LIGAÇÃO DE UNIDADE CONSUMIDORA EM BAIXA TENSÃO

De 9 a 12 de agosto, com uma carga horária total de 32 horas, o curso buscou proporcionar conhecimentos e habilidades essenciais para o desempenho das atividades de ligação de Unidades Consumidoras em baixa tensão, com base nos padrões de trabalho da Fecoergs. Os 15 participantes dos setores da Energia compareceram ao Centro de Treinamento do Setor de Serviços Elétricos para acompanhar as instruções do engenheiro eletricista Eduardo Eduardo Schedler, de Lajeado. A parceria entre o Colégio Teutônia e SESCOOP viabilizou as aulas.




DICA DE SAÚDE

NOVOS CUIDADOS

Variante Delta do coronavírus é transmitida ao ar livre? Saiba o que dizem especialistas

Nova cepa, originária da Índia, é tão contagiosa quanto a catapora, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos

Zero Hora, 10/08/2021, por MARCEL HARTMANN (adaptado)

A variante Delta já é transmitida localmente no Rio Grande do Sul e, em Porto Alegre, pode estar associada ao aumento nas hospitalizações por covid-19. Com a nova cepa circulando, médicos pedem que a população, inclusive vacinada, reforce os cuidados – até mesmo em ambientes ao ar livre.

Sabe-se que pessoas com esquema vacinal completo podem pegar covid-19 e, apesar de não adoecerem gravemente, ainda transmitem o vírus a quem recebeu apenas uma dose ou não foi vacinado – estes, sim, mais vulneráveis à Delta.

Analistas pedem, portanto, que quem recebeu duas doses se cuide para zelar pela vida de quem ainda não tem o esquema vacinal completo.

A alta transmissibilidade da Delta aumenta o risco de infecção até mesmo ao ar livre. Há estimativas de que a Delta seja 50% mais contagiosa do que a Alfa, do Reino Unido, e duas vezes superior à cepa original do início da pandemia.

A Análise do Centro de Controle e Prevenção a Doenças (CDC) dos Estados Unidos aponta que a Delta é tão contagiosa quanto a catapora e mais letal do que qualquer cepa do Sars-CoV-2 até o momento.

O médico infectologista Marcelo Simão, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), destaca que uma pessoa infectada com cepa original da covid-19 transmitia para entre duas a três pessoas. Agora, com a Delta, a transmissão é para cinco a oito indivíduos. 

— A Delta é comparável à catapora, que, quando dava em uma escola, infectava quase todo mundo. A transmissibilidade é muito alta. O vacinado pode adquirir o vírus e transmitir a outras pessoas. Mas, se adoecer, o vacinado vai ter uma doença leve — diz Simão.

O infectologista aconselha a população a sempre optar por locais abertos de bares e restaurantes a partir de agora e evitar a aproximação com desconhecidos.

— Ao ar livre, há uma dificuldade maior de pegar, mas não é impossível. Se a pessoa está em um restaurante ao ar livre e uma pessoa próxima tossir ou espirrar, pode haver transmissão. Ambientes fechados já eram de risco na cepa original. Agora, o risco é ainda maior — acrescenta.

Como se proteger?

As medidas de proteção são as mesmas de sempre: usar máscara, evitar aglomeração, preferir ambientes ao ar livre e tomar as duas doses da vacina. Ana Luiza Gibertoni, médica do NHS, destaca que a população deve sempre optar pelo uso de máscaras N95 ou, se não for possível, usar uma cirúrgica debaixo da de pano. 

 


IMAGENS DA SEMANA

Tarcísio Meira morreu aos 85 anos de idade nesta quinta-feira (12). O ator foi vítima das complicações da Covid-19 e havia sido internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 6 de agosto, com a mulher, Glória Menezes. Nascido Tarcísio Magalhães Sobrinho no dia 5 de outubro de 1935, em São Paulo, o sobrenome do ator veio “emprestado” de sua mãe, Maria do Rosário Meira Jáio de Magalhães. A adoção do nome artístico “Tarcísio Meira” foi pela quantidade de letras, o que era uma superstição do rapaz na época. Antes de morrer por complicações da Covid-19, Tarcísio Meira escolheu o sítio em Porto Feliz, interior de São Paulo, para passar a quarentena ao lado da mulher, Glória Menezes. Fonte: https://glo.bo/3jNxWPf

 Morreu no Rio de Janeiro, aos 84 anos, nesta quarta-feira (11), o ator Paulo José. O ator estava internado havia 20 dias e faleceu em decorrência de uma pneumonia. Há mais de 20 anos, ele sofria de Mal de Parkinson. Paulo José deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso. No ano de 2020, três dos quatro irmãos de Paulo morreram de câncer. Ele era o segundo filho de uma família de cinco irmãos. Em mais de 60 anos de carreira, Paulo José marcou a dramaturgia brasileira com trabalhos fundamentais para o teatro, o cinema e a TV. Teve personagens inesquecíveis, mas também dirigiu e participou da criação de diversas obras. Paulo José Gómez de Souza nasceu em Lavras do Sul (RS), no dia 20 de março de 1937. Ele teve seu primeiro contato com o teatro na escola em Bagé, aos dez anos de idade. Fonte: https://glo.bo/3yI4PmX