IMAGEM DA SEMANA

ImperioZonaNorteNão se fala em outra coisa em Taquari. A escola de samba Império da Zona Norte, de Porto Alegre, trouxe em seu samba enredo uma homenagem à nossa cidade. Na comissão de frente, a história do povo de Taquari, através de verso e prosa do Jornal Taquariense, na praça da cidade, onde tudo acontece. A primeira alegoria foi puxada pela 1ª porta-estandarte, Marina Leite, de apenas 19 anos. A ala “Tá na capa do Jornal” veio em seguida, representando as principais notícias da época, entre elas a abolição da escravatura. O carro chefe, o abre-alas, fala sobre a Linotipia.

 A bateria carrega o tema de Tibiquary, a antiga Taquari, e representa o Rio das Taquaras. Entre as alas, as principais são os Índios Patos, Ilha dos Açores, Açorianos, Cantiga de Roda, Assombração, Paixões, a Terra e o Futebol.

 Entre as alegorias, a segunda também levava o nome de Tibiquary e fazia referência ao índio de braços abertos que batizou a cidade. O terceiro carro representava o Laranjal e as eternas rainhas que divulgavam os tradicionais doces e derivados da laranja, bem como o mel extraído por abelhas. Na quarta e última alegoria, a Olaria, quando surgiram os mais variados estilos arquitetônicos da cidade pelas mãos dos açorianos, artistas da construção. A cidade surgiu no entorno da lagoa, onde o sustento da agricultura teve notável avanço, como o trigo, arroz, mandioca, laranja, limão e milho. Confira mais detalhes em http://glo.bo/1hPADKw

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *