Teste ADR

O engenheiro de energia, Leonardo Ojeda, e o técnico de engenharia, Rafael Martins, realizaram, no dia 1º de agosto, uma visita técnica à residência da cooperada Cátia Lopes, em Capela dos Cunhas, Passo do Sobrado. O objetivo foi verificar de perto a reclamação sobre o nível de tensão, registrada por ela durante a reunião de Núcleo da sua localidade.


A ação teve como propósito acompanhar a inspeção preliminar na unidade consumidora, previamente executada pela equipe Móvel 05, formada pelos eletricistas Carlos Alexandre da Rosa e Daniel Pawlowski Lopes.

Na ocasião, foi realizado o primeiro teste de um novo equipamento em fase de avaliação para aquisição, voltado ao atendimento preliminar de reclamações relacionadas a variações de tensão. A iniciativa de testar o ADR TC surgiu após a participação do engenheiro eletricista Thalis Ferrazza no Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), onde teve contato com a fabricante da tecnologia.


Um modelo similar, da mesma empresa, já é utilizado por algumas equipes de campo para testes de funcionalidade em medidores de energia. A novidade desta versão é a funcionalidade chamada “ensaio de conexão”, capaz de detectar defeitos nas conexões da rede elétrica ao simular uma carga e medir a resistência até o ponto de conexão.


Outra vantagem é que, quando o cooperado não está presente no momento da visita, essa função pode simular a carga instalada da unidade consumidora. Isso possibilita realizar o atendimento preliminar mesmo sem a presença do cooperado, evitando deslocamentos sem execução do serviço e a necessidade de reagendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *