Os engenheiros Geison Bittencourt Quadros e Thalis Ferrazza de Souza integram o Comitê Técnico-científico do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados.
O grupo tem como objetivo avaliar, validar e acompanhar o plano de desenvolvimento de um projeto de inovação na área de automação de redes de energia inteligentes, com foco na melhoria de indicadores, no restabelecimento de energia e em outras iniciativas estratégicas para o setor.

O convite para a participação chegou aos representantes da Cooperativa por meio da parceria com a UNISINOS e do professor e pesquisador, engenheiro doutor Rodrigo Marques de Figueiredo.
Além da CERTAJA Energia, integram o comitê engenheiros e representantes de importantes instituições e empresas do setor elétrico, como CPFL, CEMIG, CELESC, ELETROBRAS, CONCERT, ENERGISA, DATAH.IA, além da EMBRAPII e do Instituto FRAUNHOFER IPK.
“É gratificante poder participar desse tipo de trabalho, ainda mais quando temos tantas outras distribuidoras junto. Acredito que a parceria entre a Cooperativa e a academia — universidades e faculdades — pode trazer bons frutos para a comunidade e para ambas as partes”, destaca Geison.
“Nosso objetivo será contribuir levando a realidade das redes rurais, que representam grande parte da área de atuação da CERTAJA Energia, e, obviamente, poder aprender com as contribuições dos demais participantes do comitê.”
Geison Bittencourt Quadros
Para ele, a participação reforça o compromisso da CERTAJA com a inovação tecnológica e com o avanço das soluções inteligentes para redes de energia, fortalecendo a integração com entidades de referência nacional e internacional.