Fabricantes apresentaram novos produtos e soluções com benefícios ecológicos para as cooperativas integrantes da Fecoergs

A tecnologia a serviço da qualidade da energia. Esse foi o objetivo da palestra realizada pelas empresas Itaipu Transformadores e Cargill, que aconteceu no auditório da CERTEL, em Teutônia, no final de abril.

A CERTAJA Energia participou do evento, representada pelo gerente de Distribuição, Eleandro Marques, pelo coordenador do Setor de Engenharia, Geison Quadros e pelo colaborador do Setor de Compras e Contratações, Everton Medeiros.

A fabricante Cargill apresentou o óleo vegetal FR3m que é aplicado nos transformadores da Itaipu. O óleo é equivalente ao óleo mineral utilizado nos transformadores da rede de distribuição e subestações, com o diferencial de trazer ganhos na vida útil dos equipamentos, redução de perdas e benefícios ecológicos.

A empresa Itaipu, fornecedora de transformadores para todo o Brasil, apresentou o Transformador Ecológico e o SmarTrafo, sendo que o último possui tecnologia para monitoramento remoto de diversas métricas do equipamento, que facilitam o controle de tensão, perdas, falta de energia e outros pontos que atualmente não são possíveis acompanhar.

Segundo os colaboradores da CERTAJA Energia, a partir de agora, será estudada a aplicação de ambas as tecnologias para as diversas situações que surgem nas redes da cooperativa, principalmente quanto ao uso do SmartTrafo, que para circuitos com grande número de cooperados ligados pode trazer ganhos bastante significativos.