A partir do início do programa Energia Forte no Campo, que destinou valores por parte do Poder Público para melhoria das redes no interior, empreendimentos têm relatado qualificação e crescimento dos negócios

Colaborar com o desenvolvimento regional com energia de qualidade é uma das missões da CERTAJA Energia. E desde o segundo semestre de 2021, a partir do início do programa Energia Forte no Campo, que destinou valores por parte do Poder Público à melhoria das redes de distribuição de energia elétrica para o interior, inúmeras famílias e empresas qualificaram suas operações.

Segundo Deise Araújo, Coordenadora de Relacionamento com o Cooperado da CERTAJA Energia, os cooperados das regiões mais afastadas conseguiram acessar crédito para investir na complementação de fases e transformação de redes monofásicas em redes trifásicas. “Desta forma, muitos conseguiram alavancar os seus negócios, aumentar a produtividade e gerar mais empregos”, explica.

Um dos empreendimentos beneficiados por essa iniciativa foi o Sítio Buraco Fundo, em Vale Verde. Inaugurado há seis anos, a pousada é uma referência quanto ao lazer e descanso. Segundo Paula Kist, nome à frente do Sítio, o projeto foi originalmente concebido como uma hospedagem dentro da residência de campo da família. As primeiras melhorias no serviço de energia começaram há dois anos, com a construção de dois bangalôs.

“Neste período mudamos a rede para bifásico e conseguimos investir em uma piscina, spa e iluminação para o jardim. Porém, com o tempo e ampliação do atendimento, isso não foi mais o suficiente”, explica.

Durante os últimos meses, a partir do projeto Energia Forte no Campo, foi possível mudar para o sistema trifásico. A obra teve investimento de R$ 98 mil e foi viabilizada pela CERTAJA Energia, em parceria com o município, o governo do estado e o próprio Sítio. “Desta forma, conseguimos expandir nossas instalações e também equipar ainda mais as estruturas atuais”, analisa Paula.

“Não podemos mensurar os ganhos que tivemos com as alterações energéticas. Porém, o empreendimento não teria alcançado o crescimento visto se as deficiências que tínhamos no início fossem mantidas. Então, esse esforço conjunto tem sido essencial para nosso desenvolvimento”, conclui.