ESARH

ESARHA gestora de RH da CERTAJA, Fátima Silva, participou da 19ª edição do Encontro Sul-americano de Recursos Humanos (ESARH). O evento ocorreu de 19 a 21 de maio e, durante os três dias, mais de mil pessoas participaram das atividades realizadas no Centro de Eventos da UFRGS, em Gramado/RS. Mais de 50 pensadores e conferencistas coordenaram 60 atividades técnicas e de integração como seminários, conferências, painéis e vivências em grande grupo.

 


CONVENÇÃO LOJISTA

ConvençãoEm sua 14ª edição, a Convenção Lojista, realizada em Lajeado pela CDL local, reuniu cerca de 800 pessoas, vindas de 36 cidades do Rio Grande do Sul. Na ocasião, quatro palestrantes falaram sobre assuntos da atualidade e tendências do varejo, apontando para o público soluções e estratégias de liderança, gestão e desenvolvimento de equipes, todos abordando o tema do evento “Equipes vencedoras: a fórmula do sucesso”. Prestigiaram o evento representando a CERTAJA a gerente de varejo Roberta Porto, a gerente do supermercado filial Alessandra Aguiar e o líder do setor de Marketing Joni Bilhar.

 


PALESTRA DESENVOLVENDO A POTENCIALIDADE PARA LIDERAR

Palestrante Sérgio Flor
Palestrante Sérgio Flor

Em 24 de abril nossa cooperativa lançou uma campanha especial, denominada SER+CERTAJA, visando a maior divulgação do cooperativismo no município e arredores e, consequentemente, maior captação de associados. Para tal, estamos organizando a realização de vários eventos culturais no decorrer de 2014. Ontem, dia 29 de maio, aconteceu a palestra “Desenvolvendo a potencialidade para liderar” com o professor Sérgio Flor, da Univates. Sérgio Flor é graduado em Administração, Pós-graduado em Marketing em Agribusiness e Pós-graduado em Marketing Estratégico. É autor dos livros “Vento Nordeste e Cartas de Amor” e “Escolhas da Vida” e possui vasta experiência em desenvolvimento de equipes de alta performance. A atividade contou com o apoio do Sescoop e CDL Taquari. Cerca de 200 pessoas participaram.


LIBRAS NA PRÁTICA

No período de 2 de abril a 21 de maio aconteceu o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com a professora Indiara Caroline Rigatti, da Univates, com o apoio do Sescoop/RS. O curso proporcionou aos participantes o conhecimento básico da Língua Brasileira de Sinais, facilitando a interação e a comunicação com pessoas com deficiência auditiva. Confiram o aprendizado na prática de alguns participantes.

Quem traduzir estes vídeos, clique na opção “comentar”. Na próxima edição publicaremos as melhores respostas.



DICA DE SAÚDE

IdososOBJETIVOS E ENVELHECIMENTO – Um rumo na vida. Essa pode ser a chave para você viver mais, indica uma pesquisa publicada na revista Psychological Science. Segundo os estudiosos, encontrar um objetivo para a vida seja ele qual for, e construir metas para alcançá-lo, tem o poder de aumentar a longevidade, independentemente da faixa etária. A força mental que move a busca por conquistar o que se almeja ajudaria a promover um envelhecimento saudável ao longo da vida.

 Ter amigos no trabalho

O risco de morrer é 2,4 vezes maior para quem não tem amigos no emprego. Os cientistas acompanharam por 20 anos a vida de 820 adultos e frequentemente questionavam os participantes sobre as suas relações com os colegas. A maioria dos pesquisados que morreram ao longo da pesquisa não tinha amizade no emprego.

 Caminhar mais rápido

A velocidade em que você anda pode ser um indicativo de quantos anos você vai viver, segundo pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos EUA. De acordo com eles, quem caminha mais rápido tende a viver mais. A conclusão é feita com base em nove pesquisas anteriores que examinaram a velocidade, o sexo, a idade e o histórico médico de quase 35 mil pessoas. A explicação, segundo os pesquisadores, não está, necessariamente, em caminhar mais rápido. A expectativa de vida aumenta porque quem se move com mais agilidade demonstra vitalidade e saúde em dia.

 Ter mais massa muscular

Ser mais musculoso pode ajudar as pessoas mais velhas a viverem ainda mais. Segundo os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles, a composição total do corpo é o indicativo mais fiel de saúde. Os estudiosos coletaram dados de mais de 3 mil pessoas com mais de 55 anos e concluíram que, quanto mais elevada a massa muscular, menor o risco de morte.