ENERGIA FORTE NO CAMPO

No dia 21, segunda, com a presença do secretário de Energia RS, Artur Lemos e assessores, da presidente do BRDE – Leany Lemos e assessores, do presidente da Fecoergs e da Certel, Erineo Hennemann, do presidente da Coprel e da Infrancoop, Jânio Stefanello, do vice-presidente da Certaja Energia, Ederson Madruga, do presidente da Ocergs, Vergílio Perius, além de vários representantes das cooperativas, foi oficializada a liberação dos recursos do programa para as cooperativas Certaja, Coprel e Certel.


ESPAÇO LIVRE

Confira o texto sugerido pela Fátima, gestora de RH!

A importância do detox emocional em tempos de pandemia                                

Muito se fala em equilíbrio emocional e gerenciamento das emoções – principalmente nos últimos tempos, em que temos enfrentado situações inusitadas que colocam à prova nosso controle interno. O ano de 2020 não tem sido fácil para ninguém. Fomos surpreendidos por um inimigo invisível que nos obrigou a repensar hábitos e aflorou sensações adversas. Neste sentido, aprendemos a potencializar a higienização das mãos, além de praticar um detox corporal mais intenso.

E nossa mente? Como tem ficado nestes tempos? Ela também precisa de um detox? E como seria isso? Sim, é muito importante exercitar um detox mental e emocional. O detox emocional é a oportunidade que nos damos de criar novos hábitos e comportamentos que irão modificar o nosso relacionamento com o mundo e conosco. Através do autoconhecimento, nos apoderamos de forças que nos permitem assumir o controle sobre as nossas vidas e nossas decisões.

Quando conseguimos, através do detox emocional, combater os sentimentos tóxicos como a ansiedade, raiva, frustração, medo e mágoa, ativamos o modo de uma vida mais equilibrada – limpando a mente e a alma através da higienização das emoções e, consequentemente, estaremos eliminando os maus pensamentos, as lembranças ruins e os sentimentos negativos que impedem que nossas vidas possam fluir de forma saudável e positiva.

Jogando fora os sentimentos que aprisionam e envenenam a mente, podemos evitar jorrar dor e tristeza em outras pessoas, pois quando eu não elimino, acabo transbordando no outro. E se estou cheio de raiva, tristeza, rancor, ódio, ansiedade, dúvidas e angústias, sem dúvidas não irei transbordar nada diferente de tudo isso.

Porém, o fato de estarmos submersos em um sistema individualista, competitivo, descartável, consumista e egoísta torna mais urgente a tentativa de libertação dos padrões tóxicos para quebrar os ciclos geradores de estresse. Uma vez que o mundo externo nem sempre nos oferece a oportunidade de controle, nos resta, portanto, trabalhar nossas emoções a ponto de promover um maior contato com nossas questões internas, nossas origens e o nosso autoconhecimento.

E como fazer isso? Como realizar um verdadeiro detox emocional em sua vida? Comece “faxinando” a alma das emoções negativas. Priorize sua paz e tranquilidade. Harmonize a mente. Assim como você elimina seu corpo das impurezas do dia a dia, faça também com a mente, abastecendo-se de energias curativas. Aprendendo a processar emoções e sentimentos negativos como a dor, a culpa, a raiva, tristeza e o estresse. Bem verdade que nem sempre conseguiremos eliminá-los de vez. No entanto, só o exercício de tentar entender de onde eles vêm e buscar desenvolver estratégias e técnicas para lidar com eles de forma mais equilibrada, saudável e madura já proporcionará experiências únicas de ressignificação dos acúmulos tóxicos que contaminam nossas relações pessoais e nosso interior e provocam uma verdadeira distorção de nossa forma de enxergar o mundo.

Vivemos um momento de esgotamento coletivo e devemos estar atentos aos sinais de alerta que nosso emocional possa estar emitindo, demonstrando nosso adoecimento interno, como:  dificuldade em falar “não”; tentar resolver o problema de todos ao redor; culpa, tristeza, ressentimento; preocupação demasiada com o passado/futuro; falta de apetite/ comer compulsivamente; problemas de relacionamento; mentir para si mesmo/para os outros; abuso de álcool, drogas ou medicamentos; insegurança ao tomar decisões; dar importância excessiva à opinião alheia; comparação excessiva com os outros; problema para dormir; ansiedade crônica; depressão; dores de cabeça ou dores inexplicáveis.

Modifique seus hábitos e promova um detox emocional em sua vida, reduzindo a auto cobrança e a culpa excessiva. Afaste-se de conversas, pensamentos e sentimentos negativos. Porém, se uma emoção negativa for inevitável, permita-se senti-la, aceite-a e deixe ir. Não guarde dentro de si. Não deixe que faça ninho em sua mente. Passe a cultivar sentimentos agregadores e emoções positivas. Sinta e espalhe gratidão e entusiasmo. Nosso inconsciente precisa consumir sentimentos que aliviem a ansiedade e o estresse. Fazer coisas que ama e que te façam rir é terapêutico e pode curar as dores da alma.

Enfim, quando conseguimos enxergar como nossas emoções funcionam e como podemos processá-las, de forma a promover as mudanças necessárias para nosso equilíbrio e bem-estar, mudamos também nosso relacionamento com o mundo – através de novos hábitos e comportamentos. Ao assumir o controle de sua vida e suas decisões, você poderá fazer escolhas mais assertivas. Afinal, o autoconhecimento e o detox emocional proporcionam a eliminação dos entulhos emocionais que bloqueiam o seu caminho, impedindo a sua evolução. 

Fonte: https://portalcmc.com.br/a-importancia-do-detox-emocional-em-tempos-de-pandemia/

Autora: Dra. Andréa Ladislau, psicanalista, doutora em Psicanálise

 


IMAGEM DA SEMANA

‘Estrela de Belém’ é vista no distrito de al-Salmi, uma área de deserto 120 km a oeste da Cidade do Kuwait em 21 de dezembro de 2020 — Foto: Yasser al-Zayyat /AFP

Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do sistema solar, se alinharam nesta segunda-feira (21) em um evento raro, conhecido como “Estrela de Belém”, “Estrela de Natal” ou “grande conjunção”. O fenômeno é visível a olho nu e não acontecia desde a Idade Média.

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/12/21/estrela-de-belem-veja-fotos-da-conjuncao-entre-jupiter-e-saturno.ghtml