DICA SAUDÁVEL

Uma dieta mediterrânea, rica em azeite de oliva, frutas secas, peixe, vegetais e vinho reduz em 30% o risco de uma pessoa sofrer doenças cardiovasculares, segundo o maior estudo sobre o tema publicado até hoje nos Estados Unidos.

Foi comprovado que uma dieta alimentar mediterrânea sem restrições quantitativas, completada com colheradas de azeite de oliva ou de frutas secas, reduz substancialmente o risco de crises cardíacas e acidentes vasculares cerebrais em pessoas que têm mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares, escreveram os autores do estudo.

Os participantes foram divididos em três grupos, um deles de controle. O primeiro grupo continuou uma dieta mediterrânea tradicional, com um consumo de ao menos quatro colheres de sopa de azeite de oliva no seu cotidiano. O segundo grupo, também submetido a uma dieta mediterrânea, deveria consumir cerca de 30 gramas de uma variedade de nozes, amêndoas e avelãs todos os dias, ao invés do azeite de oliva.

Os participantes destes dois grupos consumiram ao menos três porções de frutas e duas de verduras a cada dia. Eles tinham também que comer peixe três vezes por semana, evitar a carne vermelha e dar preferência à carne branca, como o frango. O grupo ainda deixou de consumir bolos ou alimentos industriais e limitou seu consumo de produtos lácteos ou carnes de porco processadas, como a salsicha. Aqueles habituados a beber vinho durante as refeições puderam tomar ao menos sete taças por semana. Os autores estimam que “os suplementos de azeite de oliva e de frutas secas explicam, provavelmente, a maior parte dos benefícios observados na dieta mediterrânea nos dois grupos”.

Segundo eles, o estudo permite comparar os efeitos desta alimentação com a atual dieta ocidental, na qual a carne vermelha, os alimentos industriais e os refrigerantes ocupam um importante lugar.





ENCERRAMENTO PIPA 2012

DSC00764Na noite de 19 de fevereiro a Acerta recebeu os produtores e a direção da CERTAJA para comemorar os resultados do Projeto de Integração do Produtor Associado (PIPA) Insumos e Produção. Em 2012 cerca de 120 associados participaram entregando arroz na Agroindústria ou adquirindo insumos para suas lavouras no Fomento CERTAJA. O diretor Pedro Maia apresentou os resultados da Agroindústria desde 2010, anteriores à criação do Projeto, até a última edição, mostrando o grande aumento de produção. Em 2010 se beneficiava uma média de 13.500 sacas por mês. Em 2011 houve um aumento significativo e em 2012 a média de sacas beneficiadas pulou para 21.700 ao mês. Além dos resultados da Agroindústria, Pedro Maia compartilhou o resultado anual de cada negócio da CERTAJA Desenvolvimento, como do Supermercado e da Agroveterinária, que felizmente tiveram bom crescimento no número de vendas. O motivo dos números foi explicado detalhadamente. Foi informado, ainda, que os produtores já poderão receber os bônus pela participação no PIPA a partir do dia 1° de março. Para confraternizar o grupo saboreou um churrasco acompanhado de saladas, arroz e feijão.


MERCEARIA À NOITE

DSC01038A partir de uma ideia vinda da Gerência da Qualidade, o setor de Mercearia vem testando uma nova forma de trabalhar. Com o objetivo de melhorar a produtividade a ideia é que os abastecedores da Mercearia trabalhem à noite. De acordo com o responsável pelo depósito, Anderson Zang, o teste tem sido ótimo, até porque não precisam se preocupar com os clientes na hora de deixar os carrinhos nos corredores. Desta forma se torna bem mais ágil o serviço. O teste foi feito de terça até esta sexta-feira. Quatro funcionários do Depósito e um vigia estão participando. Caso seja feita a mudança será necessário treinar com os abastecedores.



DICA SAUDÁVEL

EscovaESCOVA DE DENTES – Item indispensável para a higiene bucal, a escova dental escolhida nem sempre é a mais indicada para cada pessoa. De acordo com dentistas, alguns aspectos devem ser levados em conta na hora da escolha. O ideal é que se procure orientação odontológica antes da compra, mas se for adquirir aleatoriamente, escolha escovas macias ou ultra macias de cabeça pequena. Apesar disso, cada tipo tem sua indicação. Pessoas com aparelhos ortodônticos, problemas periodontais e próteses geralmente precisam de uma escova mais específica para sua higiene bucal. estudos recentes mostram que a forma mais eficiente de higienizar a escova é deixá-la submersa em uma solução antisséptica após a lavagem com água corrente, até cobrir todas as cerdas. Essa solução pode ser colocada em um copo e trocada pelo menos uma vez por semana. A troca da escova pode ser feita a cada 60 dias, desde que seja manuseada e higienizada de forma correta. Importante lembrar que a escova dental é um item individual, não se empresta para um amigo ou mesmo para um filho, pois bactérias e vírus podem ser transmitidos pela escova.