Acordo de cooperação promove o fortalecimento da apicultura em Taquari

Presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins participou da assinatura entre Secretaria da Agricultura e Federação Apícola do RS, nesta manhã.

Nesta sexta-feira (8/12), o presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins, participou da assinatura do acordo de cooperação entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs).

A parceria, de 10 anos, compreende o uso compartilhado de parte da área do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Apicultura (Ceapis) do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi) para o cultivo agrícola e a produção de abelhas, aliado ao desenvolvimento de pesquisas.


O acordo de cooperação possibilitará a realização de diversas atividades, potencializando ações conjuntas e integradas entre a pesquisa e o setor produtivo e que possam ser utilizadas, inclusive, como unidades demonstrativas para realização de dias de campo e vitrines tecnológicas, beneficiando produtores, técnicos e toda a comunidade.

O presidente da Federação Apícola do Estado, Ademir Haetinger, frisou que este é um passo gigante para o Rio Grande do Sul. “Já temos 500 caixas de abelhas jatai para iniciar os trabalhos aqui no centro e tenho certeza que vamos dar um passo gigante de crescimento”, reforça.

O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, destacou que este acordo é resultado do somatório de ações de todos os governos, que agiram com responsabilidade. O evento também contou com a presença dos deputados federais Lucas Redecker e Pedro Westphalen, além de diversos representantes do município e da área da apicultura e familiares de Emílio Schenk, um dos apicultores responsáveis por tornar o Estado o berço da apicultura nacional.


“Estamos trazendo essa nova possibilidade para reestruturar esse local que é histórico para Taquari e para o Brasil, com grande potencial de crescimento e transformação. O pórtico da cidade de Taquari mostra o favo de mel e a laranja, e hoje estamos trazendo novamente a produção do mel”, afirmou o diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi), Caio Efrom.


Fórum dos presidentes das cooperativas gaúchas

O presidente, Renato Pereira Martins, e o vice Ederson Madruga, participaram do Fórum dos Presidentes das cooperativas gaúchas, promovido pelo Sistema Ocergs, nos dias 30/11 e 01/12, em Gramado, na Serra Gaúcha.

Foram dois dias de debates e cooperação, que reuniu lideranças para discutir o futuro do cooperativismo, destacando a importância da profissionalização, eficiência e integração com as comunidades. “As cooperativas estão constantemente aprofundando sua profissionalização e eficiência, mantendo, ao mesmo tempo, uma conexão muito próxima das suas comunidades”, disse o presidente Renato Pereira Martins.


No primeiro dia do Fórum, foi discutida a relevância do cooperativismo no desenvolvimento das comunidades gaúchas. O evento incluiu painéis sobre avanços políticos do cooperativismo e perspectivas econômicas brasileiras.

No segundo dia, jovens líderes discutiram desafios futuros do cooperativismo, abordando temas como ESG (Ambiental, Social e Governança). Os desafios globais e a importância da cooperação para enfrentar complexidades foram uma das temáticas do encontro. O evento também reconheceu os vencedores do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo, destacando trabalhos que valorizam os benefícios das cooperativas.



Curso de Associativismo

A CERTAJA Energia, em parceria com o Sindicato Rural de Taquari e o SENAR-RS, levou o curso Associativismo à localidade de Amoras, em Taquari, nos dias 06 e 07 de dezembro. Na capacitação, ministrada por Sandra Matos Flores, formada em Gestão rural, os alunos trabalharam temas como empreendedorismo, comportamentos e atitudes no desenvolvimento do associativismo e as razões para se criar uma associação. As colaboradoras Taynara Souza e Roberta Araújo, do setor de Relacionamento com o cooperado, participaram da capacitação.


Rede de energia e motivação

Essa semana, a colega Luciana Dannenberg, da secretaria, colocou em prática uma ideia super bacana. No corredor de acesso aos setores, foi disponibilizado um mural para que os colegas possam compartilhar bons momentos, trazendo mais motivação para o dia-a-dia. Participe! Traga fotos de momentos especiais e felizes para compartilhar na nossa rede de energia!


Apresentação de indicadores para 2024

No dia seis de dezembro, os coordenadores de setor apresentaram para a Direção e seus colaboradores, os indicadores definidos para o programa de participação nos resultados de 2024 – ProM. Na oportunidade, o vice-presidente, Ederson Madruga, destacou alguns pontos importantes como os 25 anos de existência do programa na Cooperativa, que atualmente é um dos benefícios oferecidos aos colaboradores e que as metas são definidas de acordo com um histórico, sendo o melhor resultado dos últimos 3 anos, ou seja, o resultado mais próximo do que já se alcançou. O presidente, Sr. Renato Martins, colocou sobre a importância do engajamento de todos e que é necessário propagar cada vez mais a comunicação entre os setores da Cooperativa, demonstrando como podemos unir os esforços para o alcance dos objetivos.


Analisadores de grandezas elétricas

A IMS Power Qualithy, de Porto Alegre, lançou no Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), realizado recentemente em Vitória, no Espírito Santo, analisadores de grandezas elétricas de média tensão. Em 2021 foi realizado um protótipo do produto com a nossa cooperativa. Foram feitos alguns ajustes e o novo teste para o produto final ser colocado no mercado foi iniciado esta semana com o acompanhamento dos colegas, Geison Quadros e Leonardo Ojeda, do setor de Engenharia, Giovanni Emmel e Gustavo Vargas, do Setor de Operação. Conforme Geison, engenheiro eletricista, “com o equipamento é possível realizar análises de perda de consumo na média tensão, desequilíbrio de fases e validação da calibração de reguladores de tensão”.


Festa de final de ano

No dia dois de dezembro, cerca de 300 certajanos comemoraram com muita alegria o ano que passou. Além da linda decoração e do delicioso buffet servido pela equipe do E.C. Pinheiros, a festa iniciou com sorteio de livros do Theatro São João e homenagens aos colaboradores que completaram 10 e 20 anos em 2023. Os colegas com mais de 30 anos de trabalho na Cooperativa também foram reconhecidos. O presidente, Renato Martins, e o vice-presidente, Ederson Madruga, realizaram a entrega de troféus aos homenageados e agradeceram a todos os colaboradores pelo empenho e dedicação. Ao final de sua mensagem, o presidente Renato convidou todos para rezarem um Pai Nosso. A festa seguiu até a madrugada com animação da banda Vip. Confira alguns momentos:


Clube de mães realiza confraternização em Barão do Triunfo

O Clube de mães da localidade de Linha Nova, em Barão do Triunfo, realizou uma confraternização de encerramento do ano no dia dois de dezembro. O evento contou com a participação de mais de 150 pessoas incluindo mães, pais e filhos. Brinquedos, sorteios, entregas de mimos para as crianças e um delicioso lanche fizeram parte da programação. A CERTAJA esteve representada pela coordenadora do setor de Relacionamento com o cooperado, Deise Araújo.


CERTAJA presente no HSM+

Nos dias 28 e 29 de novembro, o vice-presidente, Ederson Madruga, e o gerente administrativo/financeiro, João Edersom Pacheco, participaram da 23ª edição do HSM+, o principal evento de gestão e inovação da América Latina. O evento reuniu grandes nomes e referências nacionais e internacionais, que abordaram temas como tendências de negócios, sustentabilidade, inteligência artificial e avanço tecnológico.



Espaço Livre

A indicação do Espaço Livre desta semana é da colega Fabiana Martins, do setor de Relacionamento com o cooperado. Ela nos traz uma reflexão de Mário Sérgio Cortella sobre a importância de termos controle sobre as coisas com as quais interagimos, como o mundo digital, por exemplo.

“O mundo digital traz a capacidade de nos fazermos o nosso melhor, desde que tenhamos senso crítico, capacidade de reflexão, que não sejamos manejados por coisas que saem da nossa capacidade de controle. Daí a frase: “Tudo que não souber desligar, não ligue!” (Cortella)