CURSO DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES NA ACERTA

LíderesEm 3 de julho os colegas participantes do curso Desenvolvimento de Líderes, iniciado em março deste ano, tiveram um encontro diferente na Acerta. Pela manhã, o grupo recebeu o desafio de realizar as compras e elaborar o seu almoço, que teve como prato principal lasanha. Para o cumprimento da atividade, receberam um valor determinado para as compras, precisaram realizar um planejamento para a aquisição dos produtos, bem como para a elaboração do almoço. Dividiram-se em grupos e todos se mostraram muito engajados com o desafio proposto. No início da tarde, fizeram a reflexão em grande grupo sobre a experiência vivenciada, realizando comparações com as metas de trabalho no dia-a-dia.


CULMINÂNCIA DO PROJETO SEMENTES DO COOPERATIVISMO

SementesAconteceu nesta quarta-feira, 10 de julho, na ACERTA, a culminância do Projeto Sementes do Cooperativismo. O evento contou com a presença de cerca de 240 jovens de três escolas estaduais: Morro Pedro rosa de Tabaí, Adão Martini de Montenegro e Curupaiti de Vale Verde. Apresentações culturais levaram o tema da cooperação ao palco certajano e empolgaram a mesa de jurados. A escola vencedora foi a Adão Martini, de Montenegro. No primeiro intervalo entre a apresentação da 1ª e da 2ª escola, os alunos do Programa Aprendiz Cooperativo 2013 da CERTAJA, Certel e Ouro do Sul fizeram uma breve apresentação sobre o que é e como funciona o programa, promovendo a descontração e integração de todos através de uma dança. Já no 2º intervalo, os presentes curtiram o animado e belo show de Guilherme Vilanova, artista da terra e participante das seletivas do programa The Voice Brasil da rede Globo 2013.


CURSO CLIENTE INTERNO: SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS

Cliente InternoEm 12 de junho e 10 de julho realizou-se mais um evento com o apoio do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, destinado aos funcionários do Supermercado e Super Útil da CERTAJA. O objetivo do curso foi conhecer e refletir sobre as relações entre áreas/setores, buscando identificações de melhores práticas na construção da performance mais elevada entre as equipes de trabalho. Dentre os conteúdos abordados, os participantes aprenderam conceitos sobre cliente interno, e suas necessidades, bem como a importância das relações implícitas. A facilitadora Carine Ben da Costa utilizou como metodologia exposição dialogada, troca de experiências, bem como técnicas de dinâmica de grupo, simulações e vivências. No total participaram 39 funcionários.


NOTA FISCAL GAÚCHA

NFGA CERTAJA, atenta com seu compromisso com a comunidade, promoveu nesta quinta-feira, 11 de julho, um encontro com as entidades sociais de Taquari, com o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito do PROGRAMA NOTA FISCAL GAÚCHA (NFG). Na oportunidade, houve uma reunião com Juan Alberto Barbieri Carvalho, técnico do Tesouro do Estado do RS e integrante da equipe coordenadora do programa NFG, para esclarecer todas as dúvidas referentes ao programa. Foram dadas orientações sobre os benefícios que a entidade social sob sua responsabilidade tem direito. Cerca de 15 pessoas participaram do encontro, representando escolas estaduais, o Asilo Pella Bethânia, o Lar São José, a APAE, o ISEV e o COMEN.


Máquina de café expresso

Máquina caféDesde 2 de julho a CERTAJA Matriz disponibilizou uma máquina de café para funcionários, associados e clientes. A máquina, que neste primeiro mês está em teste, disponibiliza cafés fraco e forte, cappuccino, mocaccino, café com leite e chocolate quente. Os cafés fraco e forte são cortesia e as demais opções tem o custo de R$1,00. Segundo o colega Dario Meireles, do setor de Contratos e Compras, neste primeiro mês de funcionamento, será avaliado o custo beneficio, já que teremos um custo de locação da referida máquina. A máquina é da marca Qualitá, do município de Muçum, e já atende clientes como o Hospital Bruno Born e Univates, em Lajeado e Ford e Volkswagen, em Montenegro.


SOB INFLUÊNCIA

Estetoscopio
Fonte: http://bit.ly/189YJtK

Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostra que 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. O estudo também revela que mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado. Entre as justificativas apresentadas pelos homens entrevistados estão a falta de tempo, o preconceito e a sensação de invulnerabilidade às doenças. Os pacientes relataram que só cederam aos apelos dos parentes quando a dor ou o incômodo passou a atrapalhar muito a rotina. Em muitos casos, a demora em buscar ajuda foi tão grande que o paciente precisou passar por uma intervenção cirúrgica. Segundo médicos, exames de rotina e consultas precisam ser mais frequentes principalmente a partir dos 40 anos. Após essa idade, as patologias mais comuns são câncer de próstata, problemas nos rins e na bexiga que podem levar ao câncer, alterações hormonais, cálculos renais e crescimento benigno da próstata.