RENATO MARTINS É ELEITO PRESIDENTE DO SINDICOOPER

Na manhã de hoje, 07, ocorreu de forma virtual a Assembleia Eleitoral do Sindicooper, quando Renato Martins foi eleito Presidente da entidade. Também foram eleitos o Vice-Presidente – Erineo José Hennemann, da CERTEL, o   Secretário – Iloir de Pauli, da CERILUZ e o Tesoureiro – Jairton Nunes Vieira, da COOPERNORTE.


AMPLIAÇÃO DA ÁREA DE COBERTURA RÁDIO VHF

Na manhã de 06 de agosto o prefeito de Montenegro, Carlos Eduardo Müller, recebeu em seu gabinete o presidente Renato Martins e seu vice, Ederson Madruga. O objetivo da reunião foi a viabilização do compartilhamento de uma antena de rádio, que será utilizada pela CERTAJA Energia para a ampliação de sua área de cobertura via rádio VHF. Esses rádios são utilizados para comunicação com as viaturas das equipes de atendimento da Cooperativa, de forma que, uma melhor cobertura do sinal permitirá maior agilidade e economia de combustível, pois as ordens de serviço serão recebidas em uma maior área de atuação.

 


ENCERRAMENTO PGIA

Na tarde de 4 de agosto ocorreu a reunião final do Programa de Gestão Integrada e Avançada (PGIA 2019/20), com a coaching Clenir Streit. De forma online, gerentes, gestores e apoiadores participaram da mobilização e alinhamento para mudança cultural e foram convidados a refletir sobre o momento mundial que vivenciamos e o modo como estamos trabalhando dentro deste contexto. Clenir provocou o grupo com duas questões, e as respostas foram organizadas em imagens (nuvem de palavras), onde aquelas que aparecem em destaque foram as mais repetidas.

Em seguida, reflexões sobre o que essas palavras expressam frente ao momento atual da Cooperativa e do contexto para liderar foram discutidas em pequenos grupos e depois apresentadas. No encerramento, houve convergência de ideias, destacando a empatia, a necessidade de soluções rápidas e corretas, a intercooperação entre os setores, em entender e atender as necessidades do cooperado, o fortalecimento da identidade cooperativista, dentre outros. As rápidas soluções implementadas na CERTAJA neste período atípico foram comemoradas. Ederson Madruga destacou a implementação de whatsapp / chatbot, bem como a assinatura digital, que facilitaram o atendimento ao cooperado sem necessidade dele deslocar-se até a Cooperativa. O presidente Renato Martins elogiou as conquistas e as rápidas adaptações e implementações realizadas, sem que a Cooperativa tivesse deixado de realizar suas atividades e, ao mesmo tempo, protegendo a saúde das pessoas.

“Vocês estão criando o novo a partir do que trilharam até aqui, e não podem voltar atrás” finalizou Clenir.



ESPAÇO LIVRE

Relacionamentos x Ego

Sempre que você estiver conversando com alguém, verifique se você está sentindo necessidade de defender seu ponto de vista. Verifique a vontade de tornar a sua opinião mais importante do que a opinião do outro. Se essa vontade de “estar certo” aparecer em você, saiba que isso é o ego.

O ego tem a necessidade de estar certo. Para o ego, estar errado é a morte. Para satisfazer sua necessidade de estar certo, o ego se comunica com outros egos através da discussão ou da validação. ⠀

Na discussão, o ego vê o seu ponto de vista sendo atacado e por isso ele reage e contra-ataca. É interessante perceber os recursos primitivos que ele utiliza, como aumentar o volume da voz, modificar a entonação da voz para torná-la mais dramática, fazer gestos ou posturas ameaçadoras, entre outros apelos emocionais.

Já na validação, o ego encontra pessoas com pontos de vista semelhantes aos seus, e assim se sente “entre amigos”. Durante a validação, os egos “amigos” se inflam através do ataque às pessoas que não conhecem a mesma verdade, ou seja, aquelas que têm opiniões contrárias as suas.

Mas perceba que esses “amigos” só são amigos do ego enquanto compartilham opiniões semelhantes. Quando mudam de assunto e as opiniões se tornam conflitantes a discussão começa novamente.

Enquanto a humanidade continuar vivendo no estágio atual, que é o relacionamento entre egos, não haverá comunicação verdadeira. Enquanto houver necessidade de se defender e atacar não haverá espaço para ouvir o outro. Não haverá espaço para compaixão, que é reconhecer a si mesmo no outro.

Quando você descobre sua verdadeira natureza além desse ego frágil e carente, não há mais necessidade de se defender, não há mais necessidade de atacar, não há mais necessidade de estar certo.

É claro que você pode expor seu ponto de vista com firmeza. Você pode continuar concordando ou discordando normalmente. Mas você pode se libertar do vício de estar sempre certo, e você pode perder o medo de estar errado. Se você busca a verdade em si mesmo, então deve reconhecer que pode não estar certo todas as vezes. Para sua verdadeira natureza, estar certo ou errado não faz a menor diferença.

Fonte: Osho

Texto sugerido por Fátima Silva, gestora de RH

 


PORTAL DA INOVAÇÃO

“A inovação como estratégia competitiva é um fator essencial para o desenvolvimento do ecossistema empresarial em períodos de crise. Mas o Brasil tem se mostrado pouco engajado nesta agenda: em 2019, por exemplo, ocupamos a 66ª posição no ranking dos países mais inovadores do mundo, de acordo com o Global Innovation Index.” A informação é do texto compartilhado pela gestora de RH, Fátima Silva, disponível no Portal da Inovação.  Confira em http://certaja.com.br/inovacao/