DOMINGO NA LAGOA

O Domingo na Lagoa, ocorrido em 28 de setembro, abriu as comemorações alusivas aos 45 anos da Cooperativa CERTAJA, promovendo arte e cultura para a comunidade taquariense. Em virtude da chuva, o início das apresentações atrasou em uma hora, pois toda a estrutura que estava montada no palco foi transferida para o pavilhão coberto. Apesar dos contratempos climáticos, a atividade foi um sucesso, contando com muitas atrações e público de todas as idades.

Às 18 horas a Banda Gospel do Ministério Filadelphia levou uma palavra de vida através da música para todos os presentes.Logo após, os expectadores foram surpreendidos pela show enérgico da Cia de Arte Jefferson Brandão, que apresentou seis coreografias já premiadas. Depois do belo espetáculo, foi a vez da Invernada Certajana abrilhantar a noite, primeiramente, com o Peão Joni Bilhar e com a Prenda Kamila Costha (do CTG Pelego Branco), que dançaram Tatu de Castanholas e Tirana do Lenço, seguidos pela invernada em outras 4 danças tradicionais e duas coreografias. Na sequência ocorreu a apresentação da Banda Bom Veneno, que empolgou o público com o show de seu projeto Tri Beatles. Para finalizar, a Banda Mary Jane animou a noite com tradicionais músicas pop.


CIDEL 2014

EdersonNa semana passada o engenheiro eletricista Ederson Pereira Madruga participou na Argentina do Congreso Internacional de Distribuición Eléctrica  (http://www.cidel2014.com/index.asp?lang=esp). Trata-se de um evento quadrienal, considerado o mais importante neste segmento e que reúne as distribuidoras, cooperativas, universidades e empresas ligadas ao setor de distribuição de energia elétrica, que apresentam suas ações, planos e pesquisas para o desenvolvimento da área. A atividade é de cunho internacional, e nesta edição contou com trabalhos da Argentina, Brasil, Paraguai, Peru, Estados Unidos e Alemanha. O evento é organizado pela ADEERA (Asociación de Distribuidores de Energia Eléctrica de la República Argentina) e pela CACIER (Comisión de Integración Energética Regional), que engloba empresas e organizações sul-americanas e europeias. Nesta oportunidade, Ederson apresentou um trabalho relacionado à sua pesquisa de doutorado, na qual estuda o impacto na estabilidade dos sistemas de distribuição, considerando a perspectiva de aumento da geração distribuída, ou seja, com os consumidores conectando painéis solares, geradores eólicos, pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e geradores térmicos, como as redes responderão a nível dinâmico. O trabalho foi apresentado sob título: “Análise da Estabilidade Angular de Sistemas de Geração Distribuída Conectados em Redes de Distribuição”. Esta foi a terceira apresentação do trabalho de Ederson em eventos. A próxima está agendada para novembro, no SENDI (Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica), versão brasileira do evento argentino.


FRASE VENCEDORA PARA A SIPAT

SIPATOs membros da CIPA promoveram um concurso para escolher a frase a ser impressa na camiseta da SIPAT 2014. O término do concurso se deu em 10 de setembro, e a frase escolhida foi “Sipat por uma semana, segurança por uma vida”, de autoria de Éverton Medeiros, do setor de Materiais. A CIPA agradece a todos os participantes.

 


ASSEMBLEIA DO FAS

No dia 1º de outubro a ACERTA convocou todos os funcionários para comparecerem na Assembleia Geral Extraordinária para deliberarem sobre os seguintes assuntos:

  1. a) Votação pela continuidade ou não do plano FAS (votação sim – continuidade do plano / não – extinção do plano);
  2. b) Formação de comissão para dar efetividade à decisão da votação disposta no item “a”;
  3. c) Definição de prazo para comissão apresentar plano de ação e previsão de término de suas atividades;
  4. d) Definição do tratamento a ser dispensado ao saldo do fundo, até a conclusão dos trabalhos da comissão prevista no item “b”;
  5. e) Reforma estatutária e adequação do estatuto social ao disposto pela Lei 10.406/2002;
  6. f) Demais assuntos sem caráter deliberativo.

Compareceram 53 funcionários da CERTAJA Energia e 114 funcionários da CERTAJA Desenvolvimento. A votação pela continuidade do plano FAS venceu com 145 votos, enquanto 22 pessoas optaram pela não continuidade. Foi formada uma nova comissão de representantes dos funcionários, que deverá apresentar um plano de ação no prazo de 15 dias.

 


PROJETO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (P&D) 

Reuniram-se na sede da CERTAJA, nos dias 1 e 2 de outubro, representantes das cooperativas CERTEL, COPREL, CERTAJA e FECOERGS, que integram um grupo de estudos criado para desenvolver os critérios para as Cooperativas elaborarem seus módulos construtivos. Estes módulos servirão para valoração dos ativos das permissionárias. Um total de oito cooperativas participa do Projeto.


45 ANOS DE CERTAJA

45 anos logotipoOutubro é o mês de aniversário da Cooperativa! No próximo dia 17 a CERTAJA completará seus 45 anos com muito orgulho de fazer parte da região do Vale Taquari Jacuí por mais de quatro décadas. No canal do Youtube da Cooperativa está disponível um belo vídeo contendo depoimentos reais de alguns dos seus primeiros associados. Esses pioneiros relatam fatos curiosos e interessantes de como a chegada da energia elétrica em suas residências modificou suas vidas. Assista em https://www.youtube.com/watch?v=32izvGP5_7A

bannermasbah-01 (3)



DICA DE SAÚDE

BicicletaDE BICI PARA O TRABALHO – Nos últimos tempos, as pessoas têm optado pela bicicleta como meio de transporte. Se para alguns já estava claro que essa prática faz um bem para a saúde e é uma alternativa muito melhor para o trânsito, pesquisadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, confirmaram.Segundo o site O Globo, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade concluiu que pessoas que pedalam ou caminham para ir até o trabalho sentem maior bem-estar e preservam a saúde mental.Os resultados mostram que a escolha de não dirigir e começar a caminhar ou pedalar, ajuda a ter uma melhor concentração e diminui a pressão do dia a dia. Para os estudiosos, quanto mais a pessoa usa carro, pior ela se sente.

Além dessas práticas, o transporte público também aparece como melhor opção para a saúde. Ao contrário do que muitos costumam dizer sobre o uso dos coletivos aqui no Brasil, por exemplo, a pesquisa no Reino Unido revela que nos ônibus é possível aliviar o estresse do trajeto, lendo ou socializando, simplesmente.

Contribuição: Tiago Oliveira, setor de TI

Fonte: http://bit.ly/1BCdBh3