Plantio deve ser feito 10m longe das redes da cooperativa de cada lado. Ocorrências de galho na rede devem ser comunicadas ao Disque Energia

As árvores são bem-vindas em todos os lugares. A exceção é quando árvores grandes, com vistosos galhos, disputam o mesmo espaço que as redes elétricas. Isso resulta na interrupção no fornecimento de energia.

Atualmente, 10,75% das ocorrências não programadas são decorrentes de árvores ou galhos na rede. O contato das árvores e galhos pode provocar desde “picos” (interrupções breves no fornecimento de energia, ocasionado por algum galho que tenha encostado na rede e provocado a atuação de um religador), até o rompimento de cabos ou quebra de postes, que podem resultar em horas de interrupção no fornecimento de energia.

Para minimizar este problema, a CERTAJA investe no serviço de limpezas de faixas, que consiste no trabalho de equipes especializadas em podas e cortes de árvores que estejam próximas às redes de distribuição de energia. Estes serviços são realizados sempre sob licenciamento ambiental.

“O mais importante para a CERTAJA é garantir a segurança no serviço. Quem não está treinado e equipado para este trabalho pode provocar a queda da vegetação sobre a rede, interrompendo o fornecimento de energia para os cooperantes e o que é mais grave: coloca em risco a própria vida e a de outras pessoas”, destaca o setor de operações.

Conheça a seguir algumas dicas importantes que são responsabilidade dos associados da CERTAJA.

•Evite plantar árvores próximas às redes. Na área rural, a distância mínima é de 10m de cada lado da rede para o plantio de árvores de maior porte. Como o tamanho das plantas varia muito entre as espécies, o ideal é observar para não correr o risco de que a árvore, na fase adulta, encoste na rede de distribuição.

•Ao perceber vegetação com potencial risco de atingir a rede elétrica, ou identificar galhos encostando na rede, não se aproxime, e informe a situação através do Disque Energia, ligando para o 0800 541 6185.

• Podas inadequadas, realizadas próximas à rede, podem ocasionar na queda de árvores ou galhos na rede energizada. Isso provoca a interrupção no fornecimento de energia para muitos cooperantes, e o que é mais grave: coloca em risco a vida de quem estiver próximo.