CONEXÃO CERTAJA

CONEXÃO CERTAJA foi o nome escolhido pelos colaboradores para o projeto de reestruturação de processos .

Confira o percentual de votação:

CONEXÃO CERTAJA – 66,1% – 41 votos

OTIMIZAR – 24,2% – 15 votos

TRANSFORMAÇÃO – 9,7% – 6 votos

Total de votos = 62

Nos próximos dias uma imagem será criada e vinculada a esse importante trabalho.


MANUTENÇÃO E CONSTRUÇÃO DE REDES

Desde 19 de agosto a empresa Chico Serviços Florestais, que já atua com o serviço de limpeza de faixa de domínio na CERTAJA Energia, iniciou com uma nova equipe os serviços de manutenção e construção de redes. Esta nova esta equipe realizou os treinamentos obrigatórios (NR 1O, NR 35, SEP e padrões da Fecoergs), bem como a integração específica de segurança do trabalho com o SESMT – Setor de segurança do trabalho da Cooperativa.


TESTES ELÉTRICOS

A cada seis meses os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes destinados ao trabalho em alta e baixa tensão são submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório, que são um processo de avaliação realizado por aplicação de uma tensão a um componente elétrico que excede a sua tensão de operação normal, obedecendo as especificações do fabricante e os procedimentos da empresa. Nos dias 19 e 20 de agosto a CERTAJA Energia realizou esse processo, que atende ao item 10.7.8 da NR10. O objetivo do teste é determinar se o isolamento de um componente é adequado o suficiente para proteger o usuário contra choques elétricos.


DICA DE SAÚDE

Uso de máscara de forma correta ainda é ferramenta de combate ao coronavírus, alertam infectologistas

Quem utiliza o item sem cobrir corretamente nariz e boca não está se protegendo e não protege o outro

Um alerta para quem usa máscara de proteção respiratória sem cobrir o nariz: mais do que oferecer risco ao outro, a maior prejudicada é a própria pessoa que insiste em usar a proteção de forma incorreta. Infectologistas afirmam que o uso de máscara continua sendo uma das principais ferramentas no combate à pandemia de coronavírus.

O médico Alessandro Pasqualotto, chefe do Serviço de Infectologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), reforça que, ao usar a máscara, a pessoa protege os demais da transmissão das suas partículas respiratórias, que são eliminadas pela boca e pelo nariz.

 — Não faz o menor sentido cobrir apenas a boca. Em proximidade com outras pessoas, o vírus tem menor chance de ser transmitido se todos estiverem usando a máscara de forma correta, enfatiza Pasqualotto.

Chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Eduardo Sprinz acrescenta que o nariz pode ser uma porta de entrada importante para o coronavírus.

 — A transmissão se dá por gotículas e por aerossol. Então, se a pessoa inspira o ar e nele tem o vírus, ela pode ser contaminada. Quando falamos que é preciso cobrir boca e nariz, é, justamente, porque o nariz tem secreções e onde a pessoa pode ser contaminada e pode transmitir ao outro — esclarece. Sprinz orienta que os vacinados mantenham o uso da máscara.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) apontou que o uso de máscaras reduz em 87% a chance de ser infectado pelo SARS-CoV-2.

Fonte, ZH, 14/08/2021 por Aline Custódio (adaptado)


IMAGENS DA SEMANA

FUGINDO DO TALIBÃ – O aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão, retomou os voos de evacuação nesta terça-feira (17). A retomada ocorreu um dia após cenas de caos e desespero serem registradas no local, onde mortes foram registradas após fuga de afegãos e estrangeiros receosos após a volta do Talibã ao poder do país. Os voos civis continuam suspensos. No domingo (15), o avião C-17 Globemaster III, da Força Aérea dos Estados Unidos, evacuou 640 afegãos da capital Cabul em direção ao Catar. A operação de voos foi suspensa no aeroporto na segunda-feira (16), logo após milhares de pessoas invadirem o campo de aviação para fugir do território afegão. As informações são do portal G1.

Foto: Capt. Chris Herbert/US Airforce/AFP