PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FECOERGS

Em 22 de janeiro, Michael (Núcleo da Qualidade) e o presidente Renato compareceram à reunião de planejamento da Fecoergs e Sindicooper em Ibirubá, município sede da COPREL. Uma assembleia geral extraordinária do Sindicooper abriu os trabalhos com a definição e aprovação da contribuição associativa para 2020. O planejamento estratégico da Fecoergs para 2020-2025 teve continuidade com a apresentação e compilações para encaminhamentos, coordenados por Mário de Conto, da Escoop/Ocergs. Houve, ainda, a sequência do Projeto de Estruturação do Planejamento da Fecoergs para o período delimitado, tomando em consideração o material oriundo da viagem do ramo aos EUA em 2019. O presidente da Infracoop e COPREL, Jânio Vital Stefanello, destacou outros inúmeros aspectos que ainda serão encaminhados este mês. Para fevereiro a ideia é iniciar a terceira fase, com a sugestão de Missão, Visão e Valores, bem como a apresentação das propostas para priorização das pautas, a definição de cronograma para implantação e a previsão/definição de orçamento. Fonte: Fecoergs, texto adaptado



TÉCNICAS DE RECEPÇÃO

Nos dias 13, 14, 20 e 21 de janeiro as certajanas Letícia (Telefonista), Fabryny (SCE) e Stefani Palagi (Disque Energia) participaram do curso Técnicas de recepção, promovido pela Univates. Ministrada pela professora Raquel Cristina Michel, a atividade reconheceu a importância e a responsabilidade do profissional recepcionista/telefonista, identificando competências e atribuições e a relação com a imagem da empresa.

 



FURTO DE ENERGIA

 Preocupados com o alto índice de fraudes e furtos de energia, os colegas do setor de Medição e Faturamento conscientizam para a importância da denúncia quando for notado algo suspeito. “É preciso avisar o setor para tomarmos as providências”, acentuam esses certajanos que, entre outras tarefas, trabalham no combate das perdas associadas à distribuição de energia elétrica (furtos/fraudes de energia, deficiência técnica em equipamentos de medição). Dentre as irregularidades encontradas a maioria é desvio de energia direto na rede elétrica, fazendo com que o consumo utilizado não seja registrado pelo medidor, podendo ocasionar acidentes graves e fatais. As fraudes em medidores também são comuns de serem constatadas. É importante que denúncias sejam feitas porque o prejuízo não é só da CERTAJA, mas dividido entre todos os cooperados. Conheça as principais informações sobre fraudes e furtos e ajude a combatê-los.

O que são fraudes e furtos de energia?

Furto de energia – Puxar/desviar energia diretamente da rede elétrica sem passar pelo medidor. São os famosos “gatos”.

Fraude – Quando o cliente rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo do seu medidor de energia, ou seja, faz adulterações no sistema de fiações elétricas da sua residência/comércio/indústria, de modo que, apesar de consumir uma quantidade de energia, só pague efetivamente por uma parte menor (fração) desse consumo.

O que a lei prevê para quem comete os crimes de fraude e furto de energia? Atenção! Ambos são crimes previstos no Código Penal: a fraude está tipificada no artigo 171 (estelionato) e o furto no artigo 155.

A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão. Também são cobrados os valores do período fraudado acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o titular da unidade consumidora pode ter o fornecimento de energia suspenso. Se perceber alguma fraude ou furto, DENUNCIE! Avise a CERTAJA através do telefone 0800 541 6185 ou no site da Cooperativa.


PORTAL DA INOVAÇÃO

TELHAS SOLARES – Uma das inquietações que move o presidente da Eternit, Luís Augusto Barbosa, é como as pessoas irão viver nos próximos anos. Por essa razão, o fabricante reconhecido mundialmente por suas telhas está investindo em telhas solares, uma tendência em desenvolvimento junto à Universidade de São Paulo (USP) e à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As telhas possuem células fotovoltaicas de silício, capazes de captar a energia solar e transformá-la em energia elétrica. Ficou curioso com a novidade promissora? Assista ao vídeo sugerido pelo presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins.

  

NO TIME DA INOVAÇÃO – E aí, já está pronto para integrar o time de inovação da CERTAJA? Você que é cheio de ideias, sonhos e criatividade tem tudo a ver com nossa proposta. Grave um vídeo respondendo à pergunta “Por que você gostaria de participar do Grupo de Inovação da CERTAJA?” O material deve ser enviado até o dia 31/01/2020 para inovacaors@ielrs.org.br. Participe e compartilhe com a CERTAJA os seus talentos capazes de mudar a história da nossa Cooperativa através da Inovação. Confira mais detalhes em http://certaja.com.br/inovacao/.



IMAGEM DA SEMANA

No Espírito Santo, a cidade de Iconha é tomada pela destruição e vira uma “segunda Brumadinho” por conta das chuvas que caíram em 17 de janeiro. Seis dias depois da enxurrada, o Exército chegou ao município e a outros no Sul do estado, a aproximadamente uma hora de distância da capital, Vitória. Mais de 30 pontes caíram e há 20 bairros isolados na região. Sete pessoas morreram, uma está desaparecida e 3 mil estão sem casa. Fonte: Folha de São Paulo