovante da doação, e informar CPF/CNPJ dos responsáveis por ela.

Fonte: Comunidade Pella Bethânia

Assista o vídeo e conheça o trabalho social desenvolvido lá!

https://youtu.be/MZOZTYkmd9k


AÇÃO AMBIENTAL

Como parte da campanha de coleta de vidros da Prefeitura Municipal de Taquari, foram instalados na CERTAJA coletores nos ecopontos em 29 de novembro. O resultado foi uma coleta de 150kg de resíduos. A comunidade taquariense também pôde colaborar levando vasilhames para o descarte consciente ao longo do dia. Dessa forma foi coletada quase uma tonelada de vidro. Uma parceria entre Chico Florestal e Vidrofix, empresa licenciada para receber este tipo de resíduo, garantiu o sucesso da iniciativa.


DEZEMBRO VERMELHO

Com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre uma das doenças que mais mata no mundo, a AIDS, a CIPA promoveu uma palestra em 4 de dezembro em parceria com a UNIMED VTRP. A palestra foi ministrada por Luís Felipe Pissara, da UNIMED que deu orientações sobre a prevenção da AIDS/HIV e demais IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Segundo ele, a partir do momento que temos consciência sobre as formas de contágio, cuidados a serem tomados e formas de tratamento, passamos a nos cuidar mais. Em casos de dúvidas, devemos procurar ajuda o mais rápido possível, uma vez que hoje o portador do HIV pode ter uma boa qualidade de vida.




THÉO!

Parece que foi ontem que escutei teu choro pela primeira vez… algo que me trouxe um sentimento até hoje inexplicável. Desde então, minha vida mudou completamente, você encheu meu coração de alegria e amor. No dia 10/12 tu completas os teus 6 anos e no dia 14/12 é a tua formatura da pré escola. Nossa! Realmente o tempo voa.

Muitas são as dúvidas e preocupações de uma mãe com seu filho, mas o que tu podes ter certeza, é que para sempre eu estarei ao teu lado, sendo o teu porto seguro, assim como tu és o meu. Infelizmente, não vou poder te proteger de tudo como eu gostaria, mas jamais deixarei de te fazer feliz. Como nós dois gostamos de falar: “Te amo infinito e além”!

Feliz Aniversário e Parabéns pela tua formatura! De quem te ama muito:

Mamãe Janice, Padrasto Douglas, avós e tias.



IMAGEM DA SEMANA

Faltando menos de 20 dias o solstício de verão, o início oficial do verão, no dia 21 de dezembro, o Sul do Brasil volta a conviver com frio atípico. O ar frio de origem polar entrou na Região com mais força do que o normal para esta época do ano e provocou uma acentuada queda de temperatura acentuada. Os três estados do Sul registraram temperaturas abaixo de 10°C nesta semana. Houve geada na região serrana de Santa Catarina (foto), o que não é comum em dezembro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 5,5°C em Cambará do Sul (RS), 3,8°C em Bom Jardim da Serra (SC) e 8,5°C em Clevelândia (PR).


CERTAJA ENERGIA RECEBE PRÊMIO DE 1º LUGAR EM MELHORES DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS A NÍVEL NACIONAL

No período de 24 a 28 de novembro, em Atibaia, São Paulo, foi realizado o XXXIV Enconsel (Encontro dos Contadores do Setor Elétrico), promovido pela ABRACONEE (Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica). Marcus França, gerente financeiro, e Felipe Jesus da Silva, da Contabilidade, representaram a Cooperativa. Um dos destaques do evento é a premiação das MELHORES DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, e neste ano a CERTAJA Energia obteve o 1º lugar. Importante ressaltar que os critérios de avaliação se baseiam no atendimento de aspectos técnicos envolvidos e no nível de transparência contábil das empresas ligadas ao setor elétrico brasileiro. A Cooperativa comemora esta grande conquista e sente muito orgulho do time contábil, liderado pela Elena! Parabéns!

 


SENDI

O Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI) é o maior evento nacional envolvendo distribuidoras de energia elétrica. Acontece a cada 2 anos e reúne concessionárias, permissionárias e fornecedores em uma oportunidade para troca de experiências e análise nas tendências operacionais e estratégicas. Neste ano, foi realizado no período de 20 a 23/11, em Fortaleza, Ceará. Paralelo ao SENDI ocorre o Rodeio Nacional de Eletricistas, evento em que as Concessionárias competem para mostrar as melhores práticas e o melhor desempenho em tarefas operacionais do dia a dia.

De acordo com o gerente de distribuição Ederson Madruga, muitas temáticas importantes para a realidade certajana foram abordadas: perdas, planejamento, boas práticas de segurança no trabalho, medição de energia, regulação do setor elétrico, redes inteligentes, inovação, entre outras. “No SENDI foi possível ver as estratégias adotadas pelas Concessionárias, para enfrentar o crescimento da exigência dos consumidores. Cada vez mais há uma busca por qualidade de fornecimento e excelência no atendimento. As tecnologias que chegam no Brasil, como carro elétrico, carro autônomo, geração distribuída, casas inteligentes, são alguns dos temas abordados”, destaca Madruga. Além de Ederson, Luciano, João Ederson, Leandro, Deise e Aline participaram do Seminário.