REUNIÃO COM PRODUTORES

Na noite de 24 de agosto houve um encontro entre a equipe técnica/vendas e produtores de milho de Montenegro e região, com um total de 35 participantes. O tema principal tratou da semente de milho e herbicidas Syngenta. Foi ministrada uma palestra pelo representante técnico de vendas da empresa Paulo Masson, que abordou sobre a aptidão agronômica dos híbridos, época ideal de plantio e manejos da cultura. O evento ocorreu no quiosque da Vendinha.


ENTREGA DE CARRETILHAS TRIPLA AÇÃO

Esta semana todas as equipes que trabalham em altura receberam novos equipamentos de resgate. Antes os grupos trabalhavam com dupla ação, mas hoje o sistema é de tripla ação. As carretilhas fazem içamento e descida de objetos com a vantagem de travar a corda e os objetos presos a ela na altura desejada. O mecanismo deve ser aplicado na construção civil, construção, operação e manutenção de redes de distribuição e transmissão de energia elétrica, construção, montagem e manutenção nas áreas industriais diversas, podas de árvores, manutenção de silos de estocagem de grãos e de combustíveis, reservatórios de água e em todas as tarefas que são realizadas no alto, afastadas do solo. A carretilha destaca-se, ainda, por ser indicada para possibilitar o resgate de pessoa postada no alto e que, por qualquer motivo, tenha ficado impossibilitada de descer por seus próprios meios. O modelo utilizado é “autoblocante”, ou seja, se o usuário perder o controle da alavanca do freio, o sistema de frenagem faz o travamento automático da corda, impedindo que o objeto venha a cair sem controle do alto. A corda fica travada quando a alavanca está livre.



DOUTOR EDERSON

Em 25 de agosto aconteceu a defesa de tese do nosso colega Ederson Madruga, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEE-UFSM). Intitulada Metodologia para análise da estabilidade angular em sistemas de distribuição com geração distribuída, a tese foi orientada pelo Prof. Dr. Daniel Pinheiro Bernardon e co-orientada pelo Prof. Dr. Rodrigo Padilha Vieira. “Sinto-me muito feliz com o objetivo atingido. Após anos de dedicação e muitas noites e finais de semana de estudo e abdicação do convívio familiar e lazer, ver a tese aprovada e com alguma contribuição para o tema é muito gratificante. ” A contribuição inovadora desse trabalho acadêmico é uma metodologia global para a avaliação da estabilidade angular transitória em sistemas de distribuição com geração distribuída, com uma representação reduzida da rede de distribuição, que permite uma análise eficiente de uma maneira mais prática, ou seja, critérios e método para análise de sistemas reais de distribuição, que são muito grandes e complexos. “A pesquisa contribui para todas empresas distribuidoras que tem ou que terão a conexão de pequenas centrais hidrelétricas em suas redes de distribuição, pois permite uma avaliação eficaz da estabilidade. Atualmente as empresas aplicam critérios utilizados em redes de transmissão, o que não é adequado para a rede de menor tensão.” Segundo Ederson, mais do que a contribuição específica dos cursos que os profissionais das Cooperativas estão vinculados, a inserção destes colaboradores no ambiente acadêmico traz benefícios enormes, pois aumenta o conhecimento técnico, promove integração e troca de experiências com funcionários de outras empresas e, principalmente, abre os horizontes para ações efetivas de melhorias na qualidade da energia e nos processos gerenciais que refletem na satisfação do Cooperado. ”


CBQEE

A Conferência Brasileira sobre Qualidade da Energia Elétrica (CBQEE), evento bienal considerado o maior dedicado ao tema em toda a América do Sul, chegou à sua 12ª edição, desta vez no Estado do Paraná, em Curitiba, de 21 a 23 de agosto. Realizada desde 1996, inicialmente com o nome de Seminário Brasileiro sobre Qualidade da Energia Elétrica, a Conferência já esteve sediada em todas as regiões do país. Foram abordados temas relevantes para a qualidade da energia elétrica, como o impacto da geração distribuída e a massificação das cargas não lineares, como lâmpadas led e inversores de frequência. A CERTAJA Energia participou com os colaboradores Ederson Madruga e Rodrigo Almeida, do setor de Engenharia. Eles acompanharam palestras, estudos e boas práticas que contribuirão para cada vez mais melhorar a qualidade da energia. Também conheceram os equipamentos e práticas adotadas por grandes empresas, o que direciona ações de regularização em possíveis falhas do sistema existente.



APLICABILIDADE E FUNDAMENTOS – WAF 2017

Os certajanos Enoque Garcia e Marcos Oliveira participaram do 8° Workshop de Aplicabilidade e Fundamentos – WAF 2017 promovido pela empresa CAS Tecnologia, no qual são apresentadas inovações na área de telemetria, medição, gestão de faturamento e perdas. Compareceram aproximadamente 80 participantes de diversas distribuidoras brasileiras que apresentam cases de sucesso a partir das soluções de hardware e software desenvolvidos pela CAS. Além das aplicações recentes de tecnologia da informação nos sistemas de distribuição foram apresentadas soluções inovadoras no âmbito da infraestrutura de comunicação, que podem revolucionar os processos de monitoramento do sistema elétrico nos próximos anos. Um ponto alto foi o debate mediado pelo jornalista da Band, Ricardo Boechat, e o superintende da ANEEL, Carlos Alberto Mattar, com enfoque na tarifa branca a vigorar a partir de janeiro de 2018. A partir do conteúdo apresentado será ampliado o uso das ferramentas que possuímos na CERTAJA para monitoramento do Grupo A telemetria dos pontos de fronteira e iniciado piloto para unidades consumidoras ligadas na baixa tensão. Nesta linha, será realizado em Taquari em 28/09/2017 o Workshop Telemetria – CERTAJA para debater as alternativas de telemetria e automação nas pequenas distribuidoras. Estão confirmados palestrantes das empresas CAS Tecnologia, Useall e Sul Engenharia. Será aberto para participantes das cooperativas e algumas das pequenas concessionárias gaúchas.


SINREM

Os certajanos Renato Martins, presidente da CERTAJA Energia, e Marcus França, gerente financeiro, participaram do SINREM – IV Simpósio Nacional de Regulação, Economia e Mercados de Energia Elétrica. Com a temática “Repensando o futuro do setor elétrico brasileiro” foram abordados diversos temas, entre eles a geração distribuída, a necessidade de alteração do cálculo do preço de referência da energia, a audiência pública nº 033/2017 (que trata do novo marco regulatório do setor), a tarifa branca, a necessidade de se fornecer o correto sinal econômico para as tarifas, com previsão de implantação de tarifa horo-locacional e o novo perfil do consumidor, que passa a interagir de forma mais ativa e exigente (prossumidor). Outros temas tratados foram a necessidade de investimentos em tecnologias para atender este novo perfil de geração e medição, separação de lastro e energia, revisão dos limites para acesso ao mercado livre, tarifa binômia, redução dos subsídios, dentre outros. As entidades que participaram dos debates foram:

– EPE – Empresa de Pesquisa Energética – Luiz Barroso (presidente)

– ANEEL – Diretor Tiago Correia

– ONS – Operador Nacional do Sistema – Luiz Eduardo Barata (presidente)

– CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – Ary Pinto (conselheiro)- ABRAGET, BNDES, ABRACEEL, ABRACE, USP, FGV, Itaipu

Conforme Renato e Marcus é preciso se manter constantemente atualizado, “de modo a podermos projetar cenários que permitam avaliar os impactos para nossos cooperados. O domínio dos assuntos permitirá à CERTAJA participar de forma ativa nos fóruns que tratam do tema, de modo também a defender seus interesses. ”


GESTÃO DE PROCESSOS

Aconteceu em 23 e 24 de agosto, em Porto Alegre/RS, o curso Gestão por Processos, promovido pela coordenação da Federação das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fecoergs), com a colaboração financeira do Sescoop. Nestes dois dias os participantes das cooperativas de infraestrutura, presidentes, engenheiros, contadores e técnicos das áreas de contabilidade e de engenharia foram inseridos numa nova visão para os trabalhos realizados nas cooperativas. “Não existe numa empresa produto ou serviço realizado que não passe por um processo”, disse o professor Jeferson Padilha, da Fundatec. “O objetivo do curso foi propor uma nova forma de olhar as atividades desenvolvidas pelas cooperativas, em benefício e ganhos na qualidade dos serviços prestados”, frisou José Zordan, superintendente da Federação. Segundo ele, “as mesmas atividades sendo desenvolvidas com uma nova visão, com maior agilidade e redução de custos”. Devido ao sucesso da promoção deste curso, pela manifestação dos participantes e pela qualidade e conteúdo do material apresentado e disponibilizado, a Fecoergs irá realizar um segundo evento, para maior difusão da gestão por processos, principalmente, pelo momento econômico atual no qual as empresas e a sociedade, como um todo, buscam reduzir seus custos, sem perder a qualidade. Da CERTAJA participaram Deise Araújo, João Ederson, Tiago Hartmann, Marlon Coutinho, Jaime Palagi e Marciano Vicari.


APAE TRIUNFO

No dia 25 de agosto, o presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins, e a gestora do setor Comercial, Deise Araújo receberam a visita de representantes da APAE Triunfo, Silvana e Auro. O objetivo do encontro foi a busca de parceria para convênios de arrecadação da APAE e do SINDICATO, como hoje já acontece com hospitais (contribuições descontadas na fatura de energia).


VISITA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BARÃO DO TRIUNFO

Em 28 de agosto, o presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins, juntamente com o conselheiro de Barão do Triunfo, Severino Lehmen e representantes do Núcleo de Comunicação, conversaram com o Secretário de Educação e com a vice-prefeita de Barão do Triunfo a fim de apresentar o projeto Sementes do Cooperativismo. O Núcleo de Comunicação da CERTAJA irá desenvolver um projeto com todas as escolas do município em outubro deste ano e foram discutidas ideias, estrutura necessária, logística do evento, entre outros.




IMAGEM DA SEMANA

A Invernada Adulta do CTG Pelego Branco conseguiu a classificação para a final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), que acontece em novembro na cidade de Santa Cruz do Sul e é um dos maiores festivais de dança da América Latina. Trata-se de um orgulho para o CTG Pelego Branco, levando o nome de nossa cidade para todo o Estado. Há uma semana foi exibido na RBS TV um programa como finalistas do Desafio Farroupilha. O ENART é um dos maiores festivais de arte amadora da América Latina. É promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e realizado desde 1986, sendo que desde 1997 ocorre no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul/RS. O encontro ocorre todos os anos, em três etapas: regionais, inter-regionais e final, com competidores de todo o Estado do Rio Grande do Sul. Espectadores de várias partes do mundo acompanham o ENART. Estima-se haver mais de dois mil concorrentes por ano, e mais de 60 mil espectadores na fase na final. Parabéns para a colega Marina (Secretária da Acerta) que integra o grupo há 17 anos.