PRODUÇÃO DE EMBUTIDOS E DEFUMADOS

De 12 a 15 de setembro aconteceu o Curso de produção de embutidos e defumados na localidade Arroio do Potreiro, em Taquari. A atividade contou com 11 participantes e foi ministrada pela médica veterinária Deoni Aparecida Ferreira de Quadros. O evento teve a parceria do Sindicato Rural de Taquari, SENAR e CERTAJA. Os conteúdos abordados abrangeram higiene pessoal, do ambiente e dos utensílios, importância e procedimentos, bem como tecnologias de fabricação incluindo moagem da carne, formulação e aditivos. Temáticas como conservação, produção dos embutidos e defumados (linguiça colonial, calabresa, salsichão), preparo de salgados (salames (salaminho), copa, bacon, costela, lombo defumados e patê de fígado), defumação, armazenagem e comercialização completaram os conteúdos estudados.



CERTAJA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NA ANEEL 

Em 18 de setembro aconteceu uma audiência com o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Romeu Rufino, para discutir as conclusões da AP 035/2017, que trata da regulamentação da lei 13 360/2016 referente a metodologia de cálculo da subvenção para compensar o impacto tarifário da reduzida densidade de carga do mercado de Cooperativas de Eletrificação Rural. O presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins, que acompanhou as discussões esclareceu que o objetivo da audiência era de conhecer as bases que estavam sendo consideradas pelas Superintendências da ANEEL que tratam do assunto, após análise das contribuições recebidas na audiência pública.  Na ocasião se constatou que a Agência ainda não concluiu a análise quanto à aceitação das contribuições, no entanto o momento serviu para que o diretor geral entendesse as contribuições que foram apresentadas pelas cooperativas e pudesse auxiliar no esclarecimento, junto às referidas Superintendências, quanto à importância de se acolhê-las.


INTERCOOPERAÇÃO EM DEBATE

Em 20 de setembro uma produtora contratada pela OCERGS realizou a gravação de um vídeo na CERTAJA Energia com o presidente Renato Martins, para ser apresentado no 5º Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop), na cidade de Nova Petrópolis nos dias 5 e 6 de outubro. O case P&D (Padronização das Atividades Técnicas) será divulgado e discutido no evento, e contará com depoimentos do presidente da FECOERGS Jânio Stefanello e de Renato.

De acordo com Renato, a padronização foi o primeiro trabalho em conjunto das Cooperativas: “Foi um aprendizado grande e o começo da intercooperação. A padronização de materiais e procedimentos permite que possamos trabalhar em conjunto, além de garantir um ganho de escala em operações conjuntas. ” Hoje o sistema está operando da mesma forma, o que traz tranquilidade em saber que podemos contar entre cooperativas para redução de custos e um melhor atendimento aos cooperados.

Renato destaca que os projetos de P&D Conjuntos trouxeram um aprendizado significativo em relação ao ambiente regulado. “O primeiro nos preparou para avaliar os investimentos e os reflexos nas tarifas. Diferentemente de uma concessionária, as Cooperativas primam pela qualidade, mas têm uma responsabilidade em não onerar o Cooperado através da tarifa de energia. ” Já o segundo P&D permitiu conhecer melhor o processo de revisão tarifária e estabelecer propostas de melhorias. “As contribuições foram alinhadas com as necessidades das cooperativas que vão ao encontro do que o cooperado necessita, que é a qualidade da energia com o menor valor possível de tarifa. ”

Em relação aos benefícios surgidos a partir da adoção do Plano para Operação e Manutenção de Redes em Dias de Contingência, Renato acentua a tranquilidade sobre o atendimento em dias de grandes contingências. “As cooperativas possuem estrutura enxuta e quando acontece um grande evento, temos dificuldades em contratar mão de obra complementar. Esta cooperação entre o sistema já acontecia, porém agora as definições claras de procedimentos são um avanço. O sistema FECOERGS fica mais fortalecido e os Cooperados com garantias de uma resposta mais rápida nestes eventos. ”


SEMANA FARROUPILHA

Nesta semana a Acerta organizou uma programação especial para comemorar a Semana Farroupilha. Confira as atividades gaudérias que uniram ainda mais os certajanos.

  • Dia 18/09 (Segunda-feira) – Jantar paeja organizada pela CERTAJA Energia
  • Dia 19/09 (Terça-feira) – Jantar feijoada organizada pela CERTAJA Desenvolvimento
  • Dia 20/09 (Quarta-feira) – Almoço costelão organizado pela ACERTA com atração musical, por conta de nosso ex colega Serginho com sua banda, com um repertório especialmente gauchesco.

HORÁRIO DE VERÃO

O governo está avaliando a conveniência ou não de adotar o horário de verão neste ano, de acordo com informação da Casa Civil da Presidência da República. Desde 2008, um decreto presidencial estabelece as datas para o início e término do programa de economia de energia. A última edição foi de 16 de outubro de 2016 a 19 de fevereiro de 2017. No período, a economia foi de R$ 159,5 milhões, decorrentes da redução do uso de usinas termelétricas para complementar a geração de energia. O valor ficou abaixo do verificado na edição anterior (2015/2016), quando foram poupados R$ 162 milhões. A economia reflete o maior uso de iluminação natural neste período, quando os relógios são adiantados em uma hora nos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A alteração vigora nos Estados do Norte e Nordeste. O horário de verão vem perdendo importância. Nos últimos anos, o horário de pico no consumo de energia se deslocou do início da noite para o início da tarde, principalmente no verão, quando um maior número de aparelhos de ar condicionado está em operação. O programa foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932 e vem sendo adotado continuadamente desde 1985.

Fonte: Folha de S. Paulo – 21/09


SIMULADO DE ABANDONO DE ÁREA

No dia 25 de setembro, a CIPA realizará um simulado de abandono de área no prédio administrativo da CERTAJA Energia. Não foi definido o horário até o momento, mas a ideia é aproveitar o primeiro horário da manhã. A orientação é de os colaboradores ficarem atentos. Confira as dicas que devem ser seguidas após um membro da CIPA avisar:

1. Fique calmo (evite brincadeiras, tumulto e pânico, que podem gerar acidentes);

2. Aguarde a orientação no seu setor;

3. Dirija-se ao local predeterminado (no pátio) calmamente, sem correr nem empurrar;

4. Utilize o corrimão nas escadas;

5. Caso saiba de algum colega que tenha faltado, avise a um integrante da CIPA;

6. Ande em fila indiana, mantendo-se em ordem;

7. Caso esteja em uma sala que não seja a sua, junte-se ao grupo dessa sala;

8. Mantenha distância de um braço da pessoa que estiver à sua frente;

9. Seriedade é fundamental, evite barulho desnecessário;

10. Não se tranque em salas ou sanitários;

11. Não tire suas roupas, elas protegem seu corpo em caso de emergência;

12. Não interrompa o processo de saída por nenhum motivo;

13. Ao chegar ao ponto de encontro, permaneça reunido com todos;

14. Só retorne às dependências após a liberação do membro da CIPA.

Obedecendo às orientações da CIPA, você estará seguro. Siga-as e respeite-as.


Em 28 de setembro a CERTAJA Energia irá sediar o Workshop Telemetria com o objetivo de apresentar os cases práticos da utilização da telemetria e debater a possibilidade de integração entre os sistemas corporativos. Serão apresentadas as visões das empresas sobre telemetria, tarifa branca e automação de equipamentos especiais. A atividade termina com uma mesa redonda com temáticas relacionadas a telemetria, com participação da CERTAJA, Useall, CAS Tecnologia, Sul Engenharia e Landis Gyr. O evento já tem mais de 60 participantes confirmados.




IMAGEM DA SEMANA

Faleceu nesta segunda-feira, 18 de setembro, o mágico Tio Tony. Há três anos ele era convidado a animar a grande festa de culminância do Projeto Sementes do Cooperativismo, e em 2016 se apresentou no 1º Dia da Família Certajana. A notícia trouxe grande tristeza a seus fãs. Uma semana antes de sua morte ele havia combinado mais um show no Sementes, no próximo 30 de novembro.



ELETRIFICAÇÃO RURAL

Em 24, 25 e 28 de agosto foi realizado o Curso de Eletrificação Rural na localidade de Sanga Funda, em Triunfo. O curso tem como objetivo levar ao produtor rural conhecimentos básicos necessários para fazer suas instalações elétricas e capacitar para melhorias e dimensionamento de futuras instalações na propriedade. Foram abordados conceitos básicos como corrente elétrica, voltagem, potência, frequência, corrente contínua, corrente alternada e instalação de tomadas, interruptores, reatores, dimensionamento de fiação e disjuntores. A atividade foi ministrada pelo engenheiro agrícola Artur de Oliveira Braz, com a parceria da associação comunitária dos moradores de Sanga Funda, SENAR e CERTAJA.

 


BOM MOTORISTA MÊS AGOSTO

Confira o relatório completo do mês de agosto em  S/public/veículos_public/relatório bom motorista/bom motorista 2017.

Nome motorista Setor Score médio Total eventos Km rodado
GIOVANNI LUIS EMMEL ENGENHARIA 2710,0 0,0 2710
PAULO RICARDO GONÇALVES DA SILVA VEÍCULOS 2410,0 0,0 2410
OLDAIR SANTIN PLANTÕES 2387,0 1,0 2387
ISMAEL DE OLIVEIRA PROJETOS 2356,0 0,0 2356
JOSE VICENTE DA ROSA CARVALHO SMF 2189,0 1,0 2189
FLÁVIO DOS SANTOS SILVA PLANTÕES 2061,0 1,0 2061
JORGE LUIS DE OLIVEIRA SESMA AMBIENTAL 1891,5 2,0 3783
WAGNER DE ASSIS CARNEIRO PLANTÕES 1885,0 0,0 1885
GEOVANE FISCHER PLANTÕES 1836,0 0,0 1836
CRISTIANO SILVA DA COSTA PROJETOS 1788,0 1,0 1788