Obras de ligação nova ou aumento de carga são viabilizadas a partir de iniciativa

Em março de 2021, na Assembleia Geral Ordinária – AGO, foi aprovado o Programa Mais Cooperado, que tem por objetivo auxiliar financeiramente os coo­perados na parcela de participação finan­ceira do consumidor quando de obras de ligação nova ou aumento de carga. Pela legislação do setor elétrico, em algumas situações, o consumidor deve participar financeiramente de uma obra. Nestes ca­sos, o Programa contribui com o coope­rado pagando uma parte desta parcela. Desde seu início, em abril deste ano, 49 projetos foram beneficiados com a iniciativa, alcançando o valor de R$ 175.415,11 e viabilizando a melhoria da qualidade de vida através da energia elétrica disponibilizada.

O casal de cooperados agricultores Antônio Anschau e Adriane Lisete Machado da Cruz, da comunidade de Passo do Santa Cruz, em Taquari, aderiu ao Programa e obteve auxílio financeiro da CERTAJA. Adriane, cooperada desde 11/06/2007, e Antônio desde 05/03/2021, solicitaram alteração de carga para trifásica, complemento de fase na MT e troca de transformador.  “Queríamos colocar uma rede trifásica e fomos até a CERTAJA. Lá, as meninas do atendimento nos deram mais explicações sobre o Programa. Assim, iniciamos as tratativas necessárias para a adesão.”

MELHORIAS NA PRODUÇÃO – A necessidade para realizar a obra surgiu há tempo, pois a rede monofásica não comportava os diversos aparelhos trifásicos em uso. Com a alteração, tudo melhorou: “Logo no início sentimos o ganho na diminuição da conta de energia e no aumento de sua qualidade, pois antes não podíamos ligar dois chuveiros ou dois motores ao mesmo tempo. A energia caía. Agora podemos produzir mais, já que temos uma energia de melhor qualidade, e será possível adquirir máquinas para aumentarmos nossa produção, que se divide na criação de gado e plantação de arroz.” Equipamentos como serra e torno para vacinação do gado agora podem ser utilizados.

Antônio e Adriane acentuam que sempre foram bem atendidos pelos colaboradores da Cooperativa: “Quando falta energia o atendimento é rápido. Nos casos em que a CERTAJA sabe antecipadamente que vai haver falta de energia, recebemos avisos e podemos nos organizar. A instalação da rede nova foi muito rápida também. O atendimento do plantão é veloz e o em formato presencial também é bom. As atendentes são atenciosas e explicam detalhadamente tudo o que precisamos saber.”