Pela segunda vez a CERTAJA e demais cooperativas gaúchas participam do Dia de Cooperar, campanha realizada com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e do Sescoop/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul). No ano passado, mais de 107 mil pessoas foram beneficiadas com ações de responsabilidade social em todo o Rio Grande do Sul. Este ano, 158 projetos mobilizaram mais de 7 mil voluntários em 90 cidades do Estado, com a participação de 176 cooperativas. O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009 com o objetivo de amplificar uma corrente de solidariedade, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o País. Com o apoio do Sistema OCB e de suas unidades estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. A culminância de todas as ações ocorre sempre no primeiro sábado do mês de julho, ocasião em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. Desta forma, em 2016, o dia 2 de julho marcará esta data. Confira as ações desenvolvidas pela CERTAJA:

LIMPEZA DO RIO TAQUARI – No dia 16 de abril, a CERTAJA esteve junto mais uma vez em uma força tarefa para limpar as águas do Rio Taquari. A ação foi realizada em parceria com a Patrulha Ecológica Voluntária com o apoio de João Rolim, Ricardinho, Gilberto Aguirre e Paulo Fernando com seus barcos, Restaurante Batata com sua embarcação pelo clube Náutico de Taquari, Chico Florestal, Duratex e colaboradores da CERTAJA. A saída da expedição ocorreu junto à rampa de acesso dos barcos, na área de camping Municipal, perto da barca, às 8h30min, e foi até às 13h. Com a iniciativa toda a população de Taquari, cerca de 26 mil pessoas saíram beneficiadas. Foi recolhida cerca de meia tonelada de lixo, composto principalmente de garrafas pet, artigos plásticos, cadeiras, churrasqueira, pneus, grade de ventilador, secadora de roupas, lonas e um liquinho. Na mesma ocasião foram extintos possíveis focos do mosquito da dengue, como potes, lonas dobradas e pneus. Na data de realização do voluntariado, o rio estava acima do nível normal, o que dificultou o acesso às margens impossibilitando uma maior efetividade na coleta do lixo. A ação faz parte da Semana Interna de Meio Ambiente da Cooperativa desde 2010, e foi incorporada ao Dia C – Dia de Cooperar em 2015, cujo objetivo é executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias. A proposta é trabalhar com a comunidade taquariense, evidenciando a importância das águas do rio Taquari para o município.

DSCN0702

SEMEANDO COM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – Em 9 de junho a equipe de Comunicação da CERTAJA realizou 5 palestras na Escola Morro do Pedro Rosa, em Tabaí, nos turnos da manhã, tarde e noite. Um grupo de 244 alunos do ensino fundamental, médio e técnico receberam orientações sobre a CERTAJA, princípios do cooperativismo, uso do novo site e da agência virtual, entre outros. Também foi realizada uma palestra de eficiência energética, com dicas valiosas de como economizar energia, ministrada pelo Engenheiro Eletricista Alexandre Rocha, da empresa 5EC, contratada pela CERTAJA para realizar o PEE (Programa de Eficiência Energética).

DSCN1365

ESCOLA SUSTENTÁVEL – Em 31 de março ocorreu uma palestra motivacional na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Porfírio de Menezes Costa, localizada no Rincão São José, em Taquari para a realização do trabalho. A equipe de participantes, juntamente com o engenheiro agrônomo e técnicos da Agroveterinária CERTAJA, elegeu as espécies de verduras que serão plantadas e dividiu as tarefas entre as turmas da escola. Foi preparado o solo (limpeza do canteiro) e realizada a semeadura das espécies. A produção final da horta (hortaliças e legumes) será utilizada para preparar a merenda escolar. Na tarde de hoje, 1º de julho, foi realizado o plantio das espécies como culminância das ações desenvolvidas pela CERTAJA para o Dia C.

Plantio das espécies - 1º de julho (32)