MANUAL DE CONTABILIDADE DA ANEEL

Curso MarcusCurso Marcus2Um encontro realizado em 29 e 30 de julho, no auditório da Ceriluz, em Ijuí, mobilizou contadores e administradores de 12 cooperativas filiadas à Federação das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento Rural do RS (Fecoergs). No total, 22 profissionais participaram do Curso de Contabilidade Aplicado ao Setor Elétrico, em que foram transmitidas informações sobre o novo Manual de Contabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a ser adotado por todas as cooperativas brasileiras a partir de janeiro de 2015. O contador e instrutor do curso, Marcus França, que atua como gerente financeiro em nossa cooperativa, disse que esse manual “é um documento tecnicamente muito bem desenvolvido e, para as cooperativas, será um instrumento importante, que irá auxiliá-las em sua gestão financeira”.


PROJETO MILHO

Milho Milho2No dia 30 de julho aconteceu uma reunião com 48 produtores de milho na comunidade católica Nossa Senhora Aparecida, na Volta dos Freitas, em General Câmara. Divulgar as variedades de milho da Agroceres, bem como o manejo adequado para cada uma destas variedades foram os objetivos que nortearam o encontro, coordenado por Luís Lopes, com palestras de Celso Weber e Israel Rosa. Os convites foram feitos pelo posto 13 da Agroveterinária CERTAJA, a cargo de José Adriano e Luís Lopes.



PROJETO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (P&D)

Reuniram-se na sede da Certaja, entre os dias 5 e 6 de agosto, representantes das oito cooperativas e das empresas executoras do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), para darem sequência no projeto Metodologias para o Aprimoramento Regulatório das Permissionárias Distribuidoras de Energia Elétrica. Na ocasião foram detalhadas as etapas do projeto, o cronograma de atividades e realizada uma apresentação sobre as Cooperativas de Eletrificação Rural no Mundo e suas características tarifárias. Uma proposta de metodologia do 4º ciclo de revisão tarifária das concessionárias foi demonstrada. Compareceram as cooperativas CERTAJA Energia, Certel Energia, Cermissões, Ceriluz, Coprel, Creluz, Creral e Cooperluz. As empresas executoras são a Sinapsis Inovação em Energia Ltda e a Força & Luz Engenharia Ltda.




DICA DE SAÚDE

SalSAL – Por muitos séculos o sal era tão valioso que chegou a ser usado como moeda. Há poucos anos a maior utilidade do sal era conservar alimentos. Isso porque ainda não existia a refrigeração. O jeito era salgar as carnes para consumi-las mais tarde. Hoje o sal é usado principalmente como tempero. Ele virou item indispensável na cozinha de milhares de pessoas. Mas nem todo mundo pode usar e abusar do sal no prato. Existem pessoas que têm uma sensibilidade muito grande ao sal. É só comer alguma comida mais salgada e a pressão sobe. Por esse motivo é bom prestar atenção às reações do seu corpo com o consumo do sal. Se a pressão subir, diminua o uso desse produto. Se você não sentir nenhuma reação, continue usando o sal na medida em que você está acostumado. Em caso de dúvida, procure um médico. Vale lembrar que não dá para cortar o sal por conta própria. O sódio, que é um dos principais componentes do sal, é importante para nossa saúde. Ele ajuda a manter o organismo hidratado e faz funcionar melhor a glândula tireóide. Essa glândula é responsável pela produção do hormônio do crescimento.