
A CERTAJA Energia recebeu, no dia 26 de novembro, representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
O encontro teve como foco o projeto de adesão ao Mercado Livre de Energia, iniciativa no âmbito do Sandbox Tarifário que possibilitou, ao longo de 2025, que uma amostra de consumidores de baixa tensão experimentasse o funcionamento do Mercado Livre de Energia sob supervisão das cooperativas envolvidas.

Também participaram da programação representantes da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (INFRACOOP); da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs); da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); da ConsulTar – Consultoria e Serviços de Engenharia; das cooperativas Certel e Coprel, além de cooperados que aderiram ao projeto.

Presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins destacou a rapidez da evolução tecnológica e a necessidade de preparo para atender às demandas que surgem no setor. Já o vice-presidente, Ederson Madruga, apresentou a estrutura, os números e a atuação da Cooperativa.
Madruga observou a relevância da participação dos cooperados no projeto, que tinha como objetivo analisar o comportamento e a receptividade dos consumidores do Grupo B – residenciais, comerciais e industriais – diante da possibilidade de abertura de mercado, cuja implementação nacional poderá ocorrer a partir de 2028.

Discutindo o futuro
Especialista em Regulação na ANEEL, Diego Brancher ressaltou o caráter estratégico da iniciativa. Ele coordena os nove projetos do Sandbox Tarifário – entre os quais está o proposto pelas permissionárias CERTAJA Energia, Cerbranorte, Certel e Coprel. “O que a gente está discutindo aqui é a realidade dos próximos anos”, disse. “O que as quatro cooperativas estão testando é o futuro do Brasil”, acrescentou.

Brancher também destacou um diferencial do projeto em relação aos demais: oferecer ao consumidor a possibilidade de escolha. “A ANEEL quer deixar o consumidor mais satisfeito. Os três mil consumidores que participaram estão ajudando o Brasil, dando insumo, dando feedback para tornar essa satisfação, no futuro, melhor.”
Gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na Abradee, Lindemberg Reis reforçou a importância dos 12 meses de experimentação para avaliar a adesão dos usuários e celebrou o momento. “É uma felicidade estar aqui com vocês. Todos vocês são inovadores. Estão no top 3 nas inovações de tarifas que estão sendo testadas.”

Apresentação de dados
Sócio consultor na ConsulTar – Consultoria e Serviços de Engenharia, empresa especialista em regulação econômica e tarifas, Diego Boff apresentou dados do projeto, que está na fase de pesquisa final. Ele detalhou a pesquisa inicial, as adesões e as avaliações do comportamento dos participantes nos diferentes grupos do experimento.

Eleandro Luis Marques da Silva e Deise Ferreira de Araújo demonstraram os dados relativos a CERTAJA Energia, como o plano de comunicação, a evolução das adesões e a economia obtida pelos cooperados. Associados que aderiram ao projeto também compartilharam suas percepções – do primeiro contato à totalidade da experiência.


Saiba mais
O Projeto de Adesão ao Mercado Livre de Energia, aprovado pela ANEEL no âmbito do Sandbox Tarifário, teve como plataforma principal o SisPAM BT (Sistema do Projeto de Abertura de Mercado em Baixa Tensão), que simula a operação do Mercado Livre de Energia, funcionando de maneira semelhante a um e-commerce.
Neste ambiente simulado e seguro, os consumidores selecionados para o projeto puderam escolher entre diferentes produtos tarifários. A gestão é do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop).