Especialistas, distribuidores, fabricantes e os principais players estiveram reunidos entre os dias 21 e 23 de junho, na Capital catarinense, durante a 14ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída. Os colaboradores Geison Quadros e Thalis Ferrazza, do Setor de Engenharia, estiveram no evento que traçou um panorama sobre os principais desafios e oportunidades para o setor de energia solar fotovoltaica e geração distribuída e fontes renováveis.

Painéis e temas deram vida ao Fórum GD Sul

O evento foi palco de painéis responsáveis por apresentar tudo o que envolve o setor de GD atualmente, desde seus principais lançamentos e tendências, assim como visão dos principais players do setor. Na CERTAJA Energia, atualmente, em média são recebidas 40 solicitações para análise de conexão de Geração Distribuída no Setor de Engenharia, e hoje, já são mais de 640 unidades geradoras em operação na rede da cooperativa.

Para os colaboradores da CERTAJA Energia, as palestras de Operador Nacional do Sistema – ONS, da Empresa de Pesquisa Energética – EPE e da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, trouxeram perspectivas do sistema elétrico quanto a conexão de gerações distribuída, além dos impactos que elas causam.

Além desses conteúdos, o fórum também discutiu noções de qual direção o mercado vem crescendo e se expandindo e qual expansão poderá tomar, projetando dessa forma o que a cooperativa e as distribuidoras possam estar preparadas para atender da melhor forma essa demanda.