Abaixo seguem orientações baseadas em dúvidas frequentes
relacionadas aos nossos serviços:

INFORMAÇÕES GERAIS AOS USUÁRIOS DA ENERGIA ELÉTRICA

Informações gerais aos usuários da energia elétrica

  • Atualize o número de seu celular para receber avisos de desligamentos programados;
  • Cliente com energia suspensa por falta de pagamento a mais de 60 dias, deverá adequar o padrão de medição e os prazos para restabelecimentos da energia serão os mesmos de uma ligação nova;
  • Unidades Consumidoras, em que o Titular possua Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, devem apresentar o cartão ao posto de atendimento da CERTAJA Energia mais próximo para possível benefício da Tarifa de Social de Energia – TSSE;
  • É importante que as unidades consumidoras que utilizam equipamentos elétricos destinados à preservação da vida, ou seja, dependentes de energia elétrica façam cadastro específico contatando com Disque Energia ou pessoalmente em algum posto de atendimento;
  • Através do site www.certaja.com.br é possível emitir a segunda via da fatura de energia elétrica e também obter informações sobre desligamentos programados;
  • Todos os cooperados consumidores de energia devem permitir o livre acesso a medição conforme art. 77 da Resolução Homologatória 414 de 09 de setembro de 2010, disponível em http://www.aneel.gov.br/cedoc/ren2010414.pdf .

Art. 77. A verificação periódica dos equipamentos de medição, instalados na unidade consumidora, deve ser efetuada segundo critérios estabelecidos na legislação metrológica, devendo o consumidor assegurar o livre acesso dos inspetores credenciados aos locais em que os equipamentos estejam instalados.”

  • Mantenha seu cão preso e evite acidentes, assim você ajuda a CERTAJA a realizar a leitura do seu medidor, evitando que o valo seja estimado pelo histórico de consumo;
  • Denuncie os desvios de energia, todos os cooperados pagam pela energia desviada, não é necessária a identificação de quem faz a denuncia.
2º VIA DA FATURA

Como solicitar a 2º via da fatura?

Clique para ampliar

  1. Acesse o site www.certaja.com.br e escolha CERTAJA Energia
  2. Vá no menu “Serviços / Serviços On-line”;
  3. Informe seus dados (CPF e UC do titular da conta);
  4. Após, selecione a opção 1 – Emitir 2ª via de fatura.
AFERIÇÃO DE MEDIDORES

Faça a solicitação de aferição de seu medidor de energia pelos canais de atendimento:

  • Postos de atendimento presenciais;
  • 0800 541 6185;
  • e-mail: comercialenergia@certaja.com.br
ALTERAÇÃO CADASTRAL

Para realizar alguma alteração em seu cadastro são necessários os seguintes passos:

CANAIS DE RELACIONAMENTO

DESLIGAMENTO A PEDIDO - ENCERRAMENTO CONTRATUAL

Desligamento a pedido – Encerramento contratual

Para solicitar o desligamento de energia em sua unidade consumidora, são necessários os seguintes passos:

  • Número da Unidade Consumidora – UC;
  • Informação da leitura atual;
  • Retirada da fatura para quitação saldo de consumo;
  • Documentos pessoais.

Faça sua solicitação pelos canais de atendimento:

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA - GD MICROGERAÇÃO

Geração Distribuída – GD Microgeração

Para maiores informações sobre Geração Distribuída – GD – Microgeração acesse: www.certaja.com.br/energia/geracao-distribuida/

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Iluminação Pública

Para maiores informações sobre Iluminação Pública acesse: www.certaja.com.br/energia/iluminacao-publica/

LEITURA DO MEDIDOR

Leitura do medidor

Para informar a leitura de sua unidade consumidora, são necessários os seguintes passos:

  • Informar o número da unidade consumidora – UC;
  • Informar a leitura registrada no medidor de energia.

Faça sua solicitação pelos canais de atendimento:

PADRÃO DE MEDIÇÃO (CAIXA)

Padrão de medição (caixa)

Para maiores informações sobre Padrão de medição (Caixa) acesse:  www.certaja.com.br/energia/ric-bt-ric-mt/

PAGAMENTO EM DUPLICIDADE

Pagamento em duplicidade

Prezado(a) cooperado (a)!

Caso você tenha feito o pagamento da mesma fatura duas vezes, seguem as opções de devolução:

  • Podemos devolver na próxima fatura que será emitida (lembrando que as faturas que já foram emitidas terão que ser pagas normalmente);
  • Devolução via depósito na conta bancaria do cooperado;
  • O titular da Unidade Consumidora pode fazer a retirada na Matriz em Taquari.
PEDIDO DE RELIGAÇÃO

Pedido de religação

Para solicitar a religação de sua unidade consumidora, são necessários os seguintes passos:

  • Informe o número da unidade consumidora – UC;
  • Envie foto do comprovante de pagamento;
  • Não havendo a confirmação de pagamento até o 2º dia útil, será gerada nova suspensão do fornecimento.

Faça sua solicitação pelos canais de atendimento:

POSTOS DE ATENDIMENTO (PRESENCIAL)

Postos de atendimento (presencial)

RECLAMAÇÃO DE NÍVEL DE TENSÃO

Reclamação de nível de tensão

Para registrar uma reclamação sobre a tensão de fornecimento são necessárias as seguintes informações:

  • Informar número da unidade consumidora – UC;
  • Informar o período do dia em que costumam acontecer as variações de tensão;
  • Informar se a energia pisca ou chega a falhar;
  • Informar a quanto tempo ocorre este problema.
RECLAMAÇÕES GERAIS

Reclamações gerais


Para registrar uma reclamação sobre a CERTAJA Energia, são necessários os seguintes passos:

  • Informar número da unidade consumidora – UC
  • Relatar a situação a ser reclamada.
  • Faça sua solicitação pelos canais de atendimento:

Postos de atendimento presenciais;

RESSARCIMENTO DE DANOS ELÉTRICOS

Ressarcimento de danos elétricos


Para solicitar o ressarcimento de danos elétricos, são necessárias as seguintes informações:

  • Informar número da unidade consumidora UC;
  • Data e horário do evento;
  • Equipamentos danificados, marca(s) e modelo(s).

Maiores informações: www.certaja.com.br/energia/ressarcimento-de-danos-eletricos/

SEGURO RESIDENCIAL

Seguro residencial

TROCA DE TITULARIDADE (COTA)

Troca de Titularidade – Troca de Cota

Para realizar esta solicitação, são necessários os seguintes passos:

Por óbito:

  • Certidão de óbito;
  • Assinatura em formulário dos herdeiros constantes na certidão;
  • Determinação de quem ficará com a quota e quem receberá o pecúlio;
  • Dados bancários para depósito do valor do pecúlio;
  • Adquirente não possuir débitos com a Cooperativa.

Em casos específicos, poderão ser solicitados documentos adicionais.

 

Por venda/locação/doação:

  • Documento que comprove a possibilidade de alteração da titularidade;
  • Documentos pessoais;
  • Adquirente não possuir débitos com a Cooperativa.

Em casos específicos, poderão ser solicitados documentos adicionais.

Faça sua solicitação pelos canais de atendimento: