Reforma tributária

No dia 17 de outubro, os certajanos Aline Kichhein, Lovane Silva, Renata Reis e Marcus França estiveram reunidos com colaboradores da CERTEL e técnicos das empresas de consultoria SB11 Assessoria Contábil LTDA e Borghetti & Von Brock Advogados Associados.

O encontro deu continuidade aos trabalhos que têm sido realizados para tratar dos procedimentos necessários ao atendimento da reforma tributária, que entra em vigor em 2026, em caráter experimental, e que terá implantação escalonada entre 2027 e 2033.


Considerada um processo que exigirá muita atenção e dedicação dos profissionais envolvidos, a reforma tributária é regulamentada pela Lei Complementar nº 214/2025. Esta prevê que, ao longo do período de implantação, os impostos atuais (ISSQN, ICMS, PIS e COFINS) serão mantidos, com alíquotas que serão reduzidas anualmente.

Já os novos tributos – Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e Imposto Seletivo (IS) – partirão de tarifas menores, que aumentarão, também de forma anual, até que estejam implantados na sua integralidade – e os atuais sejam extintos.

Na CERTAJA Energia, o grupo responsável pelo assunto também inclui os colegas Maria Elena Souza Gomes e Luis Felipe Jesus da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *