A CERTAJA Energia está entre as seis distribuidoras do Brasil, de um total de 105, que já estão adimplentes com os envios dos dados de Micro e Minigeração Distribuída (MMGD) à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O destaque foi mencionado na reunião semanal da ANEEL, realizada no dia 06 de novembro, pela Superintendência de Regulação dos Serviços de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (STD). Durante o encontro, o responsável pelo órgão destacou a Cooperativa e outras cinco distribuidoras que conseguiram realizar o envio de dados corretamente — um desafio que tem gerado dificuldades para grande parte do setor devido à transição para o novo sistema e API da ANEEL.

O resultado é fruto do trabalho do engenheiro de energia Leonardo Ojeda, com o apoio de Rafael Reis e Elton dos Santos. “Com dedicação e esforço, eles conseguiram atender a todas as condições e necessidades para efetuar o envio e já estar de acordo com as solicitações da ANEEL”, destaca Geison Bittencourt Quadros, coordenador do setor de Engenharia e Operação.
DEPOIMENTO
Nas primeiras reuniões enfrentamos algumas dificuldades para compreender o funcionamento do novo sistema, por se tratar de uma plataforma nova. No entanto, ao longo dos encontros e após a realização de diversos envios de teste, fomos adquirindo experiência e entendendo melhor o processo de validação dos dados.
No dia 10 de outubro, conseguimos efetuar com sucesso o primeiro envio oficial, dentro do prazo regulamentado. Ficamos muito satisfeitos em atender à exigência da ANEEL e cumprir o cronograma estabelecido.
Embora o processo ainda não esteja totalmente finalizado, pois alguns ajustes na plataforma USEALL ainda precisam ser realizados para otimizar a extração dos dados, estamos avançando de forma consistente. Caminhamos para alcançar uma extração mais rápida e eficiente, garantindo o envio seguro e ágil das informações à ANEEL, e aprimorando mais um de nossos processos internos.
