SEMENTES DO COOPERATIVISMO

Sementes1
Escola Mathias – Boca da Picada, em General Câmara

O setor de Comunicação está realizando suas palestras referentes ao projeto Sementes do Cooperativismo. No dia 19 o tema cooperativismo foi apresentado na Escola Mathias, da localidade de Boca da Picada, em General Câmara. Já no dia 26 foi a vez da Escola Cândido Justiniano de Carvalho, na Esquina da Sorte, em Triunfo, receber os representantes certajanos. Dinâmicas e a exibição de filmes curtos são as estratégias utilizadas para captar a atenção e a participação das turmas. Cerca de 70 pessoas participaram de cada encontro.

Sementes
Escola Cândido Justiniano Machado – Triunfo

 


CURSO QUALIFICAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Curso Português (6)Nos dias 17 e 25 de setembro aconteceu o curso de qualificação da leitura e da escrita. O objetivo é instrumentalizar os participantes para a construção da escrita correta, considerando as regras da língua portuguesa. O curso teve o apoio do Sescoop/RS e a professora foi Clarice Marlene Hilgemann, da Univates.

 


CURSO BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO

BPFNo mês de setembro as certajanas Micaela de Borba e Priscila Rodrigues, da Gerência da Qualidade, participaram do curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF), que abrange um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios. O curso foi realizado na Univates, tendo uma carga horária total de 16h, com a coordenação de Tainá Drebes.

 


NASCIMENTOS

Andreline

 

Kauã da Silva Damitz nasceu em 22/04/2013

Mãe: Andreline Cleni da Silva (Serviços Super Filial)

Pai: Tiago Ivan Damitz

 

 

Ana Cláudia

 

Diogo Corrêa de Almeida nasceu em 01/05/2013

Mãe: Ana Cláudia Corrêa

Pai : Rodrigo da Silva Almeida (ENG)

 

 

Ana Priscila

 

Davi Luis Martins Teixeira nasceu em 17/06/2013

Mãe: Ana Priscila Martins (Super Útil)

Pai: Luís Fernando Teixeira da Silva

 

 

Fátima Garin

 

João Pedro Garin de Souza nasceu em 21/06/2013

Mãe: Fátima Aparecida dos Santos Garin

Pai: Cristiano Silva da Costa (Serviços Elétricos)

 



ESPAÇO LIVRE

 Consultora em Recursos Humanos alerta para uso das redes sociais

O pedido de demissão do secretário de Educação de Alagoas, Adriano Soares, na última sexta-feira (12), após a repercussão de uma postagem feita por ele no Facebook, e considerada agressiva pelos seguidores, trouxe à tona uma discussão antiga e bem discutida no mundo corporativo: o uso das redes sociais e as consequências delas na vida pessoal e profissional dos adeptos da comunicação e socialização digital.

Como o caso não foi o primeiro, nem será o último, a provocar embaraço e polêmica na vida social, comprometendo a imagem profissional e até resultando em demissão, a reportagem do G1 conversou com a consultora em Recursos Humanos (RH), Cristiane Paiva, que deu algumas dicas para quem não abre mãos das redes sociais, mas deseja assegurar uma imagem positiva, longe de problemas que possam interferir na vida pessoal e profissional.

O primeiro alerta da consultora em RH é diante do conteúdo postado nas redes sociais. “Seja um perfil pessoal ou profissional é necessário prudência e bom senso diante do que é veiculado. Como não há como separar a imagem pessoal da profissional é recomendável cuidado porque nem tudo que é engraçado para você é visto pela mesma ótica pelos outros. Portanto, usar o bom senso, pensar duas vezes antes de expor uma imagem ou opinião pode evitar muitos problemas”, diz Cristiane Paiva ao enfatizar que as pessoas não podem esquecer que as redes sociais são plataformas abertas e “públicas”.

DE OLHO NOS POSTS – Ao lembrar que nas redes sociais os amigos da vida pessoal e profissional se misturam, a especialista recomenda cuidados também quanto as brincadeiras, elogios e desabafos feitos no mundo virtual. “Respeitar essa diferença é importante. Assim, é bem mais interessante fazer a brincadeira ‘in box’ ou no grupo fechado da turma que abrir a conversa para todos que estão adicionados ao seu perfil. Também é importante dividir os momentos. O amigo do trabalho pode estar ‘online’ no horário de folga, mas isso não quer dizer que ele está disponível para falar de assuntos de trabalho”, diz.

“Quanto aos elogios e desabafos, as redes sociais não são os lugares mais apropriados para isso. Se o problema é pessoal tente resolvê-lo com as pessoas envolvidas pessoalmente. Se é no trabalho, também. Não é bom para imagem fazer indiretas aos amigos, nem muito menos falar mal de alguma situação da empresa nas redes sociais. Elogios também têm hora e local. E devem ser feitos da forma adequada”, acrescenta a consultora ao enfatizar que muitas empresas ao fazerem seleção para contratação observam o perfil do interessado nas redes sociais, como também, acompanham o que os funcionários postam.

“E isso é feito de forma natural. Pois é comum ter o chefe ou colega de trabalho adicionado ao perfil. Assim, vale ressaltar cuidados com as intimidades para não causar desconforto. Outra questão que é preciso ficar atento é com a escrita. Erro de digitação é aceitável, mas ortográfico, não”, completa Cristiane Paiva.

Fonte: G1



AGENDA

INSCRIÇÕES PARA APRENDIZ COOPERATIVO

Requisitos para concorrer:

Beneficiários: filhos de funcionários; filhos ou netos de associados.

Idade: De 15 a 18 anos

É obrigatório estar estudando e não pode estar trabalhando

Datas para inscrições: 8 e 10 de outubro

Local: sala de treinamento Supercentro

Horário: das 14h às 17h

Documentos necessários para a inscrição:

–        1 foto 3×4

–        CPF e RG

–        Histórico escolar

–        Certidão de nascimento

–        Xerox da conta de luz da CERTAJA, ou comprovante de associado.

–        Comprovante de residência.

–        Se masculino, comprovante de dispensa militar.

Observação: Os aprendizes inscritos serão selecionados através de prova de conhecimentos gerais.  Válido tanto para filhos de funcionários e filhos ou netos de associados. Este ano não haverá a participação da Cooperativa de Harmonia. Portanto, ao todo, serão em torno de 24 ou 25 vagas. 


VIDA SAUDÁVEL

sucosSUCOS & DIABETESSucos de fruta industrializados podem aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, o mais comum. Ao mesmo tempo, comer as frutas frescas, especialmente amora, uva e maçã, ajuda a prevenir a doença. O consumo de frutas já é recomendado para prevenir várias doenças crônicas, incluindo a diabetes tipo 2. A diabetes é uma enfermidade que se caracteriza por níveis elevados de açúcar no sangue. Existem dois tipos: a diabetes tipo 1, que afeta com frequência jovens (cerca de 10% dos casos), e a 2, que em geral aparece na velhice. Os pesquisadores encontraram uma relação entre o consumo de certas frutas e um menor risco de desenvolver diabetes. As amoras são as principais responsáveis por esse resultado, seguidas pelas uvas, maçãs, peras e bananas. As pessoas que consomem estas frutas ao menos duas vezes por semana reduzem o risco de diabetes em 23% em comparação com aqueles que consomem menos de uma vez ao mês, segundo o estudo publicado na revista British Medical Journal. O consumo de melão e morango, no entanto, pode aumentar ligeiramente o risco de diabetes. Este risco aumenta em 21% nas pessoas que costumam consumir sucos de fruta industrializados (mais de um copo por dia), em comparação com aqueles que bebem menos de uma vez por semana. Fonte: www.clicrbs.com.br