ESPAÇO LIVRE

Confira o texto que Fátima Silva, gestora do RH, sugere para leitura nessa semana!

QUAL É O TAMANHO DE SEU MUNDO?

Viver é muito desafiador, para a maioria de nós. Inevitavelmente ao longo da nossa vida, vamos nos deparar com situações que parecem ser insuperáveis, insolúveis, e a realidade crua pode nos ser opressora. Mas a realidade não é algo fixo com o qual temos que lidar. Quando estamos diante de fatos, os tomamos por realidade dura, fixa, concreta, mas há uma parte muito móvel e maleável dessa equação.

Os fatos são aspectos secundários da realidade, sendo seu aspecto primário a interpretação. Sim, você já deve ter percebido que aquilo a que chamamos de realidade é composto de dois elementos: fato + interpretação. Por isso, um mesmo fato é experienciado de forma completamente diferente por pessoas diferentes. A percepção é que determina as consequências emocionais e experimentais de um dado evento, e até certo grau – creio eu bem maior que nos parece – os desdobramentos deste evento. Por isso mesmo se fala tanto atualmente que podemos mudar nossa realidade, porque podemos mudar o elemento móvel da equação: a interpretação.

Ocorre que a interpretação é feita de perspectivas. São pontos de vista, ou a vista de determinado ponto, que nos oferecem uma visão que nos escapa dos outros pontos possíveis para aquele mesmo fato. Ser capaz de adotar novas perspectivas faz toda a diferença entre ser livre e pleno ou estar vitimado das circunstâncias, ou melhor, de perspectivas fixas.

Por isso mesmo, se colocar num lugar de ter nossas perspectivas desafiadas, nossas crenças trucadas, pode de início nos fazer sentir desamparo, solidão e desconforto, mas encerra a chave para que algo novo em nós possa emergir, algo que nos liberte para outros espaços, outras formas de ser e viver no mundo. Cada crise que vivemos pode ser percebida como um modo novo e mais feliz que está tentando nascer em nós. 

Fonte: https://www.facebook.com/saberevolutivo- Simone Oliveira Zahran

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *