TERMINA ESTÁGIO DOS JOVENS APRENDIZES

Na quarta-feira os Jovens Aprendizes 2012 terminaram seus estágios e, juntamente, com seus pais, compareceram no Sinter para rescindir seus contratos. Nove jovens foram contratos pela cooperativa. A formatura da turma acontecerá no mês de março. Na segunda-feira, dia 4, 30 jovens já iniciaram as aulas da edição 2013 no Idesc.


CAMPANHA MATERIAL ESCOLAR

doações logoO Supercentro lançou a campanha “Volta às aulas solidária”. Os clientes podem doar material escolar em bom estado e cada doação é revertida em cupom com desconto na compra do material escolar novo. O período é de 29 de janeiro a 22 de fevereiro. As doações podem ser feitas na recepção do Supercentro. Após a campanha todo o material arrecadado será doado a uma escola.



OLHOS & VERÃO

Conjuntivites e ceratites, provocadas pela proliferação de vírus e bactérias na água e em ambientes fechados, quentes e úmidos, estão entre as doenças mais comuns desta época. A exposição excessiva dos olhos aos raios solares também pode desencadear o aparecimento precoce de miopias, hipermetropias, cataratas e glaucomas. É imprescindível estar alerta aos fatores de risco ambientais, advertem os oftalmologistas. Confira abaixo alguns dos principais fatores de risco para a saúde dos olhos no verão e que cuidados podem evitá-los. Na semana que vem continuaremos a falar sobre o assunto. Não perca.

Sol – A radiação dos raios ultravioletas UVA e UVB favorece o surgimento de uma série de patologias oculares. Uma das mais comuns é o pterígio. Trata-se de um tecido fibrovascular (vasos sanguíneos) que cresce da conjuntiva, a parte branca do olho, em direção à córnea. A catarata também pode aparecer mais cedo em pessoas que se expõem excessivamente aos raios solares sem proteção adequada. A doença torna opaco o cristalino, a “lente” do olho, localizada atrás da íris e que deve estar sempre transparente, para permitir uma visão clara. Normalmente, a catarata se manifesta após os 55 anos.

Como prevenir

— Não expor-se excessivamente ao sol e usar óculos escuros com proteção contra raios UVA/UVB podem poupar os olhos desse problema.

 — Os óculos devem ser acessórios indispensáveis mesmo que o tempo esteja nublado, aconselha a oftalmologista Doroteia Matsuura, do Hospital Oftalmológico de Brasília.