ENSAIOS ELÉTRICOS

Teste elétrico (1)Conforme item 10.7.8 da NR10, os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta e baixa tensão, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo-se as especificações do fabricante e os procedimentos da empresa. Visando atender a esta norma, no dia 14 a CERTAJA realizou testes de rigidez dielétrica, bem como demais ensaios, para certificação de regularidade dos EPIs, EPCs e ferramentas quanto a sua integridade, com vistas à segurança do trabalhador que os utiliza.

Teste elétrico (2) Teste elétrico (5)



INICIAM AS AULAS TEÓRICAS DOS APRENDIZES

Aprendizes (1)Aprendizes (2)

No dia 17 iniciaram as aulas teóricas do Aprendiz Cooperativo 2014. O programa Aprendiz Cooperativo, que acontece anualmente na CERTAJA com o apoio do SESCOOP/RS e da COEDUCARS, este ano terá sua carga horária estendida de 1.000 para 1.148 horas, distribuídas no período de 22 meses, oferecendo encontros teóricos somente três dias por semana até abril de 2014. A partir de abril haverá duas aulas teóricas e uma prática na cooperativa, uma vez por semana, que se estendem até dezembro de 2015.

 


AUDITORIA CONTÁBIL

De 10 a 20 de fevereiro os auditores da Dickel e Maffi Auditoria e Consultoria S/S realizaram a auditoria do balanço da CERTAJA Energia e da Cooperativa Desenvolvimento referente ao ano de 2013. A auditoria de balanço tem como objetivo analisar e revisar as demonstrações financeiras da Cooperativa, buscando apresentá-las de forma adequada às normas e princípios contábeis correspondentes. De forma mais abrangente, uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração. Todo o processo teve o acompanhamento de colegas do setor Contábil, fornecendo a documentação e as informações necessárias.

Auditoria (1) Auditoria (2)


ENTRE NÓS

JOSIJoseane!

Queremos te desejar um feliz aniversário, comemorado em 19 de fevereiro. Que Deus te proporcione tudo de melhor que o mundo pode oferecer, mas principalmente que Ele te conserve sempre assim, humilde, companheira e dedicada, para que juntos possamos tornar os nossos dias mais felizes. Obrigado Jose por sempre estar ao nosso lado.

Dos teus colegas Jonas, Rita e Janice .



ESPAÇO LIVRE


Esteja sempre preparado para mudar

Vivemos uma época de grandes mudanças e transformações em alta velocidade.

Estar vivo é mudar, de momento a momento, de dia para dia.

Você pega o que vem até você e você faz o que quiser, mudando o tempo todo.

Algumas pessoas sentem-se como amaldiçoadas pelas mudanças que surgem pelo caminho.

Outras sentem-se como abençoadas pelas oportunidades que as mesmas mudanças apresentam.

O fato é que, faz toda a diferença, a forma como você aceita a mudança, como você vive a mudança, como você escolher lidar com a mudança.

Dependendo da forma como vê a mudança, ela pode ser um motor para levá-lo tão alto quanto você se atreva a sonhar.

Mudanças vêm continuamente e incansavelmente.

Na verdade, elas são o que o mantém vivo e mantém a vida interessante.

Pois é através da mudança que você pode chegar onde você deseja ir.

Esteja preparado para aceitar as mudanças na sua vida pessoal e profissional.

Fátima

           Autor: Narciso Machado

Contribuição: Fátima Hassen – Gestora de RH

 

 


VIDA SAUDÁVEL

CigarroCIGARRO – Deixar o cigarro contribui para o bem-estar mental, tendo o mesmo efeito que o uso de antidepressivos, aponta um estudo publicado no periódico médico British Medical Journal (BMJ), na edição disponível a partir desta sexta-feira. De acordo com os pesquisadores britânicos, que revisaram 26 estudos sobre o tema, o efeito de parar de fumar pode ser “equivalente, ou superior, ao de antidepressivos utilizados no tratamento da ansiedade, ou de transtornos de humor”.

Os fumantes incluídos nos trabalhos eram “medianamente dependentes”, com idade média de 44 anos, e fumavam de 10 a 40 cigarros por dia. Do total, 48% eram homens. Eles foram entrevistados antes de sua tentativa de parar de fumar e, novamente, depois de conseguirem largar o hábito, em uma janela que variou de seis semanas a seis meses.

Os que conseguiram deixar o cigarro estavam menos deprimidos, menos ansiosos, menos estressados e com uma visão mais positiva da vida do que os que não conseguiram abandonar o vício. A melhora foi perceptível nas pessoas afetadas por transtornos mentais logo que pararam de fumar. Nenhuma avaliação de acompanhamento do estado mental voltou a ser feita, porém, em especial nos casos dos ex-fumantes que tiveram recaídas. Segundo números divulgados em julho passado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o cigarro seria responsável pela morte de pelo menos seia milhões a cada ano, número que pode atingir oito milhões até 2030. Fonte: http://bit.ly/1mnW21U