Cresce adesão ao Programa Mais Cooperado
Obras de ligação nova ou aumento de carga são viabilizadas a partir de iniciativa
Em março de 2021, na Assembleia Geral Ordinária – AGO, foi aprovado o Programa Mais Cooperado, que tem por objetivo auxiliar financeiramente os cooperados na parcela de participação financeira do consumidor quando de obras de ligação nova ou aumento de carga. Pela legislação do setor elétrico, em algumas situações, o consumidor deve participar financeiramente de uma obra. Nestes casos, o Programa contribui com o cooperado pagando uma parte desta parcela. Desde seu início, em abril deste ano, 49 projetos foram beneficiados com a iniciativa, alcançando o valor de R$ 175.415,11 e viabilizando a melhoria da qualidade de vida através da energia elétrica disponibilizada.
O casal de cooperados agricultores Antônio Anschau e Adriane Lisete Machado da Cruz, da comunidade de Passo do Santa Cruz, em Taquari, aderiu ao Programa e obteve auxílio financeiro da CERTAJA. Adriane, cooperada desde 11/06/2007, e Antônio desde 05/03/2021, solicitaram alteração de carga para trifásica, complemento de fase na MT e troca de transformador. “Queríamos colocar uma rede trifásica e fomos até a CERTAJA. Lá, as meninas do atendimento nos deram mais explicações sobre o Programa. Assim, iniciamos as tratativas necessárias para a adesão.”
MELHORIAS NA PRODUÇÃO – A necessidade para realizar a obra surgiu há tempo, pois a rede monofásica não comportava os diversos aparelhos trifásicos em uso. Com a alteração, tudo melhorou: “Logo no início sentimos o ganho na diminuição da conta de energia e no aumento de sua qualidade, pois antes não podíamos ligar dois chuveiros ou dois motores ao mesmo tempo. A energia caía. Agora podemos produzir mais, já que temos uma energia de melhor qualidade, e será possível adquirir máquinas para aumentarmos nossa produção, que se divide na criação de gado e plantação de arroz.” Equipamentos como serra e torno para vacinação do gado agora podem ser utilizados.
Antônio e Adriane acentuam que sempre foram bem atendidos pelos colaboradores da Cooperativa: “Quando falta energia o atendimento é rápido. Nos casos em que a CERTAJA sabe antecipadamente que vai haver falta de energia, recebemos avisos e podemos nos organizar. A instalação da rede nova foi muito rápida também. O atendimento do plantão é veloz e o em formato presencial também é bom. As atendentes são atenciosas e explicam detalhadamente tudo o que precisamos saber.”