CONJUNTO DE MEDIÇÃO EXTERNO

No dia 10/12 a CERTAJA realizou a instalação do Conjunto de Medição Externo. Este equipamento, pela primeira vez adquirido na Cooperativa, possibilita a imediata regularização de situações de emergência (quando ocorrem avarias em equipamentos instalados). De forma acoplada, contém todos os componentes necessários para o seu funcionamento.  Ele é indicado para a ligações de grandes clientes, principalmente em situações que tem restrições para construção de cubículos de medição, ou seja, de difícil acesso. A forma da realização dos serviços caracterizou-se como uma ação de intercooperação, através do envolvimento de setores da CERTAJA (Comercial, Projetos, Engenharia, Operação e Distribuição, Obras e Almoxarifado) e profissional da CERTEL, que orientou a forma adequada de instalação.

MedExt
Conjunto de Medidor Externo
Instalação do equipamento

IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO PROJETO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

Em 30/11 a CERTAJA fez a fez a conexão da primeira unidade de geração distribuída. A cooperada Inês Cristina Argemi, moradora de Bom Jardim do Caí, Montenegro, apresentou um projeto com placas fotovoltaicas (energia solar), que foi aprovado pelo setor de Engenharia. A energia gerada na unidade consumidora é injetada na rede da Cooperativa e é medida por um medidor bidimensional, possibilitando o faturamento no formato de “compensação de energia”. O processo envolveu o Setor Comercial de Energia, a Engenharia e o Almoxarifado. Outro projeto, de um cooperado residente em Taquari, está em análise. Confira a matéria completa no próximo Certajano.

Placas fotovoltaicas – energia solar
MedBi
Medidor bidimensional

DICAS DA CIPA

O QUE FAZER NO CASO DE ALGUÉM SER ATINGIDO POR UM CHOQUE ELÉTRICO?

– Providencie socorro médico imediatamente. Em acidentes com eletricidade, é preciso ser rápido, pois os primeiros três minutos após o choque são vitais para o acidentado.

– Não toque na vítima ou no fio elétrico sem saber se os fios estão ligados ou não.

– Desligue a tomada ou a chave geral se for acidente nas instalações internas. Se for um problema na rede elétrica externa, chame a empresa que distribui energia neste local.

-Se não for possível desligar a chave geral, remova o fio ou a vítima com a ajuda de um material seco não condutor de energia, como madeira, cabo de vassoura, jornal dobrado, cano plástico, corda etc.

-Ao carregar a vítima, tome muito cuidado para não complicar eventuais lesões, principalmente na coluna vertebral.

Fonte:www.copel.com

Minions