CURSOS SENAR

Comprometida em levar conhecimento aos seus cooperados e capacitá-los para novas oportunidades em suas rotinas, a CERTAJA realizou novas atividades junto a diversas comunidades que atende. Confira as iniciativas.

INFORMÁTICA BÁSICA/GESTÃO RURAL – O professor Wolney Vitor Luersen abordou noções básicas de informática e editor de textos na localidade Morro do Pedro Rosa, Tabaí, de 3 a 6 de julho. Os conteúdos incluíram noções de hardware e software, conhecimento da área de trabalho, ferramentas e suas aplicações, noções do Word, edição e revisão de textos. Outros temas que entraram no programa do curso foram formatação de documentos, construção de tabelas, inserção de elementos gráficos, edição de estilos, internet e noções de Excel básico, com criação de planilhas eletrônicas.

COSTURA E TRANSFORMAÇÃO – De 3 a 6 de julho, a comunidade de Arroio do Capivara, em Taquari, recebeu o curso de introdução à costura e transformação das peças do vestuário. A artista plástica Elizete Mognon coordenou a atividade, demonstrando o funcionamento da máquina de costura, reaproveitamento de peças, bainhas e ajustes. Com nove participantes, o grupo teve duas alunas que não tinham nenhum conhecimento na área. Dona Alaídes, uma dessas alunas para quem tudo era novidade, disse que irá aplicar as ideias em seu cotidiano. Dona Ana já sabia costurar, mas revela que teve muitas ideias novas, como porta sapatos em calça jeans, bolsas e puxa saco.

PLANTAS – Em 6 e 7 de julho, a professora Lucimara Fanfa Corvello apresentou para 12 participantes na localidade Arroio das Pedras, Taquari, noções básicas sobre plantas medicinais, condimentares e aromáticas. Os conteúdos incluíram identificação de espécies espontâneas com uso medicinal e comestíveis (medicina preventiva), propagação de mudas por estaquia e semeadura, confecção de canteiros e informações sobre solos, com a manutenção das plantas e adubação. Outras temáticas foram o controle de pragas e doenças, manejo e produção de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, infraestrutura para produção e dicas sobre colheita, secagem e armazenamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *