Projeto de Telemetria Wi-Fi

Todos os meses, as equipes móveis 10 e 11 – compostas por Giovanni Emmel e Rodrigo Stein, e por Anderson Machado e Silas Santiago – se deslocam até a região de Barão do Triunfo para realizar as coletas dos indicadores de qualidade da energia elétrica. Esses indicadores avaliam a tensão entregue a um grupo de cooperados sorteados pela ANEEL.

Atualmente, mais de 200 unidades se enquadram nesse formato de medição permanente, conforme REN ANEEL nº 956/2021 – Módulo 8, e cerca de 10% ainda necessitam de coleta física.

Diante das dificuldades com o sinal de telefone (3G e 4G) na região, surgiu – a pedido do Setor de Gestão de Serviços (SGS) e das equipes – o projeto de instalação de telemetria via Wi-Fi. Com isso, a coleta pode ser feita por meio da conexão Wi-Fi do próprio cooperado ou com o Wi-Fi das camionetes das equipes de plantão, via antena Starlink.

Remota RS2000 Ultra Lite Wi-Fi e Ethernet


O teste inicial está sendo realizado com cinco unidades remotas Wi-Fi. Quatro delas estão conectadas à rede dos cooperados e uma foi parametrizada para acessar o Wi-Fi da equipe de Barão do Triunfo (Móvel 08). Esta equipe se deslocará até a unidade consumidora uma vez ao mês para realizar a coleta dos indicadores. Para isso, a camionete precisa permanecer, aproximadamente, a dez metros da medição por cerca de 15 minutos.

Instalação remota no cliente


Coordenador do Setor de Engenharia e Operação, Geison Bittencourt Quadros destaca que o modelo será avaliado ao longo do mês de julho. Caso não haja empecilhos, a intenção é expandir a solução para outras situações.

“Com isso, reduziremos custos com deslocamento das equipes, hospedagem, além de termos mais pontos monitorados na rede. Isso permitirá que as equipes possam focar nas demais atividades que realmente necessitam ser presenciais”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *