CERTAJA ENERGIA PARTICIPA DE SESSÕES EM CÂMARAS DE VEREADORES

Nessa semana, seguindo a programação de visitação aos órgãos municipais da área de atuação da Cooperativa, com o objetivo de intensificar o relacionamento com os cooperados, o presidente Renato, o vice Ederson e a coordenadora Deise participaram de sessões nas Câmaras de Vereadores de Fazenda Vilanova (dia 08) e de Taquari (dia 09).

Taquari
Fazenda Vilanova

RECICLAGEM NR 35

De 05 a 10 de novembro aconteceu o curso de Reciclagem de NR 35Trabalho em Altura, a fim de atualizar os conhecimentos sobre os requisitos mínimos e as medidas de proteção para a atividade, envolvendo o planejamento, organização e execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. Neste treinamento são realizados estudos teóricos, bem como a parte prática de resgate e escalada em postes, incluindo uma inspeção detalhada dos equipamentos de segurança e a prática de confecção de nós. O treinamento é oferecido a cada dois anos, conforme estabelecido pela própria NR. Participaram 62 certajanos dos setores de Engenharia, SEM, Fiscalização, SOD, Serviços Elétricos, SESMA e Comercial e Obras. Cada uma das cinco turmas teve oito horas de aulas com o instrutor Jonas Ronei Schilling, do Colégio Teutônia, em parceria com Sescoop.


GINÁSTICA LABORAL

A Ginástica Laboral é a atividade física destinada aos funcionários durante o expediente de trabalho. Com intervenções entre 10 e 15 minutos, é baseada em técnicas de alongamento, respiração, percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos. Entre os diversos benefícios da ginástica laboral, destacam-se: melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético; aumento da consciência corporal, prevenção de doenças ocupacionais; minimiza a fadiga, o esgotamento e a monotonia. Realizada no próprio ambiente de trabalho, tem como objetivo melhorar a condição física dos colaboradores, sua saúde e o bem-estar.

Fonte: https://www.unimed.coop.br/web/valedasantas/medicina-preventiva/habitos-de-vida-saudavel/importancia-da-ginastica-laboral

Confira o depoimento da participante Zilda Nascimento sobre a realização das sessões: “Desde o início dessas atividades, sempre participei. Percebo que me fazem muito bem, pois as dores no corpo melhoraram, assim como meu sono. Só acordo quando o despertador do celular toca”.





DICA DE SAÚDE

“Todo dia saio do trabalho, mas parece que ele não sai de mim.” Se você se identifica com essa frase, seu corpo e sua mente podem estar pedindo por descanso.

O risco de esgotamento profissional pode ser reduzido com hábitos mais saudáveis. Que tal estabelecer uma atividade para seu cérebro entender que o trabalho só volta no dia seguinte?

Vale dançar, brincar com as crianças, meditar, escrever em um diário, tocar um instrumento…Créditos do texto e imagem: https://www.linkedin.com/company/unimed-vales-do-taquari-e-rio-pardo/


ESPAÇO LIVRE

Confira a leitura sugerida pela Luciana, da Secretaria!

Crédito da imagem: Hospital Israelita Albert Einstein

Novembro Azul: Oito fatos que você precisa saber sobre o câncer de próstata

Novembro Azul é um movimento internacional para alertar as pessoas sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata – doença comum entre os homens com mais de 40 anos. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é de que, até o final de 2021, mais de 65 mil pessoas sejam diagnosticadas com o tumor. Mas, a pior notícia é que a doença faz, aproximadamente, 15 mil vítimas fatais por ano.

Para reverter esse quadro e evitar que o câncer de próstata continue provocando a morte de milhares de brasileiros, a única saída é incluir o exame detector na rotina. O diagnóstico precoce é fator fundamental para facilitar o tratamento e elevar as chances de cura. Além de evitar possíveis efeitos colaterais de procedimentos cirúrgicos e radioterápicos.

“Por outro lado, quando o câncer de próstata é identificado em estágios mais avançados, o tratamento indicado acaba sendo mais agressivo, podendo comprometer inclusive a produção de testosterona. A falta desse hormônio gera, entre outros, elevação no risco de doenças cardiovasculares, impotência sexual e distúrbios cognitivos”, explica o oncologista clínico Andrey Soares.

A recomendação é que todos os homens – independentemente da idade – realizem consultas, pelo menos, uma vez por ano com um urologista. O médico, além de verificar a necessidade de investigar possíveis tumores, também avaliará a saúde geral do paciente para evitar o aparecimento de outras doenças. “Um dos fatores para se manter uma vida saudável é realizar exames preventivos periodicamente, pois, havendo qualquer problema, o diagnóstico precoce conduz a um melhor tratamento”, reforça o urologista Dr. Carlos Bautzer. Continue lendo “ESPAÇO LIVRE”