SINREM

Os certajanos Renato Martins, presidente da CERTAJA Energia, e Marcus França, gerente financeiro, participaram do SINREM – IV Simpósio Nacional de Regulação, Economia e Mercados de Energia Elétrica. Com a temática “Repensando o futuro do setor elétrico brasileiro” foram abordados diversos temas, entre eles a geração distribuída, a necessidade de alteração do cálculo do preço de referência da energia, a audiência pública nº 033/2017 (que trata do novo marco regulatório do setor), a tarifa branca, a necessidade de se fornecer o correto sinal econômico para as tarifas, com previsão de implantação de tarifa horo-locacional e o novo perfil do consumidor, que passa a interagir de forma mais ativa e exigente (prossumidor). Outros temas tratados foram a necessidade de investimentos em tecnologias para atender este novo perfil de geração e medição, separação de lastro e energia, revisão dos limites para acesso ao mercado livre, tarifa binômia, redução dos subsídios, dentre outros. As entidades que participaram dos debates foram:

– EPE – Empresa de Pesquisa Energética – Luiz Barroso (presidente)

– ANEEL – Diretor Tiago Correia

– ONS – Operador Nacional do Sistema – Luiz Eduardo Barata (presidente)

– CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – Ary Pinto (conselheiro)- ABRAGET, BNDES, ABRACEEL, ABRACE, USP, FGV, Itaipu

Conforme Renato e Marcus é preciso se manter constantemente atualizado, “de modo a podermos projetar cenários que permitam avaliar os impactos para nossos cooperados. O domínio dos assuntos permitirá à CERTAJA participar de forma ativa nos fóruns que tratam do tema, de modo também a defender seus interesses. ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *