A CERTAJA Energia esteve presente no workshop que discutiu o futuro do mercado fotovoltaico no estado gaúcho e no Brasil, organizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR, e realizado na sede administrativa do Sicredi, em Santa Cruz do Sul, no dia 9 de maio.

O coordenador do Setor de Engenharia, Geison Quadros, juntamente com o engenheiro Elton Rodrigues e o colaborador Talis Ferrazza, participou do evento que reuniu mais de 170 pessoas e abordou as mudanças regulatórias que estão por vir na área de geração distribuída.

RANKING | O RS, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – Absolar, está entre os três estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração própria em telhados e pequenos terrenos. Segundo recente mapeamento da entidade, a região possui 1 gigawatt (GW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Neste contexto, o território gaúcho responde sozinho por 11,8% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade, com 116.036 conexões operacionais, espalhadas por 497 municípios, ou 100% dos 497 municípios da região. Atualmente são 146.882 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Rio Grande do Sul a atração de mais de R$ 5,9 bilhões em investimentos, geração de mais de 32,9 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos.